Buscar

resumo da palestra licitação publica2

Prévia do material em texto

Resumo da palestra Licitação Pública – Procedimentos “ Compreendendo o Processo Licitatório”
O processo licitatório compreende a um procedimento administrativo para a aquisição ou locação de bens, ou realização de obras ou serviços.
Diante disso, pode se afirmar que esta palestra agregou bastante valor em meu histórico escolar e vida, pois mostrou-me a importância de se ter uma boa conduta e um bom caráter diante de qualquer situação, tanto pessoal como profissional, não deixando se levar pelos incentivos. Portanto, conhecer as peculiaridades e capacitar a equipe de profissionais para atuar no processo é fundamental para a parte interessada vencer uma licitação.
Conforme ensinamento apreendido em curso, recursos humanos promove o movimento de pessoas para dentro- internamente ou para fora de uma organização, com o objetivo de apoiar a estratégia de negócios da organização. Desde que não haja corrupção. Já as atividades complementares tiveram uma grande contribuição para a desenvolvimento deste curso, pois proporcionou-me um novo conhecimento e uma aprendizado que se revelam úteis para o desempenho da função, possibilitando a programar e realizar cursos de aperfeiçoamento em recursos humanos e como identificar necessidades. 
Esta palestra possibilitou o conhecimento de como são realizados os procedimentos licitatório, quais são as medidas que devemos tomar diante do processo de licitação e como esse procedimento deixa brechas para a corrupção.
Portanto, conhecer as peculiaridades e capacitar a equipe de profissionais para atuar neste novo canal é fundamental para vencer uma licitação. Afinal, vence uma licitação aquele que melhor estiver preparado.
O procedimento administrativo para adquirir ou locar bens, realizar obras ou serviços, ou seja, visa a escolha da proposta mais vantajosa para o poder público. Vê-se, para tanto, que a licitação tem por objetivo uma dupla perspectiva: de um lado, pretende-se que os entes governamentais realizem a contratação mais vantajosa, e de outro, garante aos administrados a possibilidade de participarem dos negócios que a Administração deseja realizar com os particulares. E um dos principais problemas em uma licitação é a ocorrência de fraudes e constante denúncias de corrupção no poder público. Com isso quem paga as contas é a sociedade em geral, porque aí falta verba para a saúde, educação e segurança. O principal problema apontado diz respeito a ocorrência de fraudes que não se vincula necessariamente a deficiências na lei, mas sim ao oportunismo de gestores e licitantes mal-intencionados, que sob o poder cometem atos fraudulentos contra os direitos da população, ou seja, os mecanismos de controle teriam que ser mais intensificados pelos os órgãos fiscalizadores. Da forma em que são realizadas as licitações no Brasil, há uma imensa facilidade em desvios, superfaturamentos entre outras coisas, entende-se que não estejam nos limites a causa de fraudes, mas sim nas atitudes de maus gestores e na falta de fiscalização. Se não houver punição para os gestores e representantes sempre haverá fraudes e desvios de dinheiro de obras, porque tornou-se uma balela licitações no Brasil, onde todos os querem uma fatia do bolo.

Continue navegando