Buscar

psicologia do pensamento e linguagem - avaliando o aprendizado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201408958283)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	¿Esqueci a palavra que pretendia dizer, e meu pensamento privado de sua substância, volta ao reino das sombras¿. Este trecho do poema de Mandelstam pode ser associado a qual autor?
		
	
	Skinner
	
	Bruner
	 
	Vygotsky
	
	Piaget
	
	Chomsky
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408961577)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Num sistema linguístico, o componente do sentido das palavras e da interpretação das sentenças e dos enunciados. Falamos de:
		
	
	fonema
	 
	semântica
	
	sintaxe
	
	telégrafo
	
	morfema
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408439804)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	De todas as características que definem as capacidades do ser - humano, podemos dizer que o atributo da inteligência é bem valorizado. O termo inteligência assume circunstancialmente uma diversidade de significados. De acordo com o conteúdo assimilado em sala de aula podemos entender como uma definição bastante genérica da inteligência como:
		
	
	A capacidade global do indivíduo para atuar de acordo com as finalidades previstas, para pensar racionalmente e atuar de maneira eficaz em relação a seu ambiente sem a necessidade de aprendizados anteriores e os processos de acomodação e assimilação.
	
	O conjunto de aptidões em função das quais os indivíduos aprendem mais rapidamente novas informações e se revelam mais eficientes no manejo e aproveitamento adequado de conhecimentos inatos já armazenados, ou seja, sem a necessidade de aprendizados anteriores.
	 
	O conjunto de aptidões em função das quais os indivíduos aprendem mais rapidamente novas informações e se revelam mais eficientes no manejo e aproveitamento adequado de conhecimentos já armazenados por meio de aprendizados anteriores.
	
	O conjunto de aptidões em função das quais os indivíduos são capazes de perceber, observar, distinguir e nomear seus próprios sentimentos.
	
	A capacidade global do indivíduo para atuar de acordo com as finalidades previstas, para pensar racionalmente e atuar de maneira eficaz em relação a seu ambiente sem a necessidade de aprendizados anteriores através dos processos de acomodação e assimilação.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408489859)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Normalmente os problemas podem ser classificados em uma das três grades categorias denominadas problemas de arranjo, problemas de indução da estrutura e transformação. Resolver cada tipo de problema requer aptidão e conhecimento psicológicos um tanto diferente. Descreva o tipo de aptidões e conhecimentos exigidas pelos problemas de tranformação.
		
	
	Exige a utilizada de representações mentais parecidas com o objeto ou evento que está sendo representado.
	 
	Exigem que a pessoa, na tentativa de resolvê-lo, rearranje ou recombine os elementos de um modo que obedecerá a um determinado critério. Normalmente podem ser feitos diversos arranjos diferentes, porém somente um deles, ou alguns poucos, produzirão uma solução .
	
	Exige a manifestação de representações mentais das informações.
	
	A pessoa precisa identificar as relações existentes entre os elementos apresentados e construa em seguida uma nova relação entre eles. Em tal problema, a pessoa que tenta resolvê-lo precisa determinar não somente as relações entre os elementos, mas também a estrutura e o tamanho dos elementos envolvidos.
	 
	Consiste em um estado inicial, um estado almejado e um método para transformar o estado inicial no estado almejado.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408440938)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner (1994) postula que o ser humano é capaz de desenvolver múltiplas inteligências e que algumas delas são desvalorizadas pela cultura dominante. De acordo com este autor e o conteúdo assimilado em sala de aula o conceito de Inteligência lógico-matemática se expressa por:
		
	
	Ele sugere que a inteligência lógico-matemática seja organizada verticalmente, e que, ao invés de haver uma aptidão geral, para o raciocínio lógico-formal. Talvez existam formas independentes das aptidões para o processamento lógico, desenvolvendo desta forma, substratos anatômicos específicos para cada aptidão e atividade do raciocínio e com possíveis semelhanças entre as áreas.
	
	Ele sugere que a inteligência lógico-matemática seja organizada verticalmente e aponta que é altamente desenvolvida por culturas que visam à qualidade da educação formal.
	
	Analisar problemas com lógica e ter habilidade de raciocínio. É a habilidade para lidar com séries de raciocínios, para reconhecer problemas e resolvê-los. Não possui origem e limites genéticos, pois possui processamento cognitivo próprio e substratos anatômicos específicos.
	
	Analisar problemas com lógica e ter habilidade de raciocínio. É a habilidade para lidar com séries de raciocínios, para reconhecer problemas e resolvê-los. Têm sua origem e limites genéticos, substratos anatômicos específicos e compartilha da capacidade geral do processamento cognitivo (das demais inteligências) definindo assim o seu nível de equilíbrio interno e uma atuação externa satisfatória e interativa com as demais habilidades da inteligência.
	 
	Analisar problemas com lógica e ter habilidade de raciocínio. É a habilidade para lidar com séries de raciocínios, para reconhecer problemas e resolvê-los. Têm sua origem e limites genéticos, substratos anatômicos específicos e dispõem do processamento cognitivo próprio.

Continue navegando