Buscar

Lista 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Física III – Profa. Andréa Cristina S. de Jesus (andreacsj@fc.unesp.br) 
1ª Lista de Exercícios
1. Quantos elétrons teriam que ser retirados de uma moeda eletricamente neutra para deixá-la com uma carga de + 1,0 x 10-7 C?
2. Duas esferas separadas por uma distância igual a 20,0 cm possuem cargas iguais. Quantos elétrons, em excesso, devem estar presentes em cada esfera para que o módulo da força de repulsão entre elas seja igual a 4,57 x 10-21 N?
3. Na figura abaixo, a carga q1 = +25 nC está na origem, a carga q2 = -15 nC está no eixo x em x = 2,0 m e a carga carga +q0 = +20 nC está no ponto x=2,0 m e y=2,0m. Determine a intensidade, direção e sentido da força elétrica resultante em q0.
4. Seja um condutor em forma de anel com raio a possui carga Q distribuída de maneira uniforme conforme a figura. a) determine o campo elétrico em um ponto P situado sobre o eixo do anel a uma distância x do seu centro b) Qual o valor do campo elétrico no centro do anel? c) Qual o valor do campo elétrico para x >>> a?
5. Um bastão fino de comprimento L e carga Q está uniformemente carregado e tem densidade linear de cargas igual a λ = Q/L. Determine o campo elétrico no ponto P, onde P é um ponto posicionado arbitrariamente. 
6. Explique o funcionamento de um forno microondas, considerando o estudo sobre dipolo elétrico.

Outros materiais