Buscar

aulaADM COMEX IMP.EXP ifsp (2)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FAD
Cursos: Administração
Disciplina :Fundamentos do Comércio Exterior 
Professor: Francisco de Assis Cardoso
COMÉRCIO INTERNACIONAL – IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO
IMPORTAÇÃO
Se importarmos, geraremos desemprego. Se produzirmos geraremos emprego. Então porque importar?
Em decorrência das diferenças geográficas, os países tem suas produções em função de custo menor. Em determinado momento, é mais conveniente importar determinado produto especifico e exportar o produto que produzimos.
A importação ainda pode também ser conveniente, quando a pais comprador adquire uma mercadoria de alta tecnologia. 
Nas importações mundiais, aproximadamente 80% são mercadorias e 20% de serviços, sendo metade das importações realizadas pelos países desenvolvidos, mais a China.
 Zonas Franca 
Área geográfica, onde haverá benefícios fiscais e aduaneiros para mercadorias estrangeiras ali ingressadas. 
Para efeitos fiscais, as zonas francas são consideradas fora do território aduaneiro da pais. É portando uma área de livre comércio exterior.
Os impostos são pagos somente se a mercadoria estrangeira sai da zona franca para ser internado no próprio pais.
A criação das Zonas franças tem por objetivo estimular o comércio e, consequentemente, desenvolver a região.
Benefício das zonas francas para os importadores 
Diminuição do capital de giro: a diminuição do capital de giro decorre do fato de que a mercadoria procedente do exterior é depositada na zona fraca por conta do exportador, sendo que importador poderá ir comprando quantidade pequenas.
Posse imediata da mercadoria: o importador não precisa esperar despacho da mercadoria do exterior para o destino, porque a mercadoria já está no pais.
 Benefício das zonas francas para os exportadores 
Facilita a distribuição da sua mercadoria no exterior e permite melhor aproveitamento do transporte, visto que os mesmo voltam lotados, reduzindo o frete.
A zona franca promove o desenvolvimento e gera emprego.
 ZONA FRANCA DE MANAUS – ZFM
Criada em 1967, com estabelecimento de incentivos especiais, com isenção de impostos sobre importação de insumos, bens de produção entre outros, estes benefícios foram garantidos nas disposições transitórias da constituição de 1988, por 25 anos, já prorrogadas, e em 2014 foi prorrogada até 2073.
Aspectos positivos: incorporação da Amazonia ao Brasil, aumento do emprego, com consequente aumento da população e aumento da produtividade da indústria ali implantada.
Aspectos negativos: a ocupação da Amazonia pode ser predatória, aumento da população pode tornar condições de vida precária, hoje a ZFM está muito voltada para o mercado interno e os produtos não são competitivos com os produtos estrangeiros.
IMPORTAÇÕES BRASILEIRAS 
Segundo Organização Mundial do Comércio, as importações brasileiras tem crescido, embora mantenha uma posição modesta em termos do mercado global. Desde de 2004, tem se mantido em um patamar abaixo de 1% de participação no comércio e mantém posição entre 22º e 25º importador, basicamente a mesma posição em termos de exportação.
 
EXPORTAÇÃO
Devemos exportar? Não vai faltar produto para o consumo interno? A falta de mercadoria e serviços, pode ser decorrente de causas conjunturais e estruturais 
Conjuntural: ocorre eventualmente, por fatores temporários e que provavelmente não se repete. Se deixarmos de exportar para atender o mercado interno, corremos o risco de perder compradores que irão procurar outras fontes de abastecimento.
Estrutural: insuficiência de oferta de bens e serviços em relação a demanda, gerando desequilíbrio. O desequilíbrio pode ser decorrência de: guerras, fenômenos meteorológicos ou aumento da população.
Condições e providências para o crescimento das exportações: Atrair investimentos, redução de impostos, redução de juros e incentivos para a compra de equipamentos e segurança ao capital estrangeiro investido.
Outros fatores que contribuem para as exportações: melhor capital humano e mudanças dos regimes econômicos. 
Exportações e a geração de riqueza 
Segundo estudos do Banco Mundial, o comércio mundial mais equitativo, com menos barreiras impostas pelos países desenvolvido, é mais eficiente na geração de riqueza, do que ajuda financeira aos países pobres. 
Exortação gera emprego, renda, divisa e amplia a participação do pais no mercado mundial.
A não tributação dos produtos para exportação, diminui os seus custos tornado-os mais competitivos no mercado internacional.
DRAWBACK: importação de matérias primas, com isenção de impostos, com a finalidade de promover as exportações. Pode ser por:
 Suspensão – O exportador apresenta plano de importação conjugada com exportação. 
Isenção – exportação realizada sem o beneficio da suspensão de impostos, requerendo posteriormente isenção de imposto para repor estoque de matéria prima utilizada na exportação.
Restituição – o exportador solicita restituição de matéria prima já tributada.
Zonas de processamento de exportações - ZPE
Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs): área geograficamente definida, que gozam de benefícios fiscais, como se estivesse produzindo no exterior.
Vantagens das ZPEs: benefícios fiscais e aduaneiros para o empresário e geração de emprego e de divisas para o pais.
A participação das exportações brasileira no comércio mundial é bastante inexpressiva, tendo crescido nos últimos tempos e alterado a pauta exportação. 
Motivos da baixa participação do Brasil no comércio mundial e problemas que afetam as exportações: Burocracia aduaneira, custos portuários e estradas ruins, tributação e falta de financiamento às exportações. 
O crescimento das exportações brasileiras foi motivado principalmente pelo setor agrícola. 
E importante destacar que a produção de produtos com valor agregado, gera emprego interno ao invés exporta –lo, como normalmente acontece coma exportação de matérias prima.
As exportações brasileiras foram afetadas pelas normas e regimes cambiais, que tem sofrido alteração deste Getúlio Vargas.
As exportações mundiais tem crescido mais do que o PIB das nações. 
As exportações de serviços, de rendas, transferências unilaterais e o movimento de capitais, completam o comércio mundial. 
Na exportação de serviços temos: turismo, transporte, seguro, serviços financeiros, royaltes entre outros.
Nas outras transações internacionais, temos a transferências unilaterais e o movimento de capitais autônomos como os principais aspectos de exportação.

Outros materiais