Buscar

Custos da Produção - Trabalho Resolvido

Prévia do material em texto

Universidade Estadual do Norte do Paraná
Campus Cornélio Procópio
Curso: Ciências Econômicas 
Disciplina: Teoria Microeconômica Turma: A
Professora: Érica P. Nascimento
3º Trabalho – 2º Semestre 2017
Atividade individual
Aluno (a): __________________________________________________________
 	
Data de entrega: 28/09/2017
Na última aula trabalhamos o exemplo abaixo. A partir dele pudemos verificar como o produto marginal (PMg) e o custo marginal (CMg) se relacionam. Essa relação se explica a partir da lei dos rendimentos decrescentes. Os rendimentos decrescentes surgem com o quarto trabalhador, resultando no aumento do custo marginal. Para poder aumentar o nível da produção, a empresa tem que contratar cada vez mais mão de obra. 
	Q
	L
	W
	PMg
	CF
	CMg
	CV
	CT
	CTMe
	CVMe
	CFMe
	0
	0
	-
	-
	30
	-
	-
	30
	-
	-
	-
	2
	1
	24
	2
	30
	12
	12
	42
	21
	6
	15
	5
	2
	24
	3
	30
	8
	20
	50
	10
	4
	6
	9
	3
	24
	4
	30
	6
	26
	56
	6,22
	2,88
	3,33
	12
	4
	24
	3
	30
	8
	34
	64
	5,33
	2,83
	2,5
	14
	5
	24
	2
	30
	12
	46
	76
	5,43
	3,28
	2,14
	15
	6
	24
	1
	30
	24
	70
	100
	6,66
	4,66
	2
Considerando o custo fixo igual a $30,00, resolva:
Calcule o custo variável (CV), o custo total (CT), o custo total médio (CTMe), o custo variável médio (CVMe) e o custo fixo médio (CFMe) em cada nível de produção.
Seguindo o modelo contido no livro “Microeconomia” (PINDYCK e RUBINFELD, 2013, p. 229), desenhe dois gráficos em sequência: o primeiro com a curva de CT e as duas curvas que o compõe, CV e CF; o segundo com as curvas de CMg, CTMe, CVMe e CFMe.
Com base na observação do gráfico que você fez e a partir da leitura das páginas 226 a 230, explique: 
Por que o CMg pode ser explicado tanto por meio do CV quanto por meio do CT?
Uma vez que, no curto prazo, o CF não se altera, qualquer variação da Q impactará os CT apenas na sua parcela variável. Assim, o CMg de cada unidade a mais produzida será calculado apenas pela mudança de valor do CV ou do CT, lembrando que:
CT = CF + CV
ΔCV = ΔCT
CMg = ΔCV/q = ΔCT/q
Que informação nos dá o CTMe e quais os seus dois componentes?
O CTMe nos informa o custo por unidade de produto, uma vez que ele é calculado pela divisão do CT pela quantidade produzida.
CTMe = CT/q
Uma vez que o CT = CF + CV, seus dois componentes são: CFMe e CVMe
CFMe = CF/q
CVMe = CV/q
Por que o CFMe é decrescente?
Como o CF total não se altera, enquanto houver aumento da quantidade produzida, o CF vai sendo diluído nas quantidades produzidas, representando um percentual cada vez menor do CTMe, ou seja, do custo total unitário. 
Explique a frase: “sempre que o produto marginal do trabalho diminui, o custo marginal da produção aumenta, e vice-versa.”
Sempre que o PMgL diminui significa que a próxima unidade a mais do produto requererá mais horas de trabalho para ser feita que a unidade anterior. Isso significa que os gastos com mão de obra serão cada vez maiores, o que pressionará o aumento dos CMg. É importante lembrar que, para o curto prazo, o custo com a mão de obra é o único custo variável e ΔCV/q = CMg. Se os CMg aumentarão lentamente ou rapidamente, isso dependerá da velocidade com que caem os rendimentos crescentes do trabalho. O CMg deve, inicialmente, cair enquanto o PMgL for crescente e passar a crescer a partir do momento em que o PMgL começar a diminuir. O ponto de CMg mínimo representa o ponto de inflexão do CT.
Por que a distância vertical entre as curvas do CT e do CV é sempre $30,00 mas a distância entre as curvas de CTMe e CVMe diminui à medida que a produção aumenta?
Como o CF não sofre alterações no curto prazo, todo aumento do CT significa um igual aumento do CV. A única diferença entre ambos (CT e CV) é o CF. Uma vez que o CTMe é a soma do CVMe e do CFMe e que o CFMe vai se diluindo enquanto a produção aumenta, a distância vertical entre as duas curvas de CTMe e do CVMe vai diminuindo.
Por que a curva de CVMe atinge seu ponto mínimo em um nível de produção mais baixo que a curva de CTMe?
Explique com suas palavras o trecho a seguir: “Sempre que o custo marginal for inferior ao custo médio, a curva de custo médio apresentará declínio. Sempre que o custo marginal estiver acima do custo médio, a curva de custo médio apresentará elevação.”
Para responder essa pergunta é necessário que se tenha clareza da relação entre CMg e a PMg do insumo variável (trabalho). O CMg está relacionado ao PMg da seguinte forma: 
CMg = w/ PMg, sendo w o salário por unidade de trabalho. 
Quanto maior o produto marginal, menor o custo marginal. Quanto menor o produto marginal, maior o custo. Como o CTMe = CFMe + CVMe e o CVMe cresce ou diminui de acordo com o comportamento do CMg (CMg = ΔCV/q), logo, o CTMe estará aumentando ou diminuindo conforme se altera o CMg.
Se cada trabalhador acrescentar mais ao total de produção do que o trabalhador anterior, o CMg desse trabalhador será menor que o custo do trabalhador anterior. Nesse caso, o custo total unitário (ou custo total médio CTMe), estará caindo.
Quando um trabalhador a mais acrescentar menos à produção total, seu CMg é maior que o anterior, o que leva ao encarecimento do CT unitário (CTMe). 
Se o que é acrescentado (marginal) é maior que o médio, o médio se eleva (rumo ao marginal). Se o que é acrescentado é menos que o médio, o médio se reduz. Os custos médios tendem sempre ao marginal.
		 	
Q=9

Continue navegando