Buscar

FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Anselmo Rocha Tavares
Kamila L. Barreira Tavares
EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA 
*
*
FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA
*
*
INTRODUÇÃO
Neste portfólio foi analisado Função Social da Escola, a busca por uma educação de qualidade tem motivado educadores e teóricos no esforço de unir teoria e prática, as discussões por uma didática cada vez mais eficiente e que contemple as problemáticas do dia a dia da escola, tem sido o motivador para debates e estudos sobre o assunto.
*
*
FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA
Iniciando a discussão, é importante destacar a diferença entre educação a escola. Em nosso momento histórico, a educação escolar ainda é a principal forma de estabelecimento da construção dos saberes, chegando ao ponto de muitas vezes desconsiderar os conhecimentos adquiridos e vivenciados fora do contexto escolar.
*
*
À escola foi delegada a função de formação das novas gerações em termos de acesso à cultura socialmente valorizada, de formação do cidadão e de constituição do sujeito social;
Os processos de urbanização parecem ter confinado à escola, cada vez mais, a função de formação dos sujeitos, o que a transformou em espaço social privilegiado de convivência e em ponto de referência fundamental para a constituição das identidades de seus alunos.
Independentemente do nível de consciência dos dirigentes e professores das escolas, ela foi, em razão da transformação/restrição do espaço urbano, se constituindo no local privilegiado de convivência de crianças e jovens.
*
*
Paulo Freire teve grande atuação nos movimentos populares estavam atento as discussões educacionais e refletia sobre a educação oferecida naquele momento, a qual deveria ser totalmente revisada, por apresentar-se inorgânica e instrumental para o homem que deveria integrar-se à sociedade brasileira em transformação.
*
*
Cada aluno é único e tem seu próprio ritmo de aprendizagem baseado nas suas experiências anteriores e externas à escola. A escola é o lugar de encontro dessas vivências, de alunos e professores e o debate acerca de temas de interesse comum à todos. 
*
*
Dentro de cada organização existem classes sociais em posições elevadas, as quais criam e impõem um tipo de educação que visa a atender interesses particulares e reforçar, cada vez mais, o poder dos privilegiados. E as escolas transformaram-se nas instituições que mais têm colaborado para a efetivação desses objetivos, visto que sempre estiveram sobre o controle do estado.
Atualmente, pela falta de tempo da maioria dos pais, é imposta à escola toda a responsabilidade em relação à educação dos alunos. Mas não pode ser desse modo. Por mais que a escola se encoraje e tenha consciência da sua função, ela jamais poderá suprir a família. O papel dos pais na educação é de extraordinária importância para a formação integral do educando, pois os filhos espelham-se nos atos dos genitores para construir modelos de personalidade e caráter para a própria vida. 
*
*
Que escola é esta hoje?
1. A cultura sendo parte integrante de um povo é quem sabe uma das maiores heranças que um povo possa deixar a sua futura geração, em nossa região a cultura, e bem priorizada, por ser zonal rural, aprendizagem do aluno, sendo esta pautada com a finalidade de oferecer ao aluno a realização da função da escola em sua vida, isto é, de torná-lo um cidadão com conteúdo intelectual, argumentativo e culturalmente sociável.
Para a realização de tal façanha é imprescindível que tenhamos uma fundamentação teórica, que nos ajude a compreender as relações sociais, culturais, cognitivas e psicológicas entre outros saberes. 
*
*
2. A escola e as diversas disciplinas, oferecer este acesso à cultura?
Tendo em vista a precária situação atual da educação se necessita de uma melhora, a educação. Sim o a escola, ensinar as crianças e jovens o amor e respeito a sua cultura, as músicas, tradições, a linguagem e entre outros. O professor pode trabalhar no sentido de esclarecer as diferenças existentes. Uma vez que para lidar com as diversidades é necessário compreender como elas se manifestarão e em que contexto, respeitando as diferenças de cada um.
 Trabalhar com uma seleção de filmes adequados, com contexto positivo e construtivo, ampliará a visão de mundo do aluno e estimulará sua criatividade, além de poder passar a elas valores desejáveis. Após assistir ao filme conversar a respeito do que viram como compreenderam e como se sentiram com à historia. 
 Fazer passeios bem programados levando-os a conhecer outras culturas diferentes faz com que estas crianças perca o medo pelo diferente. Reuniões depois dos passeios, para conversar sobre a diversidade realizada proporcionam uma oportunidade de complementação do aprendizado do aluno. 
*
*
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O objetivo deste portfólio foi apresentar uma visão bibliográfica e um estudo de caso sobre o papel função social da escola.
Finalmente, gostaríamos de acrescentar um aspecto que se relaciona com todos os demais; se está claro que a escola tem um importante papel social a cumprir, 
Alguns autores destacam a importância de o gestor coordenar o trabalho da escola a partir de duas instâncias ou dimensões fundamentais para as quais se dirige o seu trabalho – uma interna e outra externa. Nesse sentido, os processos de planejamento e de avaliação deverão contemplar a escola em seu contexto. Ou seja, é preciso considerar a escola como instituição que desenvolve uma cultura própria, que influencia e é influenciada pela cultura geral. Assim, as duas dimensões mencionadas deverão ser cuidadosamente analisadas no momento de realização do planejamento e da avaliação escolar.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais