Buscar

Apol 3 Administração sistemas e ambientes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Administração, Sistemas e Ambiente
3º Caso: A abordagem humanística surgiu em 1929, no momento em que a Teoria Administrativa passava por uma revolução conceitual: a transferência do foco antes posto na tarefa, por meio da Administração Científica, e na estrutura organizacional (como na Teoria Clássica) para a ênfase nas pessoas que trabalham e participam das organizações. Foi esta abordagem que fez com que a preocupação com a máquina, com o método de trabalho e com a organização formal pudessem dar espaço para a preocupação com as pessoas e os grupos sociais, tanto no aspecto psicológico, quanto no sociológico. Esta transição ocorreu, principalmente, a partir da década de 1930, nos Estados Unidos, impulsionada pelas modificações no cenário social, econômico e político, em função da grande depressão econômica ocorrida em 1929. A partir daí a preocupação principal passou a ser buscar a eficiência nas organizações. A Teoria das Relações humanas impulsionou a abordagem humanística por meio do desenvolvimento das ciências sociais, principalmente da Psicologia e da Psicologia do trabalho (http://www.sobreadministracao.com/teoria-das-relacoes-humanas-humanizando-a-empresa/, acessado em 20/01/2016).
Ao salientar a correlação entre o nível de produção (eficiência) e a integração social dos empregados, a Teoria das Relações Humanas quer dizer:
Nota: 20.0
	
	A
	O nível de produção aumenta com a integração social do indivíduo na família e no lar.
	
	B
	O nível de produção depende da integração de cada empregado aos grupos sociais que existem na empresa.
Você acertou!
Justificativa: para Chiavenato é: o nível de produção depende da integração de cada empregado aos grupos sociais que existem na empresa (CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da administração. Rio de Janeiro: Campus, 2013).
	
	C
	O nível de produção tem correlação muito pequena com a integração social do empregado, porquanto depende da organização formal.
	
	D
	O nível de produção apresenta correlação negativa com a integração social, uma vez que, quanto mais ligado aos grupos sociais, menos o empregado produz.
	
	E
	Todas estão corretas
Questão 2/5 - Introdução à Teoria Geral da Administração
Os fatores que contribuíram para o surgimento da Teoria das Relações Humanas, entre outros, foram:
Nota: 20.0
	
	A
	As ideias da filosofia pragmática de Fayol.
	
	B
	O desenvolvimento das chamadas ciências físicas e as conclusões da Experiência de Taylor.
	
	C
	A valorização dos conceitos da Teoria Clássica, adequando-a aos novos padrões de vida do povo americano.
	
	D
	A necessidade de humanizar e democratizar a administração, libertando-a dos conceitos rígidos e mecanicistas da Teoria Clássica e adequando-a aos novos padrões de vida do povo americano.
Você acertou!
Letra D
As experiências de Elton Mayo tinham como objetivo democratizar e humanizar a administração, contrapondo a teoria mecanicista apresentada de Taylor e Fayol. (CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da Administração7.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003. – capítulo 5)
Questão 3/5 - Administração, Sistemas e Ambiente
Com base nas dimensões de Hofstede, assinale a alternativa correta:
 I. Individualismo ocorre da seguinte forma: Caso a produção não atinja as metas estipuladas, um dos setores de qualidade serão desativados. Assim, você será o responsável direto pela demissão desse setor.
II. Agora que na empresa passou a tratar os funcionário com maior gentileza, sentiu-se um bem estar coletivo em todos os setores. O departamento de RH sempre se encarrega dessa comunicação direta e atenção cuidadosa. Somos agora uma empresa com certa feminilidade.
III. Eu sei que nunca chegarei ao cargo de gerente, mas o que importa é que não tenho que me preocupar em me especializar ou terminar os estudos. Ganho bem e sustento minha família. Esse é o meu progresso e me condiciona à “distância do poder".
IV. A Masculinidade trata da forma como uma determinada sociedade lida com as desigualdades sociais. Isso explica um pouco da dificuldade de formação de equipes, uma vez que poucos são iguais e muitos mandam em muitos na hierarquia.
Nota: 0.0
	
	A
	Apenas as alternativas I e II estão corretas.
Individualismo: Individualista porque as pessoas podem ser influenciadas ou comandadas através de pressão psicológica, levadas a um sentimento de culpa (exemplo: faça, para que outros não saiam prejudicados). Fuga à incerteza: grau em que os indivíduos se sentem desconfortáveis com a incerteza e assim, buscariam empresas ou posição que lhes desse conforto ou certeza. Empresas que têm normas definidas podem ser mais atraentes porque já caracterizam pouca exigência à mudanças. Mudanças causam incertezas. Distância do poder: Trata da forma como uma determinada sociedade lida com as desigualdades sociais. Isso explica um pouco da dificuldade de formação de equipes, uma vez que poucos são iguais e muitos mandam em muitos na hierarquia. Masculinidade e feminilidade: Trata da forma como trabalhadores e até executivos são tratados. Masculinidade quando há valores associados à assertividade, firmeza, à aquisição de bens; feminilidade quando os valores estão associados aos relacionamentos entre pessoas, preocupação com o próximo e qualidade de vida.
	
	B
	Apenas as alternativas III e IV estão corretas.
	
	C
	Apenas as alternativas I e IV estão corretas.
	
	D
	Apenas as alternativas II e III estão corretas.
Questão 4/5 - Administração, Sistemas e Ambiente
Na Administração, diversas são as áreas de conhecimento que podem contribuir para a formação do administrador. Dessa forma dizemos que a Administração é um campo de saber interdisciplinar: muitas são as áreas da ciência (disciplinas) que contribuem para que se constitua o saber administrativo, ou sejam, economia, sociologia, psicologia, matemática, história, filosofia e antropologia são algumas das ciências que mais contribuem para a construção da Ciência da Administração (CAVAGNARI, 2008).
Marque a resposta correta.
Influenciaram a administração...
Nota: 20.0
	
	A
	A Igreja Católica, a organização militar e a Revolução Industrial.
	
	B
	Os filósofos, os economistas liberais e os pioneiros empreendedores.
	
	C
	Filósofos, organização militar e a Revolução Industrial.
	
	D
	Pioneiros empreendedores, Igreja Católica e filósofos.
	
	E
	Todas as alternativas.
Você acertou!
a Administração, por ser uma ciência jovem e multidisciplinar obtém respostas e influencias de outras linhas de conhecimentos.
Questão 5/5 - Introdução à Teoria Geral da Administração
Douglas McGregor defendeu que o estilo de administrar é baseado em suposições dos gestores a respeito da natureza humana e estabeleceu duas teorias nesse sentido, a teoria X e a teoria Y. 
Com base nessas teorias assinale a alternativa correta.
Nota: 20.0
	
	A
	a) De acordo com a teoria Y, que prevaleciam nas práticas industriais modernas, as pessoas não gostam do trabalho e por isso necessitam de coerção, controle e punição para o atendimento dos objetivos organizacionais.
	
	B
	b) De acordo com as teorias X e Y, que prevaleciam nas práticas industriais modernas, as pessoas não gostam do trabalho e por isso necessitam de coerção, controle e punição para o atendimento dos objetivos organizacionais.
	
	C
	c) De acordo com a teoria X, as pessoas encaram o trabalho como um componente natural de suas vidas, sendo autocontroladas na busca por objetivos e comprometidas com os mesmos.
	
	D
	d) De acordo com a teoria Y, as pessoas encaram o trabalho como um componente natural de suas vidas, sendo autocontroladas na busca por objetivos e comprometidas com os mesmos.
Você acertou!
: LETRA D
Douglas McGregor apresenta a teoria que existem dois tipos de trabalhadores, que ele classifica como Teoria X e Teoria Y.
Na Teoria X, os trabalhadores são preguiçosos indolentes, precisam de coerção, não aceita responsabilidades.
Na Teoria Y, os trabalhadores gostamde trabalhar, são responsáveis, as pessoas são criativas e possuem capacidades de se auto gerenciar.
(MOTTA, Fernando C. Prestes. Teoria Geral da administração: uma introdução. São Paulo, Cengage Learning: 2006. – capítulo 2)

Outros materiais