Buscar

A função social da Lei de falência e recuperação das empresas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A função social da Lei de falência e recuperação das empresas (Lei 11.101/2005)
A Lei de Falência e de Recuperação de Empresas, veio para modificar uma situação jurídica, criando dispositivos legais para amenizar os problemas advindos da insolvência das empresas, bem como, alicerçar e estabelecer juridicamente as condições de que empresas insolventes, tivessem oportunidade de recuperar-se e continuar produzindo.
Bem sabemos que dois princípios circundam a Lei 11.101/2005, quer são: o princípio da preservação da empresa e o princípio da maximização dos ativos. Quanto ao primeiro ele preza para que a empresa continue a existir, por exemplo q empresa continua a existir, mas nas mãos de outro sócio, caso ocorra a venda do estabelecimento, nos termos do artigo 140 da LRE.
Quanto ao segundo, o princípio da maximização dos ativos, que prioriza a permanecia do patrimônio, sobre todos os ativos intangíveis, como por exemplo a marca da empresa, para que estes não percam valores por exemplo.
 Podemos então concluir que, a função social da Lei de Falência e recuperação das empresas que é a empresa não se estingue e continue a valorar, contudo, ressalte-se a necessidade para que os credores saiam satisfeitos dessa relação jurídica.

Outros materiais