Buscar

EXERCICIO 05

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Exercício: GST0206_EX_A5_201202041906 
	Voltar 
	Aluno(a): CRISTIANO RAFAEL BRÊTTAS
	Matrícula: 201202041906
	
	Data: 28/09/2014 19:25:48 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201202168402)
	5a sem.: REVISÃO DE CONTEÚDO
	
	De certo modo podemos dizer que a maior parte dos movimentos ambientalistas e até mesmo as posturas defendidas pelos Estados refletem uma importante base teórica sobre o meio ambiente e ameaças produzidas pela industrialização. Sobre isso, considere: 
I) O pensamento preservacionista centrava sua atenção na necessidade de proteção total a determinandos ecossistemas, sobretudo os mais ameaçados pela ação do homem;
II) Ao longo do tempo, o pensamento desenvolvimentista acabou se tornando a base de defesa dos Estados e das organizações internacionais sobre a viabilidade em desenvolver tecnologias que preservem o meio ambiente e, ao mesmo tempo, promovam a expansão da economia mundial;
III) Os Estados são os primeiros atores a receber a influência do conservacionismo, por isso se tornaram grandes defensores das práticas de proteção total dos ecossistemas e enfraquecimento de técnicas antigas de produção industrial;
IV) Para os conservacionistas conservar era justamente utilizar a natureza de uma maneira sustentável, consumir adequadamente de acordo com necessidades equilibradas e considerar as necessidades futuras.
Estão CORRETAS as opções: 
		
	
	II e III
	
	II e IV
	
	I e IV
	
	I e III
	
	I, II e III
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202286541)
	sem. N/A: Questões teóricas e evolução histórica do tema ambiental
	
	É importante saber que há três importantes perspectivas sobre a função que o homem deve assumir frente ao meio ambiente. São elas: Preservacionistas, Desenvolvimentistas e Conservacionistas. Qual das alternativas representa os Conservacionaistas?
		
	
	Adeptos de que o crescimento econômico deveria acontecer a qualquer custo, sem qualquer preocupação quanto às questões ambientais ou aos danos provenientes da exploração contínua e de grandes proporções sobre os recursos naturais
	
	Defendiam a viabilidade de uso racional e eficiente justamente como garantia para a preservação. A maior parte dos movimentos ambientalistas inclusive, se baseia na visão conservacionista, que se tornou, gradualmente, um consenso entre as nações ao longo do séc. XX e está na base das políticas instruídas pela ideia de desenvolvimento sustentável.
	
	Adeptos de que o crescimento econômico não deveria acontecer a qualquer custo, sem qualquer preocupação quanto às questões ambientais ou aos danos provenientes da exploração contínua e de grandes proporções sobre os recursos naturais
	
	Defensores da intocabilidade da natureza como único modo de preservação ambiental. Exerceram fortíssima influência na criação de parques nacionais e reservas ambientais, onde as únicas atividades permitidas são recreativas e para fins ambientais.
	
	Acreditam ser a Terra um elemento central e superior ao ¿mundo¿ dos homens, por isso prioridade absoluta nessa relação entre homem e natureza. Como vimos, a proposta radical dos preservacionistas se baseia nessa premissa de superioridade da Terra e na inviabilidade de uma relação harmônica entre o homem e a natureza.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202168454)
	5a sem.: REVISÃO DE CONTEÚDO
	
	Os debates teóricos sobre a questão ambiental serviram de base importante para a construção de relatórios e para dar respaldo a trabalhos acadêmicos ao longo da segunda parte do séc. XX. A respeito da conservação e da preservação do meio ambiente, foram apresentadas as proposições seguintes: 
I. Conservar, ou conservação dos recursos naturais, significa não aproveitar, isto é, guardar ou preservar;
II. A idéia de preservar normalmente implica tombar ou estabelecer um patrimônio cultural-ecológico;
III. A questão ambiental era mais importante, em nível internacional, durante a ordem bipolar, de 1945 a 1991;
IV. A biodiversidade é um assunto que ganhou crescente destaque nas discussões ambientais, a partir da Terceira Revolução Industrial.
Estão CORRETAS as proposições: 
		
	
	II e IV
	
	I e III
	
	II e III
	
	I, II e IV
	
	I e IV
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202170848)
	5a sem.: CONFERÊNCIAS INTERNACIONAIS
	
	Numa demonstração bastante evidente de que os problemas ambientais despertam enorme preocupação em todo o mundo, vários são os encontros realizados para tratar do tema, tais como a ECO-92, no Rio de Janeiro e a Rio+10, em Johanesburgo (África do Sul). Analise as seguintes afirmativas sobre as questões ambientais: I ¿ A chamada ¿crise ambiental¿ atinge exclusivamente os países ricos, pois é uma conseqüência direta da produção industrial, praticamente inexistente nos países pobres; II ¿ As últimas décadas do século passado conheceram uma série de propostas dos países ricos de superação dos problemas ambientais a partir de uma modificação da matriz energética, propostas estas que contaram com o apoio unânime do G-7; III ¿ O aquecimento global, resultante do chamado ¿efeito estufa¿, é um dos mais preocupantes problemas ambientais da atualidade, afinal ele deverá atingir todo o planeta. Assinale:
		
	
	se as afirmativas II e III forem corretas.
	
	se apenas a afirmativa III for correta.
	
	se as afirmativas I e II forem corretas.
	
	se apenas a afirmativa II for correta.
	
	se apenas a afirmativa I for correta.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202281758)
	7a sem.: Capitalismo e Desenvolvimento Sustentável
	
	O ano de 2000 (e4 os anos seguintes), foi um marco para as questões ambientais, pois várias discussões internacionais foram travadas. Aponte abaixo a alternativa que NÃO corresponde a uma dessas discussões:
		
	
	Terceira Conferência Europeia sobre Cidades Sustentáveis 
	
	Conferência sobre Diversidade Biológica e Declaração Kuala Lumpur
	
	Conferência de Estocolmo
	
	Em Johanesburgo o Desenvolvimento Sustentável é reafirmado como elemento central da Agenda Internacional e são indicados novos caminhos à ação no combate a pobreza e na preservação do meio ambiente. 
	
	Declaração do Milênio
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202174006)
	5a sem.: MEIO AMBIENTE E RELAÇÕES INTERNACIONAIS
	
	"Voltamos a discutir as questões relavantes à preservação do meio ambiente no mesmo patamar que estávamos há mais de 40 anos, como se o tema fosse novo ou os sinais do agravamento da relação do homem com a natureza não fossem visíveis aos olhos. Voltamos a debater essas questões com um discurso próprio de homens que acabam de conhecer um grave problema. A única novidade nesses encontros é o aumento dos países pouco dispostos a cooperar e agir para revertermos a situação evidente do futuro do planeta" (ativista do GreenPeace durante a Rio+20). A crítica citada faz referência a entrada dos temas ambientais na formação da agenda política internacional e relação de cooperação entre os Estados. Neste contexto, é correto afirmar:
		
	
	É perfeitamente compreensível a crítica da ativista, pois os debates ocorridos dentro das conferências internacionais se mantêm em torno da dicotomia: preservar e inviabilizar o crescimento econômico ou explorar os recursos naturais e promover o desenvolvimento entre as nações mais pobres. 
	
	Mesmo não podendo apontar ações efetivas que revertam a degradação ambiental por parte de políticas públicas, houve nas últimas décadas mudanças reais no modo como governos e sociedade civil enxergam os temas ambientais e o impacto do homem na natureza, prova disso são as claras mudanças nos hábitos dos consumidores, comportamentos das empresas e mobilização dos Estados em torno de conferências e acordos internacionais. 
	
	Ao longo das décadas, o debate teórico sobre as questões ambientais pouco influenciaram as negociaçõesdentro das organizações internacionais e ações dos Estados, por essa razão os temas ambientais são, cada vez mais, objeto de atenção apenas da sociedade civil organizada em torno de organizações não governamentais (ONGs). 
	
	Responsáveis pela chegada dos temas ambientais na agenda política internacional, os Estados continuam sendo os grandes promotores do debate e das mudanças econômicas e empresariais para a preservação dos recursos naturais, por isso muito avançamos no combate à degradação ambiental nas últimas décadas. 
	
	Face à inoperância das organizações internacionais na promoção de acordos ou de práticas para o desenvolvimento sustentável, os temas ambientais se restringem aos debates acadêmicos e científicos, por essa razão pouco avançamos nas últimas décadas em termos de ação política efetiva.

Outros materiais