Buscar

Aula 02 Criatividade e Processos de Criação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aula 02 – Criatividade e Processos de Criação 
Processos mentais descritos por Vygotsky 
Os processos mentais de dissociação, associação e combinação de imagens são descritos por Vygotsky como fundamentais no processo de criação, que envolve a imaginação e a fantasia, tanto no campo da Ciência como na Arte. A dissociação das imagens implica a separação em partes das impressões que percebemos. A dissociação é um processo complexo por meio do qual a separação dos elementos percebidos se dá por comparação com outros elementos internos, em que alguns dados ficam na memória e outros se perdem. Ao se relacionarem com as imagens concordantes com elas, os elementos dissociados sofrem alterações, produto das excitações nervosas. É neste processo que acontecem as transformações e reelaborações dos elementos percebidos. Após esta experiência fundamental para o jogo da fantasia, ocorre o processo de associação, e os elementos que foram dissociados e transformados agrupam-se, formando conjuntos subjetivos e objetivos de imagens. No momento final, a partir do processo de combinação, as imagens isoladas e justapostas são combinadas formando um novo e complexo quadro. Esse processo mental termina quando as imagens se organizam em imagens externas.
Produção artística
Tanto as descobertas científicas como as produções artísticas não surgem do nada, não são frutos de geração espontânea ou da criação individual de uma mente genial. 
No campo da produção artística, destacamos a relação dinâmica entre o artista, a obra produzida e o espectador. A experiência do processo de produção da obra se completa com a experiência de fruição da obra pelo expectador. É nesse diálogo que o objeto artístico se constitui como uma forma materializada da inter-relação estabelecida entre criador e contemplador, inseridos no contexto sócio histórico. 
Desta forma, o processo de criação é o resultado deste processo, ou seja, qualquer invenção é fruto de sua época e de seu ambiente, de parte das condições já alcançadas e de outras possibilidades, que são encontradas fora de seu criador. 
O ato de criar e imaginar não se limita à reprodução de imagens historicamente constituídas, pois é a partir das experiências históricas e culturais, de pensamentos, imagens e expressões que o homem cria.
Propostas pedagógicas
Atualmente, observa-se o crescente reconhecimento da importância de construção de uma proposta pedagógica que valorize a livre expressão e o desenvolvimento do potencial criador do educando articulado ao domínio dos conhecimentos específicos dos diferentes campos do saber.
As linguagens artísticas podem estar inseridas no cotidiano da escola de diferentes formas, seja no trabalho especifico de educação em Arte, como também, na educação através da arte.
Nesta aula, você:
• viu que a o ato criador é uma atividade humana que exige esforço e dedicação do sujeito criador;
• aprendeu que o potencial criador é inerente a todo ser humano e não se concretiza apenas nas atividades relacionadas às linguagens artísticas, mas em todos os campos de conhecimento;  
• viu que objeto artístico se constitui como uma forma materializada da inter-relação estabelecida entre criador e contemplador, inseridos no contexto sócio histórico;
• aprendeu que a arte é uma produção social que afeta o meio extra artístico, ao mesmo tempo em que é afetada por ele;
• compreendeu que arte e vida da são polos indissociáveis da existência humana e, por isso, deve estar presente na escola.

Continue navegando