Buscar

DIFERENÇA ENTRE OS QUELÔNIOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIFERENÇA ENTRE OS QUELÔNIOS 
Os quelônios são animais pertencentes ao grupo dos répteis que têm por característica estarem confinados dentro de uma carapaça. Nesse grupo, encontramos os jabutis, cágados e tartarugas. Esses animais apresentam muitas semelhanças, entretanto são seres muito diferentes. 
JABUTI
Esse animal é um réptil exclusivamente terrestre. Seu casco é alto e suas patas são cilíndricas, lembrando patas de elefantes, além de apresentarem unhas. Ele alimenta-se de frutas, verduras e carnes. Em razão de sua dieta ser baseada em animais e vegetais, ele é chamado de onívoro. Outra característica importante é seu pescoço, que é retraído verticalmente.
CÁGADO
Os cágados diferenciam-se dos jabutis por serem animais de água doce, entretanto, eles também vivem na terra. Suas patas são dotadas de membranas interdigitais, ou seja, entre os dedos, que facilitam a natação desses animais. Há também presença de unhas que facilitam a locomoção na terra. Seu casco é mais achatado quando comparado ao jabuti. A grande maioria é carnívora, mas existem espécies onívoras. Eles possuem a capacidade de dobrar seu pescoço lateralmente.
TARTARUGA
Já as tartarugas são geralmente marinhas, mas existem espécies de água doce. Esses animais só vão a terra para a desova. Suas patas são como remos, facilitando assim a sua natação. Diferentemente dos cágados, elas não possuem a capacidade de esconder o pescoço lateralmente, além de este ser menor. As tartarugas possuem alimentação variada, como peixes, águas-vivas, esponjas, camarões, entre outros.
Podemos perceber, portanto, que esses três quelônios diferem-se principalmente pelo habitat. Podemos diferenciá-los também através das características das patas, cascos e pescoço.

Outros materiais