Buscar

Folder

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Apresentação
Os riscos ocupacionais (RO) que estão sujeitos o pessoal da equipe de enfermagem têm sido objeto de estudo de muitos pesquisadores, dada a relevância do tema, e pelas repercussões pessoais, sociais e econômicas que esses eventos trazem para os trabalhadores,
A enfermagem exerce papel central e de grande importância no atendimento ao paciente/cliente, estando assim exposta aos fatores de riscos, acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, entre outras situações, pelo fato de permanecer maior parte de seu tempo ao lado do cliente e em contato íntimo com a insalubridade ambiental.
Consideram-se riscos ambientais os agentes físicos, químicos e biológicos existentes no ambiente de trabalho, que, dependendo da sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição e são capazes de causar danos à saúde dos trabalhadores e riscos ocupacionais todas as situações de trabalho que podem romper o equilíbrio físico, mental e social das pessoas, e não somente as situações que originem acidentes e enfermidades.
Objetivo
A equipe de enfermagem no desenvolver de suas atividades diárias está exposta a alguns riscos dentre eles os químicos, físicos, mecânicos, biológicos, psicoergonômicos e de acidentes. Os riscos ocupacionais se originam de atividades insalubres levando esses profissionais a uma exposição intensa aos perigos presentes no ambiente de trabalho, ocasionando efeitos adversos à saúde desse trabalhador, como doenças e acidentes de trabalho. Esses riscos podem comprometer o desenvolvimento das ações laborais e desencadear problemas para toda a equipe de saúde. Portanto este artigo trata-se de um estudo bibliográfico, cujo objetivo foi identificar os principais riscos ocupacionais aos quais estão expostos os trabalhadores de enfermagem no ambiente hospitalar; verificar causas e medidas prevenções no combate aos ricos ocupacionais e retratar a biossegurança e a CIPA, como agente preventivo.
Programação
Local: Faculdade Regional de Filosofia Ciências e Letras de Candeias.
Data: 24 a 28 de abril de 2017.
Horário: 19 h. Auditório da Faculdade.
Curso: Bacharel em Enfermagem 3º Semestre
Alunas:
GESSICA NEPOMUCENO 
JACIENE SILVA 
MANOEL GOMES 
MARICELMA DAMÁSIO 
SARAJANE CARVALHO 
THAMILIS REGIA

Outros materiais

Outros materiais