Buscar

Resumo Histologia Tecido Sanguíneo

Prévia do material em texto

CÉLULAS DO SANGUE
Parte líquida:
·	Plasma: é formado por 90% de água e 10% por substancias inorgânicas (ex. potássio, cálcio, ferro, sódio...) que são transportadas através dos vasos do corpo.
Parte sólida (elementos figurados):
·	Plaquetas: são fragmentos das células gigantes da medula ósseas conhecidas como megacariócitos. Possuem substancias que atuam na coagulação sanguínea ajudando a impedir as hemorragias.
·	Hemácias, Glóbulos vermelhos ou Eritrócitos: são células anucleadas, possuem aspecto de disco bicôncavo. A sua principal função é o transporte de oxigênio, por serem ricos em hemoglobina. Qualquer condição passível de comprometer a produção ou de aumentar a taxa de destruição ou de perda dos glóbulos vermelhos pode resultar em anemia, se a medula óssea não conseguir compensar a perda dos glóbulos vermelhos, ou mesmo um aumento das necessidades de ferro.
·	Leucócitos ou Glóbulos brancos: Atuam na defesa do nosso organismo, combatendo vírus, bactérias e outros agentes invasores que penetram no corpo. Os leucócitos também são produzidos na medula óssea e são apresentados na tabela a seguir:
FUNÇÕES
·	NEUTRÓFILO: Fagocitar elementos estranhos ao organismo.
·	EOSINÓFILO: Fagocitar apenas determinados elementos. Em doenças alérgicas ou provocadas por parasitas intestinais há aumento do número dessas células.
·	BASÓFILO: Liberar heparina (anticoagulante) e histamina (substância vasodilatadora liberada em processos alérgicos).
·	 LINFÓCITO: Linfócitos T auxiliares ou células de “memória imunológica” orientam os linfócitos B na produção de anticorpos; linfócitos T supressores determinam o momento de parar a produção dos anticorpos; linfócitos T citotóxicos que produzem substâncias que mudam a permeabilidade das células invasoras (bactérias) ou de células cancerosas, provocando sua morte. Linfócitos B, que formarão os plasmócitos do tecido conjuntivo, são os responsáveis pela produção de anticorpos específicos no combate imunológico aos antígenos invasores.
·	MONÓCITO: Fagocitar bactérias, vírus e fungos.

Continue navegando