Buscar

RESUMO APOSTILA 3 EC4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DISTÚRBIOS NEUOROLÓGICOS
ESCLEROSE MÚLTIPLA -> é uma doença desmielinizante inflamatória que causa a destruição progressiva das bainhas de mielina dos neurônios do SNC. Afeta mais as mulheres do que os homens. É uma doença auto imune.
Manifestações clínicas-> Fadiga, fraqueza, dormência, déficit de coordenação, perda de equilíbrio, distúrbios visuais, perda de reflexos abdominais, disfunções sensoriais, cognitivas e psicossociais.
Complicações-> Úlceras por pressão, pneumonias, constipação, infecção urinária, etc,...
Avaliação diagnóstica-> LCR para pesquisa de anticorpo IgG anormal/TC ou RM p/ evidenciar distorções, atrofia cerebral/ Histórico, exame físico, testes neuropsicológicos.
Tratamento-> Corticosteróides, Interferon (reduz freqüência e gravidade de recidivas), tratar disfunção vesical, fisioterapia, cuidados gerais.
Cuidados de enfermagem -> Promover mobilidade física, Prevenir as lesões, Estimular o controle vesical, Controlar dificuldades de fala e deglutição.
SÍNDROME DE GUILLAIN-BARRÉ -> Distúrbio degenerativo, pode ser de natureza aguda ou crônica que envolve nervos periféricos e cranianos.Sua etiologia não é clara, porém é associada com mecanismo auto-imune precedido de algum quadro infeccioso viral (respiratório ou gastrintestinal).
Manifestações clínicas -> Parestesias, fraqueza muscular, discinesia, déficit no campo visual, orofaríngeo, dificuldade de deglutir, disfunção autônoma, comprometimento de reflexos tendinosos, comprometimento ventilatório... (função cognitiva e nível de consciência geralmente preservados).
Diagnóstico-> LCR com contagem anormal de células/ TC /Histórico e testes neuropsicológicos.
Tratamento-> Monitorizar SV, suporte de O2, monitorizar ECG, manter permeabilidade VA, fisioterapia, plasmaferese.
Complicações Graves -> Insuficiência respiratória, Arritmias cardíacas, embolia pulmonar..
Apresentação clínica -> Parestesia; Fraqueza muscular evoluindo para tetraplegia; Paralisia dos músculos oculares, faciais e orofaríngeos;Ptose;Distúrbios vasomotores;Reflexos tendinosos ausentes ou diminuídos; Insuficiência respiratória.
Cuidados de enfermagem -> Avaliar e manter a função respiratória; Avaliar e manter função cardiovascular; Reduzir efeitos de mobilidade; Promover Suporte nutricional; Melhorar a comunicação; Aliviar medo e ansiedade.
MENINGITE -> febre, cefaléia de vômitos, temperatura acima de 37.8º, rigidez de nuca, Sinal de Brudzinski, Sinal de Kernig. 
MENINGITE BACTERIANA -> o tratamento deve ser o mais rápido possível, pois a doença pode levar a morte ou a seqüelas neurológicas graves. Na impossibilidade de se conhecer o agente etiológico, o tratamento empírico deve ser feito com uma cefalosporina de terceira geração mais vancomicina. Para bactérias conhecidas, o tratamento mais usado é o seguinte: Penicilina G 24 milhões de unidades ou ampicilina 12g ou ceftriaxona 4 g ou cloranfenicol.
MENINGITE VIRAL -> não há tratamento específico, mas essas tendem a ser infecções menos graves e auto-limitadas. Provocadas pelos Vírus Herpes simplex e vírus varicela zoster
Tratamento -> aciclovir , líquidos, repouso absolutoe analgésicos.
DOENÇA DE PARKINSON -> é um distúrbio neurológico do movimento, com progressão lenta, sendo a forma mais comum da doença: a degenerativa
Fatores causais -> porém estudos apontam como fatores causais: a genética, aterosclerose, acúmulo de radicais livres de O2, infecções virais, TCE, uso contínuo de antipsicóticos, e exposição ambiental.
Fisiopatologia -> Comprometimento dos tratos extrapiramidais que controlam os movimentos corporais complexos. 
Manifestações clínicas -> tremor, rigidez, bradicinesia.
Sinais e sintomas -> tremores da mão e da cabeça, ato de babar ,fala lenta...
Tratamento farmacológico -> antiparkinsonianos.
Principais drogas empregadas-> Levodopa,Anticolinérgicos (rigidez e tremores),Agentes ativirais (rigidez, tremor e bradicinesia),Agonista da dopamina,Antidepressivos.
DOENÇA DE ALZHEIMER -> Distúrbio degenerativo caracterizado pela demência com prejuízo progressivo da memória, função cognitiva, linguagem, julgamento e capacidade de autocuidado. É uma desordem do Sistema Nervoso Central de caráter degenerativo. Compreende-se que a patologia afeta o desempenho funcional e social do individuo em consequência da lesão neuronal que ocorre no córtex cerebral, que implica na perda cognitiva e motora.
Complicações -> Infecções; respiratórias, urinárias/ Lesões devido a alucinações, confusão e falta de compreensão/ subnutrição devido à falta de atenção às refeições, fome ou falta de capacidade para preparar refeições.

Outros materiais