Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Período de incubação: O período de incubação é o intervalo entre a infecção inicial e o surgimento dos primeiros sinais e sintomas. Em algumas doenças, o período de incubação é sempre o mesmo; em outras, ele varia consideravelmente.
 O tempo de incubação depende do tipo específico de micro-organismo envolvido, de sua virulência (grau de patogenicidade), do número de micro-organismos infectantes e da resistência do hospedeiro.
Janela imunológica é a expressão usada para designar o período que um organismo leva, a partir de uma infecção, para produzir anticorpos que possam ser detectados por exames de sangue. A janela imunológica varia de acordo com o tipo de infecção e sensibilidade do teste utilizado para detectá-la. O problema associado a isso é o fato de que um exame realizado durante a janela imunológica pode apresentar um falso negativo, levando o paciente a crer que não está infectado. A forma correta de lidar com isso é refazendo o exame após o período determinado pela janela imunológica.
Período prodrômico: O período prodrômico consiste em um período relativamente curto que se segue ao período de incubação de algumas doenças. Ele é caracterizado pelo surgimento de sintomas precoces e leves de doença, como dores e indisposição.
Período de doença: Durante o período de doença, o quadro é mais severo. A pessoa exibe sinais e sintomas claros, como febre, calafrios, dores musculares (mialgia), sensibilidade à luz (fotofobia), dor de garganta (faringite), inchaço dos linfonodos (linfadenopatia) e distúrbios gastrintestinais. 
Período de estado: Neste ponto começa realmente a doença, com a manifestação de seus sinais e sintomas característicos
Durante o período de doença, o número de leucócitos pode aumentar ou diminuir. Geralmente, as respostas imunológicas e outros mecanismos de defesa do paciente suplantam o patógeno, o que demarca o fim do período de doença. Quando a doença não é controlada (ou tratada) com sucesso, o paciente morre durante esse período.
Período de infecciosidade: corresponde ao período durante o qual o paciente apresenta o quadro clínico típico da doença, com presença de transmissibilidade potencial.
Período de declínio: Durante o período de declínio, os sinais e sintomas perdem a intensidade, e a febre diminui, assim como a sensação de indisposição. Nessa fase, que pode durar de menos de 24 horas a vários dias, o paciente se encontra vulnerável a infecções secundárias.
Período de resolução: Completado o ciclo do agressor, havendo a sua eliminação pelo hospedeiro, este período se caracteriza pela reparação dos órgãos e tecidos que foram danificados durante a doença. Agora não há risco de transmissão da doença.
Período de convalescência
Durante o período de convalescência, a pessoa recobra sua força e o organismo retorna ao estado anterior à doença. Ocorre a recuperação.
 Período de tratamento médico ou repouso que sucede um acidente, cirurgia ou enfermidade.

Mais conteúdos dessa disciplina