Buscar

Lista de Exercícios sobre Vetores e (Forças - Lei de Newton)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Lista de Exercícios Vetores e Forças (para AV1 até questão 5 )
1) Um projétil é lançado com uma velocidade de módulo 20 m/s e formando com o plano horizontal um ângulo de 60°. Calcule os componentes horizontal e vertical da velocidade.
2) Dois corpos A e B se deslocam segundo trajetórias perpendiculares, com velocidades constantes, conforme está ilustrado na figura adiante. 
 As velocidades dos corpos medidas por um observador fixo têm intensidades iguais a: VA = 5,0 (m/s) e VB = 12 (m/s). Quanto mede a velocidade do corpo A em relação ao corpo B? 
3) Uma partícula está sob ação das forças coplanares conforme o esquema abaixo. Qual a resultante das forças em Newtons?
4) Os módulos das forças representadas na figura são F1 = 30N, F2 = 20 N e F3 = 10N. Determine o módulo da força resultante:
5) Três forças, de intensidades iguais a 5 N, orientam-se de acordo com o esquema abaixo.
Determine o módulo da força resultante.
6) Na figura, o bloco A tem uma massa MA = 80 kg e o bloco B, uma massa MB = 20 kg. São ainda desprezíveis os atritos e as inércias do fio e da polia e considera-se g = 10m/s2. Qual o módulo da força que traciona o fio?
7) Os corpos A e B são puxados para cima, com aceleração de 2,0 m/s2, por meio da força , conforme o esquema a seguir. Sendo mA = 4,0 kg, mB = 3,0 kg e g = 10 m/s2,qual a força de tração na corda que une os corpos A e B , em N. 
8) Dada a figura ( sem atrito )
Determine:
a) a aceleração do conjunto; 
b) a força que o bloco A exerce sobre o bloco B.
9) Uma corda de massa desprezível pode suportar uma força tensora máxima de 200N sem se romper. Um garoto puxa, por meio desta corda esticada horizontalmente, uma caixa de 500N de peso ao longo de piso horizontal. Sabendo que o coeficiente de atrito cinético entre a caixa e o piso é 0,20 e, além disso, considerando a aceleração da gravidade igual a 10 m/s2, determine:
      a) a massa da caixa; 
      b) a intensidade da força de atrito cinético entre a caixa e o piso; 
      c) a máxima aceleração que se pode imprimir à caixa. 
10) Um bloco de madeira pesa 2,0 . 103N. Para deslocá-lo sobre uma mesa horizontal, com velocidade constante, é necessário aplicar uma força horizontal de intensidade 1,0 . 102N. Qual o valor do coeficiente de atrito dinâmico entre o bloco e a mesa.

Continue navegando