Buscar

RESUMO ANTROPOLOGIA

Prévia do material em texto

RESUMO ANTROPOLOGIA
- A espécie humana é a única que possui cultura. 
- Antecedentes da “cultura”:
 - John Locke – a mente humana nasce vazia, dotada de capacidade ilimitada de obter conhecimento. Refutou a ideia de princípios ou verdade inatas impressos hereditariamente.
 - Jacques Turgot – “O homem é capaz de reter ideias eruditas, comunicá-las, transmiti-las para os seus descendentes como uma herança sempre crescente”.
 - Jean Jacques Rousseau – Atribuiu grande papel à educação.
 - Geertz – redução do conceito antropológico transformando-o em instrumento mais especializado e poderoso. 
 - Edwar Tylor (Evolucionista) – 1º conceito de CULTURA: Complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade. Livre-arbítrio humano: poder de quebrar a continuidade e agir sem causa. A tarefa da antropologia seria estabelecer uma escala de civilização. A diversidade é explicada pelos desiguais estágio ou Graus de civilização no processo de EVOLUÇÃO (Influência Darwinista). Sua falha foi não reconhecer os múltiplos caminhos da cultura.
 - Aristóteles – Unidade da natureza; permanência de suas leis; sequencia causa/efeito; ordem no cosmo universal. 
 - Leibniz – “A natureza nunca age por saltos”. Nada acontece sem suficiente razão.
 - Franz Boas (Difusionista) – Tarefas da antropologia: reconstrução da história de povos particulares (cada cultura segue seus próprios caminhos em função dos diferentes eventos históricos que enfrentou) e comparação da vida social de diferentes povos (Método comparativo), cujo desenvolvimento segue as mesmas leis (reação ao evolucionismo).
 - Alfred Kroeber (Difusionista) - rompeu todos os laços entre o cultural e o biológico (apesar de que nem todos os instintos foram suprimidos). Ampliou o conceito antropológico. O homem é resultado do meio cultural em que foi socializado e do processo de desenvolvimento acumulativo que aprendeu com seus semelhantes (por meio da comunicação) e não decorre de imposições originadas fora da cultura. Em vez de modificar seu aparato biológico, o homem transforma o meio. 
- A Natureza dos homens é a mesma, são os hábitos que os mantém separados.
- ETNOCENTRISMO - Visão de quem considera o seu grupo étnico, nação ou nacionalidade socialmente mais importante do que os demais.
- RELATIVISMO CULTURAL - Vê diferentes culturas de forma livre de etnocentrismo, sem julgar o outro a partir de sua própria visão e experiência.
- DETERMINISMO BIOLÓGICO - Considera que as diferenças genéticas determinam as diferenças culturais. Antropólogos afirmam que fatores biológicos NÃO DETERMINAM AS DIFERENÇAS CULTURAIS. O nível de aptidões mentais e psicológicas é quase o mesmo em todos os grupos étnicos.
- DETERMINISMO GEOGRÁFICO – Considera que as diferenças do ambiente físico condicionam a diversidade cultural. EXISTE UMA LIMITAÇÃO NA INFLUÊNCIA GEOGRÁFICA SOBRE OS FATORES CULTURAIS.
- O que explica as diferenças culturais, antes de tudo, é a história cultural de cada grupo.
- Os fatores que tiveram papel importante na evolução do homem são: FACULDADE DE APRENDER E SUA PLASTICIDADE.
- DIMORFISMO SEXUAL – É FALSO que diferenças de comportamento entre pessoas de sexo diferentes sejam determinadas biologicamente. Qualquer sistema de divisão sexual do trabalho é determinado CULTURALMENTE.
- O comportamento dos indivíduos depende de um APRENDIZADO, de um processo chamado ENDOCULTURAÇÃO.

Continue navegando