Buscar

estruturada filo



Continue navegando


Prévia do material em texto

Olá! Seguem as orientações:
Construção de um texto com a reflexão pessoal sobre as possibilidades e limites da razão, segundo o pensamento de Kant, na produção dos saberes educacionais.
 
      2. Disserte sobre o papel e a finalidade da educação em Kant?
Construção de um texto com a reflexão pessoal sobre as possibilidades e limites da razão, segundo o pensamento de Kant, na produção dos saberes educacionais.
Possibilidades da razão: adquirir conhecimento por meio dda educação, progresso moral,os meios de subsistência, de suas vestimentas, a conquista da segurança externa e da defesa, todos os prazeres que podem tornar a vida agradável, mesmo sua perspicácia e prudência e até a bondade.
Limites: para o filósofo alemão, não existe possibilidade de conhecer objetivamente os conceitos especulativos da razão referentes a metafísica, ou seja, as idéias de Deus, Alma, Mundo, não podem ser apreendidas e computadas pela razão porque elas não passam pelo crivo da sensação, não têm sua existência comprovada através de uma constatação empírica. Kant não nega a possibilidade de que a razão é o melhor caminho para se obter o conhecimento, mas ao contrário de Descartes, ele vê limites para a razão.
      2. Disserte sobre o papel e a finalidade da educação em Kant?
Para Kant é somente a partir da educação que o homem pode alcançar, com plenitude, sua humanidade, pois a educação o “constrói”, fazendo com que ele seja capaz de gozar sua liberdade.  A liberdade plena só pode ser alcançada a partir do momento em que o homem compreende que deve cumprir a lei moral e é capaz de cumpri-la. O papel da educação é aperfeiçoar as disposições que o homem já traz dentro de si referentes a esta lei. O autor considera que a educação deve atender a quatro aspectos imprescindíveis para seu desenvolvimento: a disciplina, a cultura, a civilidade e a moralidade.
Segundo sua classificação a disciplina seria o componente principal da Educação Física que visa impedir que os resquícios de animalidade do homem prejudiquem sua humanidade – uma forma de “domar” sua selvageria. Depois de disciplinado, o homem encontra-se em condições de entrar em contato com os demais aspectos – que unidos constituem o que Kant denominou Educação Prática, também conhecida como educação moral.
Ele defendia que a única saída para o homem era o conhecimento. Afirmava que o homem tinha preguiça de pensar, além de ser comodista. O homem não conseguiria sair da menoridade sozinho. Reforçando que o homem assim como uma criança: cresce e amadurece, tornando-se consciente da força e da inteligência para fundamentar sua própria maneira de agir, sem a doutrina ou a tutela de outrem.
Kant acredita que a educação deve iniciar antes da escola, em casa, com os pais, porém ele critica que muitos pais só pensam em posição social A criança deve aprender a não contrair alguns vícios e que não deve ser muito protegida, pois deve aprender por si própria. É importante pensar neste papel da família em nossos dias, a família tem uma função neste processo que não pode ser repassado para a escola. Pois esta, sozinha, não tem como atuar como deveria, sendo necessário a parceria: escola x pais numa continua interação.
  Em linhas gerais, Kant vê na educação (mais especificamente na educação prática tendo em vista que a educação física está mais relacionada a questão de cuidados para a manutenção do corpo e  na contenção do homem) um passaporte para a perfeição da humanidade. Cada geração se aperfeiçoaria mais que a anterior visando um ideal de perfeição, que segundo o próprio autor, estaria apenas no plano das idéias, porém impulsionaria os homens para que gradativamente – geração após geração – buscassem atingi-lo.
"O homem só pode tornar-se homem pela educação".
“O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele.”
“É no problema da educação que assenta o grande segredo do aperfeiçoamento da humanidade.”
“É por isso que se mandam as crianças à escola: não tanto para que aprendam alguma coisa, mas para que se habituem a estar calmas e sentadas e a cumprir escrupulosamente o que se lhes ordena, de modo que depois não pensem mesmo que têm de pôr em prática as suas ideias.”
"A educação é uma arte, cuja prática necessita ser aperfeiçoada por várias gerações. Cada geração, de posse dos conhecimentos das gerações precedentes, está melhor aparelhada para exercer uma educação que desenvolva todas as disposições naturais na justa proporção e de conformidade com a finalidade daquelas, e, assim, guie toda a humana espécie a seu destino".Kant
No filme "Entre os muros da escola" podemos perceber esse esforço, de que fala Kant, por parte do professor François Marin, de ensinar aos alunos valores morais, bem como a importância de obedecer e raciocinar logicamente, e de se respeitarem mutuamente. Também notamos o equilíbrio do professor entre impor limites necessários aos alunos, mas sem privar-lhes da liberdade de expor seus argumentos, suas opiniões, seus auto-retratos, de participarem dos conselhos de classe e das reuniões de seus pais com o professor.
	TÍTULO DA ATIVIDADE ESTRUTURADA: 
 
	Conhecimento e Educação em Kant através de vídeos e filme
 
 
 
 
 
Educação segundo o filósofo Immanuel Kant
 
 
Imamanuel Kant foi um filósofo iluminista, e de acordo com a teoria da educação kantiniana a disciplina transforma a animalidade em humanidade. Apesar de Kant ter desenvolvido essa teoria ha séculos atrás, ela ainda se mostra atual nos dias de hoje.
A educação dos dias atuais sofre influência direta da classe social, situação econômica e política, provável herança do inicio violento do sistema do capitalismo no mundo, onde a educação perdia suas origens e finalidade.
Segundo a educação katiniana o homem tem que ser “emancipado”, tem que ter autonomia de pensamento, e consciência social quanto aos seus deveres e direitos, ou seja, um ser completo, e que contribui não te forma mecânica para o desenvolvimento da sociedade, mas sim de forma ativa. Atendendo assim, os quatros aspectos do conceito de Kant, disciplina, cultura, civilidade e moralidade.
Na realidade atual a educação vivida tem sido a educação mecânica, onde descarta o ser como um individuo, sem respeitar muitas vezes suas capacidades e limitações, impedindo o desenvolvimento do ser pensante e o interesse pelo aprendizado, podendo levar a uma crise social, gerando desigualdade, pobreza, marginalidade entre outros pontos negativos apontados por Kant.
Somente educação desenvolve a humanidade.
 
 
Bruno César da Cruz Icker Milward
texto 01 da Atividade estruturada
       Kant o filósofo das luzes ,atual ,destaca a capacidade do Homem ,a diferença para o animal mostra a força e a capacidade que muitas vezes nao é percebido ,não somos irracionais ,não somos frágeis ,somos donos de nossas próprias vidas.
       Interessante na minha opinião e destaco sua fala ao dizer que o Homem nasce bom, o convívio e as adversidades do dia a dia é a causa da mudança externa no individuo.Sofremos a intervenção e a mudança na sociedade ,pois ,para existirmos é preciso que vivamos nela.
       É nessa hora que fazemos nossas escolhas seja ela boa ou ruim, independe do local ou da ação que soframos,a escolha do certo ou errado será sempre nossa.
 
 
 
 
 
 
texto 02 da atividade estruturada.
          O filósofo Kant nos mostra bastante atual para o seu tempo ,ele fala da liberdade ,da possibilidade que temos de fazer escolhas ,fala que somos bons ,sinal que para ele quele individuo que se desvia do seu caminho bom, existe uma esperança. Entre as ideias desenvolvidas por ele ,destaco a disciplina. Importante em qualquer etapa na vida ou em qualquer setor, na escola, no trabalho ou no esporte .
          Esse desenvolvimento segundo Kant precisa ser adquirido cedo quando criança, quando sao formados o carater e a personalidade do individuo.
          Por tanto somos responsaveis pelo individuo que esta sendo formado ,a sociedade mais justa e humanitária depende de cada um nós formadoresde opiniao.
 
Professora, boa noite,
Sobre a aula estruturada que fala sobre Kant.
Kant - Iluminismo é quando a humanidade sai da menor idade, a humanidade é como um menor de idade que precisa dos pais para lhe dar autorização, sendo que os pais da humanidade são a Igreja e os Reis que dizem o que é certo e errado.
Iluminismo é o momento que o homem decide o que é certo ou não, independente de concordar com a Igreja ou Estado e decida por si. Todos os homens t~em racionalidade e podem decidir por si.
Na educação Kant prega que o aluno deve aprender a pensar por si só. A educação deixa de ser dada pela Igreja e passa para o Estado. A gente pensa antes de agir.
Entendendo o que é mito: O mito procura explicar os fenômenos naturais, as origens do mundo e da humanidade pela existência de deuses, semi-deuses e heróis. Os povos gregos antigos explicavam fatos que não eram compreendidos na época e justificavam o que ainda não tinha sido descoberto por cientistas. Tanto um mito pode ser explicativo como pode ser simbólico a partir de um acontecimento histórico.
Do mito.. Antigos gregos não sabiam descrever tudo queacontecia, não existia forma para explicar osacontecimentos. Dessa mistura de dúvidas surgiu a‘’existência’’ de deuses para explicar tudo o quetrazia desconfiança, eles eram tidos como respostaspara tudo o que quisessem saber. O mito surgiucomo forma de explicação para o que ocorria e anatureza era divina para os gregos. Passaram aexplicar a chuva, por exemplo, por um deus queficava triste e chorava. Quando tinha raios era porqueoutro estava enfurecido.. deuses do amor,amizade,ninfas ..Tudo era baseado em criaturassobrenaturais para que não houvessequestionamentos. A mitologia foi uma visão de mundo que se formoua partir de um conjunto de narrativas que erampassadas de geração em geração por séculos e quetransmitiam aos jovens a experiência dos mais velhos.
 À razão. Alguns filósofos não confiavam nos mitos equestionaram a realidade. Os pré-socráticosbuscaram então elementos da natureza paraesclarecer os fatos. Os primeiros filósofos buscavam um principiopara todas as coisas. Tales afirmava que tudo vinhada água, enquanto outros utilizaram sua mesmalinha de conhecimento e surgiram com outrosideais. Pitágoras por outro lado dizia que osnúmeros eram o principio de tudo. Surgiu então a filosofia como uma nova ordem depensamento utilizando a razão como modo deexplicar os acontecimentos, visando sempreinvestigar e fazer questionamento para se o obteruma base racional de sabedoria para todos.
Conclusão Portanto, a passagem do mito para a razão foi a mudança de pensamento dos povos que começaram a questionar os mitos e a existência de criaturas sobrenaturais para a utilização do pensamento através da razão como fonte de conhecimento. Acreditar que o mundo fora feito assim do nada era bastante duvidoso, daí os primeiros filósofos buscavam explicações na natureza e tentaram deixar o mito de lado e procurar respostas por um meio mais real e concreto. Surgiu então nessa passagem a filosofia, que é a busca incessante pelo conhecimento e sabedoria, utilizando dessa vez o pensamento racional que visa a verdade.