Buscar

Potfólio de Metodologia de Geografia

Prévia do material em texto

Nomes: Luciandra Wilmsen da Rosa - RU 1067946
Nair Maria Thums Weis - RU 1174993
Renadi Boddenberg Capeletti - RU 90395
Tatiele Caroline Francener - RU 1218899
Polo: Centro Universitário Uninter 
Data: 14/08/2017
Tecnologia a serviço da inclusão de deficientes visuais na escola
Softwares especializados facilitam a aprendizado de estudantes cegos.
Segundo dados do Censo Escolar 2008/2009, feito pelo Inep/ MEC, mais de 55 mil alunos tem deficiência visual no país. Desse total, 51.311 são chamados estudantes com baixa visão e 4.604 são cegos. Para estudar, seja na escola regular ou escola especial, eles contam com um grande aliado: a informática. 
São softwares desenvolvidos para atender a realidade desse público, o que facilita e muito no aprendizado, o aplicativo pode ser utilizado em todas as disciplinas e faz a inclusão desses alunos com deficiência visual. O aplicativo foi desenvolvido para todos os alunos com deficiência visual de qualquer faixa etária. 
José Franciso (na foto à esquerda), capacita alunos do IBC (Foto: Divulgação)
A informática adaptada para o deficiente visual tem três tipos de programas: os leitores de tela, os ampliadores de tela e os digitalizadores de texto. Os leitores de tela tem função de ler tudo o que está na tela do computador, seja texto, access, power point, linguagem de programação, e-mail, MSN, etc. 
Os ampliadores são bons para os chamados de baixa visão, com o aplicativo amplia os ícones, as imagens, as letras e cria contrastes, facilita a leitura de quem tem a patologia da baixa visão, ou seja, não é totalmente cego. Já os digitalizadores transformam textos em sons. 
O aplicativo de Softwares tem como objetivo de facilitar o aprendizado do aluno, para que assim o mesmo possa superar seus limites e dificuldades diante das barreiras que iram surgir perante a sociedade e ao mundo que o cerca.
“Uma pessoa com deficiência não é uma pessoa doente! 
A deficiência somente impõe, em casos específicos, a necessidade de adaptações. “
O aplicativo Software e as outras tecnologias que vem sendo criados pelos profissionais da educação podem ser utilizadas não somente para as escolas especiais. Podem também fazer a inclusão do aplicativo nas escolas regulares, assim os outros alunos vão observar e ter a noção de que tudo na vida tem uma solução, e que todos tem seu lugar no mundo, capazes de alcançar seus objetivos, não fazendo ou diminuindo a diferença no aprendizado, levando com o auxílio das tecnologias se tornarem profissionais com capacidade plena para exercer a profissão que almeja, sem fazer diferença com a sua capacidade visual.

Continue navegando