Buscar

Biblioteca 1051839fontes do direito

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1
2
PARTES E PROCURADORES
(ART. 791 A 793, CLT
É a capacidade reconhecida pelo ordenamento jurídico para a pessoa praticar pessoalmente, diretamente, atos processuais. 
CAPACIDADE POSTULATÓRIA 
(jus postulandi)
No processo do trabalho a capacidade postulatória é facultada SOMENTE aos empregados e empregadores – art. 791 da CLT (jus postulandi) e art. 839, alíena “a” da CLT. 
 Art. 791 - Os empregados e os empregadores poderão reclamar pessoalmente perante a Justiça do Trabalho e acompanhar as suas reclamações até o final.
PARTES E PROCURADORES
(ART. 791 A 793, CLT
JUS POSTULANDI
CAPACIDADE POSTULATÓRIA
LIMITA-SE às Varas do Trabalho e aos Tribunais Regionais do Trabalho, 
AR - AÇÃO RESCISÓRIA
AC - AÇÃO CAUTELAR
MS - MANDADO DE SEGURANÇA
RECURSOS TST
A
D
V
O
G
A
D
O
Espécies: 
legal  decorre de previsão em lei
Ex.: pais, tutores, curadores, procuradores – substituição processual – ações pelo Sindicato de Classe; menores – arts. 408, 424 e 793, CLT	
REPRESENTAÇÃO POR ADVOGADO
  O art. 791, §1º, da CLT faculta a representação do empregado e do empregador por advogado. 
Se a parte optar por ser representada por advogado, deverá juntar aos autos o instrumento do mandato, que é a procuração – art. 37, CPC.
MANDATO TÁCITO OU APUD ACTA 
Ocorre quando consignada a presença do advogado na ata de audiência 
OJ nº 286, II, da SBDI-I do C. TST e Súm.164, TST 
REPRESENTAÇÃO POR ADVOGADO
Mandato. Contrato social - desnecessária a exibição dos atos constitutivos da empresa para a validade do instrumento de mandato outorgado ao advogado, pois o art. 12, VI, do CPC não determina a exibição dos estatutos da empresa como condição de validade do mandato outorgado ao advogado, salvo se houver impugnação da parte contrária (OJ nº 255, da SBDI-I, do C. TST)
Mandato – a União, Estados, Municípios, Distrito Federal, suas autarquias e fundações públicas, quando representadas em juízo, ativa e passivamente, por seus procuradores, estão dispensadas da juntada do instrumento de mandato (Súm. 436, TST)
Na Justiça do Trabalho a assistência judiciária a que se refere a Lei nº 1.060/50, será prestada pelo sindicato da categoria profissional a que pertencer o trabalhador, na forma do artigo 14, caput, da Lei nº 5.584/70. O parágrafo 1º do art. 14 da Lei nº 5.584/70 estabelece que a assistência judiciária é devida aos que perceberam salário igual ou inferior ao dobro do mínimo legal, sendo assegurado igual direito àqueles que perceberem salário superior, uma vez comprovado que não possui condições de demandar em juízo, sem prejuízo do próprio sustento e de sua família.
ASSISTÊNCIA JUDICIÁRIA
A prova da miserabilidade econômica do trabalhador a que se refere o art. 14, §2º, da Lei nº 5.584/70 é realizada por simples declaração de pobreza, sob as penas da lei, que pode ser realizada na própria petição inicial pelo declarante ou por seu advogado – aplicação do art. 4º, da Lei nº 1.060/50 c/c 1º, da Lei nº 7.115/83 (OJ nº 304 da SBDI-I do TST).
ASSISTÊNCIA JUDICIÁRIA
Na Justiça do Trabalho, nas lides decorrentes da relação de emprego, os honorários advocatícios não decorrem da mera sucumbência. São devidos no limite máximo de 15% (quinze por cento) do valor da condenação, apenas, quando o trabalhador estiver assistido por advogado pertencente ao sindicado, reversíveis ao sindicato assistente (art. 16 da Lei nº 5.584/70) – Súmulas nºs 219 e 329 do TST. 
HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS
APLICANDO O CONHECIMENTO – QUESTÃO OBJETIVA – SEMANA 5 
02. (CESPE/OAB – 2008.2) Segundo orientação do TST, na justiça do trabalho, a condenação em honorários advocatícios, necessariamente, requer 
a) a simples procuração do advogado juntada aos autos. b) a assistência por sindicato e o benefício da justiça gratuita, de forma concomitante. 
c) a assistência por sindicato, apenas. 
d) o benefício da justiça gratuita, apenas.
APLICANDO O CONHECIMENTO – CASO CONCRETO 1 – SEMANA 5 
(CESPE/OAB - 2008.1) Em uma audiência trabalhista, o procurador da empresa reclamada apresentou a procuração que lhe outorgava poderes para representar a empresa em juízo, sem ter apresentado o contrato social nem o estatuto da empresa, e o advogado do reclamante não apresentou nenhuma impugnação no que diz respeito à representação processual da empresa. 
Diante da situação hipotética apresentada, questiona-se: é válido o instrumento de procuração apresentado pelo advogado sem a apresentação do contrato social ou estatuto da empresa? Fundamente, juridicamente, a sua resposta.
APLICANDO O CONHECIMENTO – CASO CONCRETO 2 – SEMANA 5 
Antonio ajuizou ação trabalhista contra a empresa Beta Ltda., que presta serviço à empresa Gama S.A., arrolando, no pólo passivo, ambas as empresas. À audiência compareceram Antonio, os prepostos de ambas as empresas e um advogado para cada parte. Prolatada a sentença, a empresa Gama S.A. interpôs recurso ordinário no prazo de dezesseis dias, utilizando-se da prerrogativa prevista no art. 191 do CPC, de que havia litisconsórcio passivo com procuradores diversos. Considerando que o prazo do recurso ordinário é de 8 (oito) dias, responda, de forma justificada, se o recurso foi interposto no prazo legal. Justifique 
APOIADOR OFICIAL
Estácio.
Há 45 anos, nossa vida é transformar a sua.
Obrigado.
16

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando