Buscar

ATIVIDADE ESTRUTURAL 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADES ESTRUTURADAS 01
RESUMO: PROTEÍNAS 
_ As proteínas de origem vegetal que são limitantes em aminoácidos essenciais podem ser a principal fonte protéica na alimentação humana?
As proteínas de origem vegetal conseguem preencher os requisitos de forem consumidos diversos alimentos vegetais e forem satisfeitas as necessidades energéticas. Estudos indicam de que uma variedade de alimentos vegetais consumidos ao longo do dia consegue fornecer todos os aminoácidos essenciais. Um exemplo são os vegetarianos, as grandes vantagens da proteína vegetal são a ausência de gordura e a presença de fibras, que muitos deles levam uma vida muito mais saudável comparados aos não vegetarianos. As proteínas vegetais são boas fontes de ômega-3 e ômega-6, gorduras benéficas, mas nem por isso deve-se desprezar a proteína animal, que também sacia e é mais completa. O ideal, então, é consumir as duas juntas." 
A associação de proteínas de origem vegetal pode melhorar a qualidade da proteína da dieta?
Uma dieta de proteínas de origem animal e vegetal é completa com todos os aminoácidos essenciais para o nosso organismo. A associação de proteínas de origem vegetal pode melhorar a qualidade da proteína da dieta, pois, apesar de não serem livre de gordura, em geral, são menos calóricos e com menores índices de gordura que as de animais e, por isso comprometem menos a saúde do coração. As fontes de proteínas vegetais são ricas em fibras, melhorando a absorção e promovendo uma boa digestão, ajudando também na regularidade do fluxo intestinal. Além de ter os 8 aminoácidos essenciais para a formação de proteína. Como alguns aminoácidos são “limitantes” em grande parte dos alimentos vegetais, ao longo da história, o homem foi descobrindo através de pratos tradicionais de sua cultura, uma mistura de proteínas vegetais que são capazes de se completarem e formarem excelentes combinações. 
Como as proteínas destes alimentos se combinam para melhorar o fornecimento de aminoácidos essenciais para o corpo humano?
Os aminoácidos se combinam com vitaminas e minerais e servem como matéria prima para que o corpo fabrique enzimas, hormônios e outros agentes metabólicos. Ao contrário das proteínas alimentares, os aminoácidos não requerem digestão e são diretamente absorvidos, além de não sobrecarregarem o estômago e os intestinos. 
_ A qualidade da proteína obtida por estas combinações é suficiente para manter a vida dos humanos em qualquer momento biológico ou tipo de alimentação?
A qualidade da proteína obtida por estas combinações é suficiente para manter a vida dos humanos em qualquer momento biológico ou tipo de alimentação. Visto que a combinação de vegetais de grupos diferentes garante a ingestão de todos os aminoácidos. Não precisando ser na mesma refeição, estudos mostraram que o ser humano é capaz de combinar aminoácidos em um período curto de 24hrs, basta fazer a combinação de legumes e um cereal, por exemplo, e logo após outra combinação de legumes e frutas, o indivíduo terá uma proteína vegetal bem completa.

Outros materiais