Buscar

UNIDADE III - QUALIDADE DE VIDA

Prévia do material em texto

UNIDADE III - QUALIDADE DE VIDA
	Qualidade de Vida é a percepção de bem-estar que reflete um conjunto de parâmetros individuais, sócio-culturais e ambientais que caracterizam as condições em que vive o ser humano (Nahas, 2006).
Parâmetros Individuais
Hereditariedade 
Estilo de vida
Hábitos alimentares
Controle do stress
Atividade física habitual
Relacionamento
Comportamento preventivo
Parâmetros sócio-culturais
Relacionamento interpessoal (redes sociais)
Costumes (sociedade, de um grupo)
Ideologias
Cultura 
Religião
Parâmetros sócio-ambientais
Moradia, transporte, segurança
Assistência médica
Condições de trabalho e remuneração
Educação
Opções de lazer
Meio ambiente
FATORES INTERVENIENTES NAS MUDANÇAS DE COMPORTAMENTO
	
	Para um indivíduo ter uma boa qualidade de vida é fundamental a busca de hábitos saudáveis.
Hábitos saudáveis 
	
	Estes, não devem ser feitos esporadicamente, mas sim com freqüência (para toda vida). A adoção destes hábitos saudáveis tem por objetivos a manutenção da saúde física e psicológica, aumentando a qualidade de vida.
Principais hábitos saudáveis:
Alimentação balanceada, nutritiva e de acordo com as necessidades de cada organismo;
Prática regular de atividades físicas
Atividades ao ar livre e contato com a natureza;
Não ter vícios (álcool, cigarro e outras drogas);
Buscar se envolver em atividades sociais prazerosas e construtivas;
Controlar e, na medida do possível, evitar o estresse;
Valorizar a convivência social positiva;
Estimular o cérebro com atividades intelectuais (leitura, teatro, etc);
Buscar ajuda de profissionais da saúde quando apresentar doenças ou problemas psicológicos.
Obs.: Os quatro hábitos saudáveis que podem salvar uma vida
	Pesquisa americana concluiu que não fumar, não engordar, adotar a dieta do Mediterrâneo e praticar exercícios físicos com frequência são hábitos que, juntos, podem reduzir em até 80% o risco de morte em um período de oito anos.
Promoção de saúde
	A promoção da saúde consiste em políticas, planos e programas de saúde pública com ações voltadas evitar que as pessoas se exponham a fatores condicionantes e determinantes de doenças, a exemplo dos programas de educação em saúde que se propõem a ensinar a população a cuidar de sua saúde. Além disso, incentiva condutas adequadas à melhoria da qualidade de vida, distinguindo-se da atenção primária ou ações da medicina preventiva que identificam precocemente o dano e ou controlam a exposição do hospedeiro ao agente causal em um dado meio-ambiente.
AÇÕES ESPECÍFICAS (PRIORIZADAS) PARA PROMOÇÃO DE SAÚDE 
Divulgação e implementação das PNPS (Política Nacional de Promoção a Saúde)
	
	Promover seminários destinados a divulgação do PNPS, convocar mobilização nacional para o desenvolvimento de ações de promoção de saúde e estimular a inclusão de tema nas grades curriculares nos espaços de formação de profissionais de saúde. 
Alimentação Saudável
	Promover ações relativas à segurança alimentar e nutricional e o cumprimento do Direito Humano à Alimentação Adequada, implementar as diretrizes da Política Nacional de Alimentação e Nutrição, promover alimentação saudável para a população, principalmente no ambiente escolar.
Prática Corporal/Atividade Física
	Apoiar a atividade física existente nos serviços de Atenção Básica, oferecer práticas corporais tanto para comunidade e grupos vulneráveis, oferecer inclusão de grupos de pessoas com deficiência na prática de atividade física, divulgar e estimular a viver saudável e pactuar com os gestores do SUS e outros setores a importância de ações voltadas a um estilo de vida saudável.
Prevenção e Controle do Tabagismo
	Sistematizar ações educativas para a redução da aceitação social do tabagismo e a redução do acesso a derivados do tabaco, promoção de "comunidades livre de tabaco", divulgar as ações com o auxílio da mídia. 
Redução da morbimortalidade em decorrência do uso abusivo de álcool e outras drogas
	Investir em ações educativas, distribuição de material educativo sobre os malefícios do uso abusivo de álcool, promover campanhas municipais, aumentar o investimento de informações vinculadas à mídia quanto aos danos do seu uso abusivo.
Redução da morbimortalidade por acidentes de trânsito
	
	Promoção de discussões intersetoriais que foquem em ações educativas e o apoio a campanhas de divulgação em massa de dados referente a mortes e sequelas provocadas pelos acidentes no trânsito.
Prevenção a violência e estímulo à cultura de paz
	
	Fortalecimento da Rede Nacional de Prevenção da Violência e Promoção de Saúde, capacitar os profissionais de saúde na identificação e encaminhamento adequado  de situação de violência intrafamiliar e sexual e incentivo ao desenvolvimento de Planos Estaduais e Municipais de Prevenção de Violência.
Promoção do desenvolvimento sustentável
	
	Apoio a diversos centros colaboradores existentes no país que possuem iniciativas promotoras de desenvolvimento sustentável, formulação de políticas públicas integradas voltadas ao desenvolvimento e reorientação de práticas de saúde de modo a permitir a interação saúde, meio ambiente e desenvolvimento sustentável. 
	A Promoção da Saúde é uma estratégia para buscar a melhoria da qualidade de vida da população. O seu grande objetivo é compartilhar a gestão do sistema de saúde entre usuários, trabalhadores do setor sanitário e de outros setores e os movimentos sociais.

Continue navegando