Buscar

RESUMO NOÇÕES DE DIREITO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

NOÇÕES DE DIREITO
1º Quando o Presidente da República veta um artigo da lei, esta volta para a análise do Congresso Nacional, que deverá votar em no máximo 30 dias. Em caso de manutenção do veto, o projeto será arquivado, em caso de rejeição este será remetido ao Presidente da República para a promulgação em no máximo 56 horas. A AFIRMAÇÃO ACIMA É VERDADEIRA OU FALSA. EXPLIQUE.
Falsa. Em caso de manutenção do veto, o projeto não será arquivado. É feito uma espécie de reforma e analisada novamente pelo presidente. Se esta for aceita dá-se a promulgação e depois a publicação.
2º O Direito Objetivo pode ser entendido como a norma propriamente dita. Exemplo: O Direito Civil busca a defesa das partes nas relações jurídicas interpessoais.COMENTE A AFIRMATIVA ACIMA, FUNDAMENTANDO SUA RESPOSTA.
O direito objetivo aplica-se para o conjunto, busca a solução sem o destaque de um interesse em especifico de algum individuo.
3º Em razão de obras de restauração de uma igreja, foram cuidadosamente retirados da parede azulejos portugueses do Século XVIII, para tratamento da umidade e posterior recolocação. Durante as obras, enquanto separados do prédio da igreja, tais azulejos são bens:
b) imóveis, infungíveis e inconsumíveis.
4º A emancipação civil no regime legal ora vigente:
b) Quando outorgada pelos pais, ou por um deles, depende de escritura pública.
5º MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA. As sociedades civis devem registrar seus atos constitutivos na (o):
c) Registro Civil das Pessoas Jurídicas;
6º Considere
I. Antonio, transitoriamente, não pode exprimir sua vontade
II. Mauro é excepcional, sem desenvolvimento mental completo.
III. Anaias é pródigo.
De acordo com o Código Civil brasileiro, é absolutamente incapaz de exercer pessoalmente os atos da vida civil, a(s) pessoa(s) indicada(s), APENAS em
a) I.
7º Com relação as pessoas jurídicas, pode afimar que:
a) O Instituto Nacional de Seguro Social - INSS é pessoa jurídica de direito privado.
b) Pode-se afirmar que a diferença entre associação e fundação reside no fato de que a associação refere-se à união de bens e a fundação, de pessoas.
c)Começa a existência legal das pessoas jurídicas de direito privado com o seu cadastramento na repartição fiscal.
d) Os Estados, Municípios e o Distrito Federal, são pessoas jurídicas de direito privado e os partidos políticos são pessoas jurídicas de direito público interno.
A sequência correta é:
a) F, F, F, F
8º Os bens móveis destinados à alienação; e aqueles que não podem substituir-se por outro da mesma espécie, quantidade e qualidade, classificam-se respectivamente, como:
c) consumíveis e infungíveis;
9º Salvo disposição em contrário, a lei, depois de oficialmente publicada, começa a vigorar em todo o país em ___________ e este período em que fica sem entrar em vigor denomina-se ____________.
d) 45 dias – vacatio legis.
10º Ana Carolina, grávida de trigêmeos, foi para a maternidade no dia 26 de fevereiro para ter seus filhos, a cesariana foi difícil em função do número de crianças, e ao nascer, Maria e Beatriz estavam bem e saudáveis, mas Pedro nasceu fraco e faleceu dez minutos após seu nascimento. DIANTE DO CASO APRESENTADO, QUAIS AS CRIANÇAS QUE ADQUIRIRAM PERSONALIDADE JURÍDICA?
c) Maria, Beatriz e João adquiriram personalidade jurídica, pois nasceram com vida.
11º O que vem a ser obrigação de fazer, e quais as consequências jurídicas da não realização da mesma?
Quando no ato jurídico, uma das partes não cumpre com o acordo que fora prometido. Assim, a parte prejudica pode recorrer ao vinculo judicial, para possível acordo de renegociação da obrigação.
12º Explique o que vem a ser responsabilidade subjetiva. EXEMPLIFIQUE
Responsabilidade subjetiva, é aquela que não importa se está agindo com dolo ou não, o que importa é o dano causado. Um funcionário público que assume o risco de realizar algum trabalho, pois pode prejudicar a outrém mesmo sem querer.
13º (5708) João, com a intenção de obter vantagem em sua separação, forjou juntamente com Jose uma dívida equivalente à metade do patrimônio do casal. Em face do exposto responda qual o vício praticado por João?
c) simulação;
14º (5680) MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA. Pedro Pereira, com dezessete anos de idade, sem consentimento ou autorização de seus pais, adquiriu determinado veículo. Nos termos do Código Civil, este ato:
c) é anulável, podendo no entanto ser convalidado por anuência dos pais de Pedro, ou, por ele quando adquirir a maioridade.
15º (5773) Sobre a responsabilidade civil, considere: 
A)Haverá obrigação de reparar o dano independentemente de culpa, quando a atividade normalmente desenvolvida pelo autor do dano não implicar, por sua natureza, risco para os direitos de outrem.
B) Aquele que habitar parte de prédio responde pelo dano proveniente das coisas que dele caírem.
C) O dono de edifício ou construção não responde pelos danos que resultarem de sua ruína, se esta provier de falta de reparos cuja necessidade fosse manifesta.
D) Quando a vítima concorrer dolosamente para o evento danoso, a sua indenização será fixada levando-se em conta a gravidade de seu dolo em confronto com a do autor do dano. A SEQUÊNCIA CORRETA É:
c) F, V, F, V
16º (5764) É NULO o negócio jurídico, quando ocorrer:
c) simulação
17º (5762) O defeito do negócio jurídico em que alguém, sob necessidade premente ou por inexperiência, obriga-se à prestação manifestamente desproporcional ao valor da contraprestação é denominado:
a) lesão.
18º (5767) O negócio jurídico praticado pelo relativamente incapaz, sem a devida assistência, será:
b) anulável
19º João, com a intenção de obter vantagem, vendeu a Jose um relógio afirmando ser de ouro, mas sabendo que o mesmo era somente banhado a ouro. Jose ao descobrir que fora lesado propôs ação jurídica contra João, alegando que o negócio jurídico esta viciado. Em face do exposto responda qual o vício praticado por João?
c) dolo
20º (5665) Analise o enunciado e marque a resposta correta. Fatos jurídicos são acontecimentos em virtude dos quais começam, se modificam ou se extinguem as relações jurídicas. Assim sendo, para que os fatos produzam efeitos na ordem jurídica, é preciso que?
b) aconteça um fato para o qual a ordem jurídica tenha estabelecido consequências jurídicas.
21º (5707) A pessoa jurídica é a construção técnica jurídica que atribui personalidade a uma associação, patrimônio ou serviço público, dando-lhe interesse e prerrogativas distintos dos sócios, administradores ou destinatários. É um ente que não tem vida psíquica, mas possui autonomia jurídica e é considerado o centro de imputações de direitos e deveres, independentemente dos indivíduos que a compõem ou a que a ela se destinem ou que por ela agem e por ela deliberem. Quais os elementos constitutivos da pessoa jurídica?
Em tese são quatro requisitos: Vontade humana criadora; Elaboração do Ato Constitutivo (Estatuto ou contrato social e testamento ou escritura publica; Registro desses atos constitutivos no órgão competente; Liceidade de seu objetivo; 
22º (3611) São pessoas jurídicas de direito público interno:
c) Distrito Federal e Estados;
23º (5688) Quais dos motivos abaixo não é causa de cessação da incapacidade civil para os menores.
a) O nascimento da prole.
24º Consideram-se bens imóveis:
c) os materiais provisoriamente separados de um prédio, para nele se reintegrarem.
25º Os bens móveis destinados à alienação; e aqueles que não podem substituir-se por outro da mesma espécie, quantidade e qualidade, classificam-se respectivamente, como:
c) consumíveis e infungíveis;
26º É permitido aos chefes de família destinar um prédio para domicilio desta, com a cláusula de ficar isento de execução por dividas, salvo as que provierem de impostos, gerais e não há limite de valor para a sua instituição, desde que o imóvel seja residência dos interessados por mais de cinco anos
c) falso, pois no caso apresentado é bem de família voluntário, mas não existe a obrigatoriedade doscinco anos.
27º A idéia de fundação está ligada a:
a) Um patrimônio com destinação especifica sem fins lucrativos.
28º (5673) A impenhorabilidade do bem da família não é oponível nas dívidas decorrente de:
b) fiança concedida em contrato de locação
29º (5703) Explique e conceitue como ocorre a coação e o que acontece com o negócio jurídico que venha a ter esse vício?
A coação ocorre quando um individuo é obrigado a fazer algo sem a devida assistência, sendo coagido por um terceiro. O ato jurídico pode ser anulável, uma vez comprovado que ocorreu a coação através da aplicação da lei.
30º Nos contratos de locação em que fica estipulada a proibição de animais, tem-se um tipo de proibição. Qual a obrigação a que se refere está proibição. Explique-a.
Obrigação de não fazer. É a obrigação através da qual o devedor se compromete a não praticar certo ato, que poderia livremente praticar se não houvesse se obrigado.
31º Chico vendeu vários bens que lhe pertenciam. Tinha como objetivo frustrar o direito de crédito de Zico, pois este tinha um crédito de R$ 60.000,00 com Chico. Com os atos de venda, Chico praticamente ficou sem patrimônio. Assim, pergunta-se: Chico atuou de que forma?
c) fraude contra credores
32º Direito Subjetivo é a possibilidade que a norma dá de um indivíduo exercer determinado conduta descrita na lei. É a lei, que aplicada ao caso concreto autoriza a conduta de uma parte. Exemplo: se uma pessoa te deve um valor em dinheiro, a lei te concede o direito de cobrar a dívida por meio de um processo judicial de execução. COMENTE A AFIRMATIVA ACIMA, FUNDAMENTANDO SUA RESPOSTA.
Direito e concedido a todos de modo igual, para quem vive em sociedade, portanto se tenho direitos tenho deveres. A lei existe para fazer valer esses direitos, e cobrar os deveres fazer justiça a todos, e o direito subjetivo nos possibilita exercer certas brechas na lei, na execução de um processo.
33º MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA No que representa a distinção entre uma sociedade e uma associação:
a) elas se distinguem primordialmente pela finalidade
34º (5756) Em que momento tem início à personalidade civil do homem?
b) Por ocasião do nascimento com vida.
35º Maria, casada, mãe de três filhos, estava passando por uma situação financeira muito difícil e resolveu hipotecar sua casa, mas como seu esposo, João, estava viajando, somente ela assinou o documento de hipoteca. Diante do fato, análise as alternativas abaixo e assinale a resposta correta.
d) Essa hipoteca não é válida, pois João tem que assinar o documento juntamente com sua esposa Maria.
36º (3609) ASSINALE A ALTERNATIVA INCORRETA. Cessa para os menores a incapacidade:
c) Pela colação de grau científico em curso de ensino superior da universidade pública;
37º Com relação as pessoas jurídicas, análise as afirmativas abaixo:
a) A pessoa jurídica de direito privado não tem a opção de escolher se seu ato constitutivo, salvo nos casos das fundações em que a lei ordena que sua criação se dê por instrumento público ou por testamento.
b) Fundação Pública: são entidades assemelhadas às fundações privadas, mas com objetivo lucrativo. São instituídas por ato do poder executivo, mediante autorização em lei específica, a partir do patrimônio público. Como fundação pública podemos citar FUNAI, IBGE etc.;
c) As pessoas jurídicas de direito privado empresariais não têm fins lucrativos e exercem atividade empresarial, como o próprio nome já diz. Essa atividade empresarial vai ocorrer através da produção, circulação e distribuição de riquezas, através dos fatores de produção.
d) O Instituto Nacional de Seguro Social - INSS é pessoa jurídica de direito público interno.
e) Pode-se afirmar que a diferença entre associação e fundação reside no fato de que a associação refere-se à união de pessoas e a fundação, de bens.
A SEQUÊNCIA CORRETA É:
c) F,F,F,V,V
38º Mário compra um relógio dourado, porque João o obriga a fazê-lo, apontando uma arma para sua cabeça. Diante da situação apresentada pergunta-se: Esse negócio jurídico é válido? Em caso positivo ou negativo explique o porquê?
Não e valido. Pois Mario foi coagido a comprar o relógio.
39º O motorista de um município foi levar parte da população à praia, tendo sido responsável (por culpa) por uma manobra irregular, que resultou no atropelamento de dois transeuntes, os quais tiveram diversas fraturas. Pergunta-se: O Estado Município deverá indenizar os transeuntes e arcar com suas despesas hospitalares? Poderá o município entrar com ação contra o motorista?
Sim o município devera indenizar e arcar com todas as despesas, pois e responsável pelos atos do motorista que contratou. O motorista responde por dolo porque não teve a intenção.
40º (5696) O negócio jurídico praticado pelo absolutamente incapaz, sem a devida representação, será:
a) nulo
41º Se Maria doar uma casa a seu sobrinho Alberto, estipulando que esse imóvel doado retorne ao seu patrimônio, se viver por mais tempo que o seu sobrinho, configurada está a doação:
b) com condição
42º Chico vendeu vários bens que lhe pertenciam. Tinha como objetivo frustrar o direito de crédito de Zico, pois este tinha um crédito de R$ 60.000,00 com Chico. Com os atos de venda, Chico praticamente ficou sem patrimônio. Assim, pergunta-se: Chico atuou de que forma?
c) fraude contra credores
43º (5693) Quais são os requisitos necessários para abrir uma empresa (pessoa jurídica)? Onde deve ser registrada? O que deve conter?
A pessoa jurídica será constituída através de um contrato social ou estatuto, é obrigatório o registro no órgão competente para que tenha validade jurídica, como cartório ou a junta comercial. Neste contrato deve conter os dados dos sócios (representados pela pessoa física), a discriminação da atividade a ser exercida, nome empresarial, o endereço que se localiza a empresa e as respectivas clausulas a respeito da forma de administração da sociedade.
44º (3604) A pessoa jurídica e a construção técnica jurídica que atribui personalidade a uma associação, patrimônio ou serviço público, dando-lhe interesse e prerrogativas distintos dos sócios, administradores ou destinatários. PORQUE
É um ente que não tem vida psíquica, mas possui autonomia jurídica e é considerado o centro de imputações de direitos e deveres, independentemente dos indivíduos que a compõem ou a que a ela se destinem ou que por ela agem e por ela deliberem.
b) As duas alternativas são verdadeiras, a segunda explica a primeira.
45º (5766) COM RELAÇÃO A AFIRMAÇÃO ABAIXO. ASSINALE SOMENTE A ALTERNATIVA CORRETA. Ao afirmar que uma pessoa é relativamente incapaz para exercer os atos da vida civil, estamos reconhecendo a sua falta de capacidade jurídica para alguns atos. Para suprir esta incapacidade, esta pessoa deverá ser:
b) Assistida
46º (5725) O casamento de Fernando (vinte anos) e Rosaura (quinze anos), terminou em separação dois anos depois. Com relação à capacidade civil da Rosaura:
c) permanece plenamente capaz para os atos da vida civil;
47º (5721) Explique o que vem a ser responsabilidade subjetiva. EXEMPLIFIQUE.
É aquela que depende da existência de dolo ou culpa por parte do agente causador do dano. EX: Uma empresa que foi multada, a mesma tem o direito de provar se realmente esta multa é devida ou não.
48º A possibilidade ou a faculdade que cada um tem de agir dentro das regras da lei é indicada pelo?
b) Direito Subjetivo
49º Explique o que significa nascituro e quando o pessoa física passa a ter personalidade jurídica.
Nascituro é o ser humano já concebido, que ainda permanece no ventre materno.
A Personalidade Jurídica começa a partir do nascimento com vida.
50º Um cidadão brasileiro, inconformado com a falta de organização dos seus vizinhos, decide convocar uma reunião para convencê-los a formar uma associação. Realizado o ato, por unanimidade dos presentes, foi fundada a Associação de Moradores, ocorrendo a sua formalização jurídica com a assistência de advogado, inclusive com o registro próprio do estatuto.A entidade criada refere-se a QUE TIPO DE EMPRESA, FUNDAMENTE SUA RESPOSTA.
Trata-se de uma Pessoa Jurídica de Direito Privado sem Fins Lucrativos, tem por objetivo cuidar do interesse dos moradores sem almejar lucros mantendo-se com as doações dos membros.
51º João comprou um relógio de ouro do século XIII, com certificado de historicidade na Loja Y. José comprou uma carga de bezerros nelores para o Frigorifico X, ambos os bens são respectivamente:
d) infungíveis e fungíveis.
52º MARQUE VERDADEIRO OU FALSO NAS QUESTÕES ABAIXO:
1. (F) Jânio compra de Paulo um relógio dourado, porque Paulo lhe disse que era de ouro, querendo enganá-lo, nesse caso, Jânio não poderá pleitear a anulação do negócio jurídico.
2. (V) Ato Jurídico é o ato voluntário que gera efeitos legais, por expressa disposição legal, ou seja, não predomina a autonomia da vontade humana, a lei estabelece que vai ser daquele modo.
3. (V) Negócio Jurídico é a declaração de vontade que cria, modifica, conserva ou extingue direitos. Para que o negócio jurídico seja considerado válido tem que contar com quatro elementos essenciais que são: agente capaz, objeto lícito, objeto possível e livre manifestação de vontade. Deve ainda respeitar a forma, verificar se para aquele contrato específico a forma vem ou não prescrita em lei.
53º MARQUE A LETRA CORRETA E EXPLIQUE O PORQUE. Negócio jurídico efetuado por pessoa absolutamente incapaz, e sem a devida representação, espelhará ato
b) absolutamente nulo.
Negócios efetuados por pessoas absolutamente incapazes serão considerados nulos de pleno direito, pois não têm discernimento para tal.
54º NOS DIREITOS DAS OBRIGAÇÕES TEMOS VÁRIOS ELEMENTOS QUE DEVEM EXISTIR PARA QUE A PRÓPRIA OBRIGAÇÃO EXISTA, QUE ELEMENTOS SÃO ESTES? EXPLIQUE E DE EXEMPLOS EM CADA UM DELES.
Elemento Pessoal: Trata-se do sujeito (pessoa) se refere as partes que participam da relação.Ex: Pagar um tributo, as partes serão o poder publico e o cidadão.
Elemento Material: É o objeto a que se refere a obrigação devendo ser licito e possível. Ex: Compra e venda de imóvel.
Vinculo Jurídico: É o que liga o credor ao devedor se refere a lei ou ao contrato que fez surgir a obrigação. Ex: Contrato que obriga o pagamento e entrega do imóvel.

Continue navegando