Buscar

A comunicação no ambiente de trabalho - João Martins - resumo.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tema: 
Clima organizacional
Titulo:
A comunicação no ambiente de trabalho
Objetivo: 
Agregar valor à organização, coordenando e gerenciando capital humano com boas praticas de comunicação.
Justificativa: 
De nada vale investimentos financeiros ou tecnológicos numa empresa, se não houver pessoas capazes de agregar valor à organização através de soluções criativas e inovadoras.
Introdução
A comunicação pode ser definida como ‘’tornar comum’’ compreendida como fornecimento ou troca de informações, experiências, idéias e sentimentos, através das palavras, escrita ou oral, ou de sinais, num intercambio dinâmico e interativo, vital para o bom desempenho das pessoas dentro de uma organização. 
Desenvolvimento: 
O processo de comunicação é eficaz quando tanto o transmissor quanto o receptor interpretam a mensagem da mesma forma, sendo suficiente quando as mensagens são transferidas a um custo baixo.
Em uma empresa, a comunicação desempenha um papel motivacional importante, ela facilita a motivação por esclarecer aos colaboradores o que deve ser feito, avaliando a qualidade de seu desempenho, orientando-o sobre o que fazer para melhorá-lo.
Uma comunicação interpessoal é a base de toda a interação humana, é o ato de estabelecer um fluxo de entendimento entre pessoas, e que as vezes ouvir com atenção é mais importante do que falar.
Ao ouvirmos, de fato, devemos atentar para a linguagem corporal das pessoas com quem entramos em contato. Muitas das vezes, o corpo afirma algo que as palavras tentam negar, e vice versa. Uma posição ou movimento do corpo não tem, por si só, um significado preciso ou universal, mas quando somada a linguagem falada, ele completa a mensagem do emissor, sendo evidentemente que cada cultura desenvolve linguagem corporal própria.
Conclusão:
No fluxo de comunicação podem ocorrer falhas, barreiras, obstáculos ou ruídos que podem causar erros na decodificação, interferindo ou impedindo na recepção da mensagem emitida, fato que pode gerar mal entendido ou até conflitos, causando transtornos. Daí a importância de um fluxo de comunicação eficiente, facilitando a motivação, contribuindo para o bom desempenho organizacional, pois a comunicação visa criar um ambiente no qual informação, conhecimento e competência sejam valorizados, estimulando o comprometimento, confiança, orgulho e o autodesenvolvimento.
Bibliografia:
MOREIRA,Elen Gonzaga. Clima Organizacional. Curitiba: IESDE Brasil S.A.; 2008. 132p.
VERGARA, 2.ed. São Paulo: atlas,
Trabalho disponível em: http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Comunica%C3%A7%C3%A3o-No-Ambiente-De-Trabalho/8675.html

Continue navegando