Buscar

Fundamentos Histórico Teórico Metodológico Prova

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundamentos Histórico Teórico Metodológico Prova
A razão calculadora de Copérnico, Kepler, Galileu, Gassendi e outros fez virar terra, os espaços se ampliaram ao infinito e a humanidade se transformou em um mero episódio da História do Mundo. A partir da citação acima, é CORRETO afirmar que:
(X) As primeiras iniciativas de produção de conhecimento surgiram com as ciências naturais.
O Serviço Social é uma profissão de caráter sócio-político, crítico e interventivo, que se utiliza de instrumental científico multidisciplinar das:
(X) Ciências Humanas e Sociais.
3- O positivismo foi uma das grandes correntes de pensamento social e, podemos afirmar que essa matriz de pensamento foi dominante no Serviço Social até o início dos anos oitenta. Entre seus principais teóricos, destaca-se:
(X) Augusto Comte e Émile Durkheim
4- Sobre os referenciais orientadores do pensamento e da ação do Serviço Social nos primeiros anos após sua criação no Brasil, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) O Serviço Social tem sua fonte na Doutrina Social da Igreja: tomismo e neotomismo. ( ) O Serviço Social brasileiro está articulado ao ideário norte-americano. ( ) As encíclicas Rerum Novarum e Quadragesimo Anno integram a Doutrina que orientou a ação do Serviço Social. ( ) Mary Richmond foi a principal interlocutora na criação da primeira escola brasileira. Assinale a sequência correta. Assinale a sequência correta.
(X) V, F, V, F
5- Dos conceitos, abaixo, assinale o único que não têm relação com a perspectiva funcionalista:
(X) Intelectual orgânico.
6- A integração é um conceito de extrema importância para os funcionalistas. É obtida:
(X) Pelo consenso, através da difusão de ideias, valores, crenças compartilhados pelos grupos;
7- No momento de sua emersão, o projeto de ruptura aproxima-se da tradição marxista especialmente pelo viés posto pela militância política. Como est6e momento da profissão foi definido por José Paulo Netto?
(X) Perspectiva de intenção de Ruptura.
8- A perspectiva ______________ como referência analítica, que se torna hegemônica no Serviço Social no Brasil a abordagem da profissão como componente da organização da sociedade inserida na dinâmica das relações sociais participando do processo de reprodução dessas relações. (IAMAMOTO, 1982). Assinale a alternativa que complete corretamente a afirmação acima:
(X) Marxista
9- A Fenomenologia propõe a compreensão do ser humano como sujeito, e não mais do objeto, isto é, compreender um comportamento e percebê-lo do ponto de vista da intenção de quem o anima. Com base neste conhecimento, Anna Augusta de Almeida apresenta o que denominou como Metodologia Genérica, cujo o marco referencial é construído a partir dos seguintes conceitos:
(X) Pessoa, diálogo, transformação social.
10- A reatualização do conservadorismo se expressou no surgimento da corrente fenomenológica na profissão. Tal tendência era processada metodologicamente pelo diálogo, como:
(X) Uma forma de troca de experiências entre dois sujeitos.

Outros materiais