Buscar

trabalho atila

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Saúde e Segurança a no Trabalho
UEFS - Universidade Estadual de FECHF 215 - Introdução à Sociologia - EProf. José Humberto Almeida Semestre 2012.2Componentes:André Luiz de Souza Flávio Oliveira Izabella Maciel João Vilas Boas Marcos Vinicius Shirley Almeida
Segurança do trabalho (ou também denominado segurança laboral) é um conjunto de ciências e tecnologias que tem objetivo de promover a proteção do trabalhador no seu local de trabalho, visando à redução de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. É uma das áreas da segurança e saúde ocupacionais, cujo objetivo é identificar, avaliar e controlar situações de risco, proporcionando um ambiente de trabalho mais seguro e saudável para as pessoas.”
Introdução Destacam-se entre as principais atividades da segurança do trabalho: • Prevenção de acidentes • Promoção da saúde • Prevenção de incêndios
5. Introdução Quais as conseqüências da não preocupação com a segurança no trabalho?
6. Saúde e Segurança no Ambiente Riscos ocupacionais Perigos que incidem sobre a saúde humana Programas de prevenção
7. Saúde e Segurança no Ambiente Política de prevenção Estratégias de prevenção de acidentes Fiscalização
8. Saúde e Segurança no Ambiente O que um acidente de trabalho representa para uma empresa?prejuízos matérias perdas financeiras mortes ou aposentadorias
9. Saúde e Segurança no Ambiente Já ouvimos muitas vezes que as pessoas devem “correr atrás do prejuízo”, uma frase totalmente equivocada - nós devemos correr é atrás do lucro, só louco corre atrás do prejuízo. Também já ouvimos falar em “recuperar o tempo perdido”, outra frase sem sentido - ainda não descobriram uma forma de voltar no tempo. O tempo uma vez perdido, está perdido para sempre.
10. Saúde e Segurança Física no AM “Segurança física será pois tudo o que o homem necessita,ao longo da sua vida, para defender e proteger o seu corpo, a começar pela satisfação das suas necessidades fisiológicas essenciais e a terminar na defesa contra agentes e riscos exteriores.”
11. Saúde e Segurança Física no AM Riscos mecânicos são aqueles existentes em função das condições físicas (do ambiente físico de trabalho) e tecnologias impróprias capazes de colocar em perigo a integridade física do trabalhador.Exemplos:Ruído, vibração, radiação,temperatura, ferramentas inadequadas, eletricidade,incêndio, etc.
12. Saúde e Segurança Física no AM Riscos ergonômicos são quaisquer fatores que possam interferir nas características psicofisiológicas do trabalhador,causando desconforto ou afetando sua saúde.Exemplos:Levantamento de peso,repetitividade, ritmo de trabalho excessivo
13. Saúde e Segurança Física no AM Riscos químicos são representados pelas substânciasquímicas que se encontram nas formas sólida, líquida ou gasosa, e quando absorvidas pelo organismo, podem produzir reações tóxicas e danos a saúde.Exemplos:Poeiras, fumos, gases,substâncias e compostos químicos.
14. Saúde e Segurança Física no AM Risco biológico são causados por microorganismos com obterias, fungos, vírus e outros. Podem desencadear doença, caso haja exposição do trabalhador a estes microorganismos no local de trabalho.
15. Saúde e Segurança Física no AM Evolução na prevenção de acidentes no trabalho.- “De Re Metálica” de Geof. Bauer, Alemanha (1556);- Bernadino Ramazzini, pai da medicina ocupacional, Itália (1700);- Revolução industrial (Sec. 18);- “Factory Act” Lei da Fábrica, Inglaterra (1833);- Idade mínima de 9 anos;- Carga horária máxima de 12 horas/dia, 69 horas/semana para menores de idade;- Escolas para trabalhadores menores de 13 anos.• 1º Congresso Internacional de Doenças no Trabalho, Milão (1906);• Países desenvolvidos x Países em desenvolvimento. - Contrastes dos dias atuais.
16. Saúde e Segurança Física no AM
17.  Obrigações do empregador e do empregado. Equipamentos de proteção coletiva (EPC) - Extintores, ancoragens... Equipamentos de proteção individual (EPI) - Exemplos: capacetes, luvas, óculos de proteção, botas ... Medidas de prevenção de acidentes - Sinalização, iluminação, isolamento da área.... Medidas de prevenção de doenças ocupacionais - Ginástica laboral, intervalos de descanso, ergonomia...Saúde e Segurança Física no Am Medidas de prevenção, EPI´s e EPC´s.
18.  Nacionais - NBR´s e NR´s. - CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) - SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho) Internacionais - ISO (Organização Internacional para Padronização) (1947) - ISSO 14001, ISO 31000.Saúde e Segurança Física no Am Recursos e órgãos regulamentadores
19. Saúde e Segurança Mental no A“ Segurança psicológica e psicossocial serão aquelas que interferem com a personalidade individual de cada pessoa ou mesmo os sentimentos expressos por um grupo de cidadãos quanto às diversas situações de risco passíveis de os atingir, aqui normalmente se contrapõe um sistema de segurança social. Trabalhadores que não se sintam bem consigo mesmo,não podem executar trabalho seguro, nem pode inspirar confiança e segurança aos seus colegas de trabalho.”- Desempenho, motivação, estabilidade emocional, realização pessoal.- Relacionamento interpessoal, integração, cooperação, participação.
20. Saúde e Segurança Mental no A • Necessidade de „Segurança Mental‟ no Trabalho - Meio ambiente físico, psicológico e social - Desequilíbrio parcial ou total • Causas dos acidentes no trabalho -Humanas, Materiais e Fortuitas - Árvore das causas dos acidentes – Keith Dentam
21. Saúde e Segurança Mental no A Trabalhadores abalados psicologicamente não rendem! -Fora da empresa: Álcool, conflitos interpessoais familiares, fim de relacionamento, etc.- Dentro da empresa: cobranças incessantes, pressões, assédio moral, carga horária excessiva, mudanças no ambiente profissional, etc. Problemas mais comuns: Estresse, alta irritabilidade, crises de ansiedade e agressividade, etc.
22. Saúde e Segurança Mental no A “Muitos desses problemas podem desencadear uma série de transtornos mentais que devem ser acompanhados por um médico e tratados corretamente.” Neurastenia, Esquizofrenia, Estresse, Burn out, entre outros. “A atenção da chefia é essencial!”
23. Saúde e Segurança Mental no A “Nunca se deve falar sobre Saúde e Segurança aos trabalhadores de uma empresa, se não estão criadas condições propícias e dignas de trabalho!”
24. Saúde e Segurança Mental no ATem-se que conscientizar as chefias que enquanto as necessidades básicas, designadamente as de segurança física e corporal - Contratação de profissionais especializados para auxiliar os trabalhadores. Por exemplo: Ergonomistas, Psicólogos, Sociólogo,Médicos e Técnicos auxiliares
25. Saúde e Segurança Mental no A MEDIDAS PREVENTIVAS- Campanhas contra o abuso do álcool nas empresas Ações que possam conduzir a uma maior participação dos trabalhadores no ambiente de trabalho, de forma a prevenir problemas futuros, como por exemplo: - Criação de comissões de saúde e segurança em que participem representantes indicados pelos trabalhadores
26. Saúde e Segurança Mental no A - Ações específicas e genéricas, tais como qualidade, nutrição,estilos de vida saudáveis proporcionando a prática de atividades desportivas, recreativas, culturais e sociais; - Difusão de mensagens, bem como em cartazes, autocolantes,tarjetas, Tudo o que for possível fazer para que a participação na melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores.
27. Conclusão“Os riscos existem, são inevitáveis.As medidas de segurança também, são indispensáveis.”

Outros materiais