Buscar

Blog agenda 12

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1. Visite sites comentados na entrevista que você acompanhou no início da agenda, e verifique que tipos de incentivo, informações ou apoio eles oferecem a um futuro exportador:
a. BrazilTradeNet - www.braziltradenet.gov.br
· BraZiltradeNet:
Sobre este tema a pesquisa elaborada o BrazilTradeNet, foi de grande valorosidade devido a quantidade de benefícios que este oferecer vejamos alguns tópicos:
· Inclui o aumento da Produtividade, quando uma empresa começa a exportar, sua produção aumenta isso ocorre devido à redução da capacidade ociosa existente, que é obtida por meio da revisão dos processos produtivos, com o aumento da produção, entre outras vantagens para a empresa, aumenta, também, a capacidade de negociação para a compra de matéria-prima. Com isso, o custo da fabricação das mercadorias tende a diminuir, tornando-as mais competitivas e aumentando a margem de lucro. 
· Melhora da qualidade do produto, que por sinal é outra vantagem valiosa já que engloba a melhoria do produto e com isso tende a aumentar, desde que a empresa se adapte às exigências do mercado ao qual se destina, o que a obriga a aperfeiçoá-lo.
· Vantagens também, oferecidas pelo BrazilTradeNet são:
· Diminuição da carga tributária uma forma de compensação de recolhimento de impostos 
· IPI – Os produtos exportados não sofrem incidência do Imposto Sobre Produtos Industrializados;
· ICMS – O Imposto Sobre circulação de Mercadorias e Serviços não incide sobre operações de exportações;
· COFINS – As receitas decorrentes da exportação, na determinação da base de cálculo da Contribuição para Financiamento da Seguridade Social são excluídas;
· PIS – As receitas decorrentes da exportação são isentas da contribuição para o Programa de Integração Social;
· IOF – As operações de câmbio vinculadas à exportação (serve também para outros bens e serviços) têm alíquota zero no Imposto sobre Operações Financeiras, ir para desoneração tributária das exportações. 
· Melhoria da empresa 
· Geralmente, quando uma empresa passa a exportar ela obtém melhoras significativas, tanto dentro da empresa (novos padrões gerenciais, novas tecnologias, novas formas de gestão, qualificação da mão de obra, agregação de valor à marca) quanto fora (melhoria da imagem: frente a clientes, fornecedores e concorrentes).
· Ao tornar-se uma empresa exportadora, a sua imagem muda. O seu nome e a sua marca passam a ser uma referência em relação à concorrência, e ela passa a ser vista como uma empresa de produtos de qualidade.
· Os compradores no exterior são bastante exigentes, e tanto os clientes quanto os fornecedores sabem que a empresa que está exportando consegue colocar seus produtos no exterior graças ao seu esforço em se tornar mais competitiva
· A empresa passa a gerar novos empregos, devido ao aumento da produção, e os funcionários passam a sentir orgulho de trabalhar em uma empresa que exporta seus produtos. 
· Diversificação de mercados, é extremamente importante o conhecimento destes meios facilitadores para iniciar o novo mercado de exportação.
b. Banco de Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - www.bndes.gov.br
· BNDES-
· Este é um grande auxiliar para empreendedores de todos os aspectos, nesta pesquisa alguns benefícios para os novos exportadores são:
· Financiamento de bens e serviços para exportação;
· Linha de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES);
· facilita a produção ou comercialização de bens e serviços pré e pós-embarque.
· O programa BNDS é uma linha de crédito fornecido pelo BNDS, que pode cobrir 100%do valor da exportação de produtos e serviço com índice de nacionalização mínimo de 60%, oque causa assegura a melhora do fluxo de caixa ao fornecer capital de giro para a produção
· Uma das vantagens é o período para o início e fim de quitação de débitos que variam e com isso, o exportador tem até 12 anos para pagamento na modalidade pós-embarque e até 36 meses na pré-embarque, de acordo com a mercadoria, serviço. 
· c. Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX) - www.apexbrasil.com.br
· Apex 
Traz novas tecnologias adaptadas as normas e certificações de mercado que são mais exigentes para a exportação, portanto a APEX interliga este processo e garante que as empresas exportadoras mesmo que iniciantes neste mercado sejam vistas com mais credibilidade, competitividade e qualidade.
d. Sistema Integrado de Comércio Exterior (SISCOMEX) www.receita.fazenda.gov.br/aduana/siscomex/siscomex.htm
· Esta plataforma de exportação é um modelo econômico usado pela primeira vez, e com sucesso por quatro teóricos antigos e sendo assim segue os benefícios mais importantes fornecidos pela SISCOMEX;
· Redução da burocracia. 
· Criação de banco de dados; 
· Digitalização de documentos;
· Controle de operações ilícitas;
· Acompanhamento das operações.
2. Visite o setor comercial de um consulado ou de uma embaixada de um país estrangeiro. Peça informações sobre os produtos que aquele país exporta e pesquise eventuais oportunidades para importar produtos para o Brasil.
· Escolhi fazer uma pesquisa sobre o consolado espanhol onde me identifico muito e a conclusão foi a seguinte:
· CONSOLADO ESPANHOL E SEUS PRODUTOS 
· Lider no ranca de exportação a de automóveis a Espanha acumula (10,2%), produtos feitos a partir do petróleo, peças de veículos e medicamentos; importa petróleo bruto (8% do total das importações), automóveis e partes de veículos, medicamentos e gás de petróleo.
· Podemos dizer que a Espanha foi o se igualando com o ano de 2020 no quesito exportações do Brasil para a Espanha. 
· A sendo a Espanha o país consideradamente uma das principais economias da Europa.
· Inclusive, ela se encontra em quinto lugar entre as potências da Europa. Basicamente, a Espanha se destaca na exportação de veículos, calçados, construção naval, indústria siderúrgica, química e têxtil.
· As exportações brasileiras para a Espanha são basicamente de commodities e produtos ligados ao agronegócio e tem agregado valores técnicos na cadeia produtiva e não, propriamente no produto, como no caso do complexo soja.
· A Espanha ocupa uma posição geográfica privilegiada para o desenvolvimento da atividade de comércio exterior.
3-Visite ainda o site do Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias de seu Estado e também o SEBRAE local. Verifique que informações interessantes você pode registrar no seu blog para completar o que aprendeu nesta agenda.
· SEBRAE LOCAL.
· Em minha cidade a pesquisa foi embasada através de contatos via telefone e sites da região.
· Esta é uma plataforma que auxilia na ampliação e exportação uma forma de expandir o negócio, cruzando fronteiras.
· É especialista em planejamento estratégico de vendas nacionais e internacionais aconselhando um profundo conhecimento no mercado escolhido.
· Conhecimento de mercado;
· Definições de preços para exportações;
· Negociações;
· Exportações;
· Tipos de Canais;
· Negociando a exportação;
· transporte e pagamento;
· Exportação de produtos;
· Preparando a documentação;
· Exportação de produtos;
· Despacho e embarque de mercadorias;
· Exportando serviços.
· Fontes de pesquisas
 https://www.fazcomex.com.br/blog/exportacoes-brasileiras-para-a-espanha/
https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline/exportacao-seu-negocio-cruzando-fronteiras,1ad0b8a6a28bb610VgnVCM1000004c00210aRCRD
https://www.googleadservices.com/pagead/aclk?sa=L&ai=DChcSEwigj8_Wr-3zAhWGDZEKHW7bCcUYABABGgJjZQ&ae=2&ohost=www.google.com&cid=CAESQOD2J09PCh18YdVuYRTrJg-R-HBUwVui4UADrcm7zf0Kbz1t6n2rKrJfGQC3VHTbnge2vAY3zDNsnHoB_AS37_A&sig=AOD64_1yeNl85Bpuo__Xazus9oxRtAUulw&q&adurl&ved=2ahUKEwii4cfWr-3zAhXCGLkGHXd4DgoQ0Qx6BAgGEAE
https://www.cnabrasil.org.br/assets/arquivos/estatico/Por-que-Exportar-Apex-Brasil.pdf
http://www.investexportbrasil.gov.br/
http://siscomex.gov.br/aprendendo-a-exportar/por-que-exportar/alguns-beneficios-decorrentes-das-exportacoes/

Continue navegando