Buscar

metodo de descartes, maieutica, dialetica e da logica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO AMERICANA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO RURAL E SEGURANÇA ALIMENTAR- DRUSA.
ANA CAMILA DE AZEVEDO DE CAMPOS
MÉTODO DE DESCARTES; DA MAIÊUTICA (SÓCRATES); DIALÉTICO (PLATÃO) E O DA LÓGICA (ARISTÓTELES).
Foz do Iguaçu
2017
EXPLIQUE O MÉTODO DA MAIÊUTICA DESENVOLVIDO POR SÓCRATES
Uma explicação, fora do texto publicado, que é muito interessante é a da Ana Lucia Santana, onde a mesma diz: 
(...) É famosa sua frase “Conhece-te a ti mesmo”, que dá início à jornada interior da Humanidade, na busca do caminho que conduz à prática das virtudes morais. Através de questões simples, inseridas dentro de um contexto determinado, a Maiêutica dá à luz ideias complicadas. (...)
Disponível em “Filosofia com café” 
Ou seja, antes Sócrates buscava sempre a verdade com a consciência de que não sabemos tudo. É como a verdade absoluta... Como que você pode “saber” o que é a verdade absoluta sendo que você não sabe o que é a verdade em si? Logo, se você está duvidando disso tudo, você está pensando. Se estiver pensando, existe: “penso, logo existo”. Ele diz que devemos duvidar de tudo e encontrar a verdade pela nossa razão. Assim ele “conclui” tudo isso tendo como exemplo ele mesmo. “O conhecimento não deverá ser construído a partir das certezas externas, sempre falíveis, mas sim da única certeza exata” (PROENÇA, A. F. 2010). 
Já no texto, ele não abrange toda essa parte citada acima, mas sim sobre as indagações. Sócrates continuava buscando a verdade, perguntando várias vezes até ele conseguir uma resposta e se “contentar” com aquela, para que ele diga que achou uma definição, sendo assim ele continua buscando, e essa sequência pode não ter fim, porque na verdade onde seria o fim? No caso, em uma definição exata, mas como vamos saber qual é a definição exata sendo que não sabemos como isso pode ser definido? 
EXPLIQUE O MÉTODO DA DIALÉTICA DESENVOLVIDO POR PLATÃO
Todo aquele processo da maiêutica, que era de interrogação foi pelo Sócrates, mas logo depois vem Platão. Ele concorda ainda que se deve interrogar, e nesse período de interrogação surgem novos debates, novas ideias, novos argumentos, novas críticas, e onde surge tudo isso é conversando. E é isso que ele chama de dialética.
Para o Platão, tem duas fases a dialética, a primeira fase é a fase que você pensa de modo grosseiro e na segunda parte é quando você começa a pensar em algo que se encaixe com o pensamento da primeira, mas que não fique grosso.
Ele coloca toda essa primeira forma como um conto. Nesse conto ele diz que antes de as pessoas virem pra cá, elas eram de um lugar celeste, onde era tudo muito diferente, era um mundo onde não tinha odor, não tinha coisas sólidas, era o que conhecemos como mundo das ideias. E nesse mundo das ideias, é que estavam esses pensamentos da primeira fase, mas que agora que estamos em nossos corpos, não nos lembraríamos, então ele acreditava que se interrogasse direito e várias vezes a pessoa lembraria. Seria como, pegando um exemplo dos dias atuais, uma terapia, onde você vai tentando se lembrar de coisas do passado, e para lembrar alguém vai te fazendo perguntas, é como ir seguindo algo, um bolo de linha até achar o final, onde estaria as ideias. 
EXPLIQUE O MÉTODO DA LÓGICA DESENVOLVIDO POR ARISTÓTELES
O Aristóteles pegou a dialética e meio que “aperfeiçoou” que por fim acabou dando uma “atualizada”, ele colocou um campo da lógica. Ele usava o pensamento racional, a partir do pensamento racional que “saiu” do lugar, pois com isso ele foi indo mais além. Isso seria como o suposto bolo de linha citado anteriormente, porém para ir dando continuidade até achar o fim, o Aristóteles não ficou naquele campo de ideia, e sim em outro: usando a lógica. Fazendo isso, usando dessa forma, é o que ele chama de método da filosofia. 
EXPLIQUE O MÉTODO DE DESCARTES
Como chegar a intuição indubitável? Agora já não importa mais a primeira fase e sim a segunda. Essa forma para você chegar ao caminho da intuição é que interessa. Fica a dúvida se é a partir das dúvidas, a partir dos próprios questionamentos, ou a partir de qualquer algo que simplesmente deixe-nos confusos, ou indo mais raso: simplesmente e grosseiramente (talvez) apenas procurando? Porque se for isso, já temos, pois só tentando saber já ficamos com tudo isso, dúvidas e mais dúvidas, ficamos perguntando para nos mesmos e até mesmo “simplesmente procurando”.

Outros materiais