Buscar

Histologia Do Olho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Carolina Castelli
HISTOLOGIA II – ORGÃOS DA VISÃO – OLHO
1 – ESTRUTURA GERAL DO OLHO
	O olho converte a luz em impulso elétrico, que é interpretado pelo córtex visual. O olho esta inserido na orbita óssea e esta conectado ao cérebro pelo nervo óptico. O bulbo ocular é constituído de 3 túnicas/ camadas e 3 câmaras/espaços. As 3, de fora para dentro, são: esclera, coroide e retina. Ainda existe um tegumento que reveste o olho (a frente da esclera) chamado conjuntiva. As 3 câmaras, interconectas, são: a câmara anterior, a câmara posterior e o espaço vítreo. O humor aquoso circula da cavidade posterior para a anterior. A lente (cristalino) é colocada em frente a cavidade vítrea que contem o humor vítreo. O polo anterior do olho, que contem 24mm de diâmetro, está localizado no centro da Iris e o polo posterior, entre o disco óptico e a fóvea (que é uma depressão rasa na retina). O eixo anatômico é uma linha do polo ant. ao post. E o eixo visual une o centro aparente da pupila ao centro da fóvea (divide o olho em metade temporal e nasal).
	 A cavidade óssea, pálpebras e aparelho lacrimal protegem o olho. A artéria Oftálmica (ramo da carótida interna) fornece a irrigação desse órgão, e as Veias orbitais superior e inferior são a principal drenagem venosa (que desembocam no seio cavernoso).
2 – CAMADAS (TÚNICAS) DO OLHO
a) Túnica Externa = ESCLERA + CONEA
• Esclera: a esclera é uma camada de fibras elásticas e colágenas I. A face interna esta voltada para a coroide, separadas apenas por uma camada de tecido conjuntivo frouxo e uma lamina supracorioidea.
• Limbo: junção entre a esclera e a córnea. (epitélio sup. da córnea continuo com a conjuntiva.
• Córnea: um pouco mais espessa que a esclera, transparente, sem vasos, rica em terminações nervosas. A córnea é um dos poucos órgãos que podem ser transplantados sem risco de rejeição (falta de vasos sanguíneos e linfáticos). Contem 5 camadas:
1- Epitélio da Córnea, com cels ricas em microvilosidades, conectadas por desmossomos. 2- camada de Bowman, constituída de fibras colágeno tipo I e sem fibras elásticas. Essa camada não tem capacidade de regeneração! É uma membrana basal-Like. Quando a pessoa sofre uma lesão no epitélio da córnea não tem problema, cicatriza, mas na camada de Bowman gera cicatriz! É também uma barreira protetora contra bactérias. São as células fonte do epitelio da córnea. 
3- estroma ou substancia própria é altamente transparente, é muito espessa (90% da córnea) e possui fibras colágenas I e V, que arranjadas dessa maneira conferem transparência, e fibroblastos que as sintetizam. 
4- Membrana de Descemet: membrana basal mais espessa do corpo, contem colágeno tipo VII.
5- endotélio da córnea, que esta virada para o interior do olho revestindo a membrana de Descement, nutrindo-a. Camada única de cels epiteliais pavimentosas, impermeáveis, pois passa ali (câmara anterior) o humor aquoso. Essas cels não se regeneram e se degeneram com a idade, as cels restantes se hiperplasiam para ocupar o local das que morreram.
 
b) Túnica Média = Túnica Vascular (uvea)
a Uvea constitui a camada vascular e (toda) pigmentada do olho, está dividida em 3 partes:
obs: a primeira camada da retina ta em contato com a coroide.
• Coróide: possui três camadas (estroma da coroide, camada coriocapilar e membrana de brunch). A membrana de brunch é a lamina basal dessa túnica pigmentar. A cariocapilar tem capilares fenestrados que nutrem a retina, já o estroma da corioide tem grandes vasos e algumas fibras musculares lisas, neurônios do sistema autônomo e melanócitos. Algumas proteínas, com a idade, podem se acumular na membrana de brunch, que antes era reto vai ficar com outra conformação (Drusa) que altera a conformação das cels receptoras (perda da acuidade visual). 
• Corpo ciliar: é uma dilatação da coroide situada entre a íris e o corpo vítreo, que se projeta em direção ao cristalino. Forma processos ciliares (projeções) que sintetizam o humor aquoso. Possuem fibras da zônula que permitem a acomodação do cristalino, e um musculo ciliar que quando contraído reduz o comprimento do ligamento suspensor do cristalino.
• Íris: tem 4 camadas. A primeira camada é a limitante externa formada por fibroblastos e melanócitos estrelados, a segunda é o estroma que tbm tem melanocitos e fibroblastos, a terceira é o musculo dilatador e o esfíncter da pupila (que está no estroma) e a quarta é a camada limitante interna que é pigmentada. Quem da a cor do olho é a íris, quanto mais melanocitos mais escuro é o olho. Em qualquer um desses lugares pode haver uma infecção (uveíte) causada por vírus, e se pegar a camada media pode acometer tbm a córnea.
c) Túnica Interna = Túnica Fotossensível
A retina sensorial é formada por 9 camadas de neurônios e 1 de epitélio pigmentar.
• Retina não sensorial
- Características morfofuncionais da célula pigmentar da retina: a primeira camada é um epitélio cubico simples pigmentado que reveste o corpo ciliar, processo ciliar e a região posterior da íris.
• Retina sensorial
- É onde ocorre a visão com maior nitidez. Tem 9 camadas. 
- Os axônios das células ganglionares formam o Nervo óptico. 
- A segunda é a camada de fotorreceptores (neurônios: cones e bastonetes) que despolarizam e vão fazendo sinapse com as outras camadas. Neurônios de condução e depois de associação. As fotorreceptoras interagem com o ep. Pigmentar.
A região de fóvea só tem cone!
Descolamento de retina: ep. Pigmentar e fotorreceptores se dissociam. Traumas e infecções podem causar isso
 – Características morfofuncionais dos bastonetes e cones
3 - CÂMARAS DO OLHO
a) Câmara anterior: entre a córnea e a superfície anterior da Iris 
b) Câmara posterior: entre a superfície posterior da Iris ao cristalino (lente).
c) Câmara ou Espaço vítreo: é onde se encontra o corpo vítreo, posteriormente ao cristalino (maior cavidade). 99% do HV é agua e o resto é matriz rica em ac. Hialuronico. Pialócitos são cels que produzem as fibras colágenas e ac. Hialuronico.
4 – HUMOR AQUOSO
Trajetória do humor aquoso: câmara posterior para a câmara anterior (através da pupila). Da câmara anterior vão para a rede trabecular e depois canal de schlemm, e posteriormente para as veias aquosas que estão atrás da esclera. 
A PRESSÃO OCULAR É CONSTANTE 23! Mais que isso é glaucoma! 
Obs: o canal de schlemm não esta em contato direto com a rede trabecular.
 
5 – CRISTALINO
 É uma lente biconvexa muito transparente, elástico. A nutrição é via humor aquoso (HA) e humor vítreo (HV). Sua composição é agua e proteína. Na fase embrionária as células do cristalino vão perdendo seus núcleos (são cels longas) e viram apenas fibras. Mas elas produzem proteínas importantes: Filensina e Cristalinas (alfa, beta e gama) que ficam solúveis no cristalino. Na idade avançada ou diabetes essas proteínas tornam-se insolúveis e tornam o cristalino opaco (CATARATA). 
5.1- Acomodação visual
Para olhar de perto: cristalino arredondado. O musc. Ciliar contrai-se, o corpo ciliar, com as fibras da zonula inseridas movem-se para perto do cristalino, a tensão é reduzida e o cristalino torna-se mais arredondado.
Para olhar de longe: forma mais alongada. O musc. Ciliar relaxa, o corpo ciliar com as fibras da zonula inseridas, afasta-se do cristalino, aumentando a tensão nas fibras da zonula, o que torna o cristalino mais achatado.
6 – PÁLPEBRA: protege e lubrifica a córnea
 
a) Pele (ep. Pavimentoso estratificado queratinizado) possui as glândulas lacrimais de Krause, no fórnice conjuntival, e de Wolfing, acima da placa tarsal. As glândulas sudoríparas estão na parte externa da pálpebra. 
b) Músculo orbicular do olho (promove o piscar)
c) Placa tarsal – tec. Conj. denso fibroelastico, com glândulas sebáceas (de meibomius) secretoras de lipídeos que retardam a evaporação da lagrima.
d) Conjuntiva 
Obs: A gland. sebácea de Zeis está associada aos cílios.
Com a idade, o ressecamento da córnea torna o olho mais suscetível a infecções.
7 - APLICAÇÃO CLÍNICA7.1 - Enfermidades da Córnea: Abrasão da córnea (perda do epitélio anterior da córnea, com rápida regeneração), Lesão na membrana de Bowman (forma cicatriz opaca que reduz a acuidade visual).
7.2 - Transplante de Córnea: 90% de sucesso devido a desprezível ou ausente expressão de MHC calsse II nesse tecido, além de a mesma secretar fatores imunossupressores que inibe a ativação de linfócitos T e complemento. As células expressam o ligante do FAS, que protege o olho do dano mediado por células, por eliminação das células em apoptose. São raras as células APC na córnea, além de ser avascular e não possuir vasos linfáticos. 
7.3 – Glaucoma: No GLAUCOMA de ângulo fechado nem chega na rede trabecular. O de ângulo aberto passa pela rede, mas não pelo canal de schlemm.

Outros materiais