Buscar

biossegurança definição de palavras

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Desinfecção: É o processo que elimina todos os micro-organismos com exceção dos esporos bacterianos.
A desinfecção pode ser dividida em três níveis alto, médio ou baixo nível, dependendo do objetivo e contexto em questão.
Desinfecção de alto nível: destroem todas as formas vegetativas de micro-organismos, inclusive Mycobacterium tuberculosis, vírus lipídicos e não lipídicos, fungos e uma parte dos esporos. Como exemplo: glutaraldeído 2% (período mínimo de 30 minutos), peróxido de hidrogênio 3-6%, formaldeído 1-8%, ácido peracético e composto clorado a 10.000 ppm. 
Desinfecção de médio nível: inativa o bacilo da tuberculose, bactérias na forma vegetativa, a maioria dos vírus e fungos, exceto esporos bacterianos. Exemplo: compostos clorados de 500 a 5000 ppm, álcool 70% (tempo de contato mínimo é de 10 minutos). 
Desinfecção de baixo nível: elimina a maioria das bactérias, alguns vírus como o HIV, o da Hepatite B e Hepatite C, fungos. Não destrói microrganismos resistentes como bacilo da tuberculose e esporos bacterianos. Como exemplo: compostos fenólicos 0,5-3%, compostos de iodo, quaternário de amônia. 
Materiais utilizados: Os frascos utilizados para amostragem de águas são colocados de molho em solução de hipoclorito de sódio e sabão líquido por no mínimo 24 horas. Lavados com água corrente, detergente e esponja, retirando todos os resíduos do seu interior.
Quando usar álcool para a desinfecção, cuidar para não passar nas áreas em acrílico, pois ficarão irreversivelmente foscas.
Esterilização: é a destruição de todas as formas de vida microbiana (vírus, bactérias, esporos, fungos, protozoários e helmintos) por um processo que utiliza agentes químicos ou físicos (1,2).
A prática da esterilização visa a incapacidade de reprodução de todos os organismos presentes no material a ser esterilizado, causando a morte microbiana até que a probabilidade de sobrevivência do agente contaminante seja menor que 1:1.000.000, quando um objeto pode então ser considerado estéril (2) .
Em Microbiologia é importante a esterilização de meios, soluções e material de vidro ou metal que se utiliza. Uma das formas de esterilização obtém-se através do uso do Autoclave, para grandes quantidades de meios, ou de uma panela de pressão, para pequenas quantidades de meios. Um produto é microbiológicamente estéril quando não contém nenhuma forma de microrganismo vivo.
Existem vários métodos de esterilização, cada método para um tipo de produto ou material.
O processo pode ser por meio físico:
Esterilização por vapor saturado sob pressão;
Esterilização por calor seco;
Esterilização por radiação ionizante e não ionizante;
Por meio químico:
Esterilização por formaldeido;
Esterilização por glutaraldeído;
Esterilização por óxido de etileno;
Esterilização por ácido peracético;
Esterilização por plasma de peróxido de hidrogênio

Outros materiais