Buscar

Exercicios sobre antiinflamatorios

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CURSO DE BACHARELADO EM PSICOLOGIA
Curso de Bacharel em Psicologia Período: 6°
Professor(a): Hildo Simão dos Santos
Disciplina: Psicofarmacologia 
Acadêmico: Crys Costa Nota: ________________
Questionário de Fixação de Psicofarmacologia sobre Aines e Aies
	
A prostaglandina é uma substância endógena que atua fisiologicamente e também em determinadas alterações do organismo. Descreva as ações fisiológicas da prostaglandina.
R: As prostaglandinas participam de diversas ações metabólicas, processos fisiológicos e patológicos, vasodilatação ou vasoconstrição; hiperalgesia; contração ou relaxamanto da musculatura brônquica e uterina; hipotensão; ovulação; aumento do fluxo sanguíneo renal; proteção da muscosa gástrica e inibição da secreção ácida também no estômago; resposta imunológica (p. ex: inibição da agregação plaqutária); regulação de atividade quimiotáxica; progressão metastática; função endócrina, entre outras.
;;
Descreva as 5 sinais cardinais do processo inflamatório, explique o porquê do aparecimento de cada um deles.
R: Edema: causado principalmente pela fase exudativa e produtiva-reparativa. Por causa do aumento de liquido e de célula.
 Calor: vem da fase vascula, onde há hiperemia ( que é o aumento do volume sanguineo no local) e consequentemente aumento da temperatura local.
 Rubor: E a vermelhidão, que também decorre da hiperemia.
Dor: é originada por mecanismos mais complexos que incluem compreensão das fibras nervosas locais devido ao edema, agressão direta as fibras nervosas e ação farmacológica sobre as terminações nervosas. Envolve no mínimo três fases da inflamação (irritativa, vascular e exudativa). 
Perda de função e decorrente do edema (principalmente em articulações, impedindo a movimentação) e da dor, que dificutam as atividades locais.
O AINEs- Anti-inflamatórios não esteroidais exercem basicamente o mesmo mecanismo de ação, sendo uns mais seletivos, outros não. Qual é o mecanismo de ação dos anti-inflamatórios não esteroidais?
R: O principal mecanismo de ação dos AINE é a inibição da biossíntese das prostaglandinas inflamatórias por meio da inibição das enzimas cicloxigenases 1 e 2 (COX-1 e COX-2).14,15 A maioria inibe de forma equipotente a COX-1 e COX-2, porém alguns apresentam ação predominantemente sobre a COX-2 e outros fármacos mais recentes inibem seletivamente a COX-2
Atualmente, sabe-se que existem 3 Ciclooxigenases (COXs) e não apenas 2 como estudos anteriores descreviam. Com base no estudo apenas das duas primeiras, explique onde são encontradas, qual a função das COX1, COX2?
R: COX 1 : Se encontra nas Plaquetas, células, endoteliais, estômago, rim, músculo liso. A ativação da COX-1 – protetora da mucosa gástrica – também é responsável por efeitos vaso-oclusivos, como agregação plaquetária, vasoconstrição e proliferação de músculo liso no interior do vaso
Cox 2: 	Maioria dos tecidos, mas necessitam de estimulação de fatores de crescimento citocinas e hormônios. A COX-2 (a isoforma envolvida no desenvolvimento da inflamação) é responsável também por vasodilatação, inibição da agregação plaquetária e da proliferação de músculo liso vascular.
O Ácido Acetilsalicílico (AAS), foi o primeiro fármaco sintético comercializado no mundo, exerce atividade antipirética e analgésica, agindo tanto em COX-1, quanto em COX-2, mas também é muito comercializado como adjuvante no tratamento de outra patologia. Qual é essa outra atividade tão explorada do AAS? Como ele exerce essa atividade?
R: droga cardiovascular > importante ação Antiplaquetária inibindo de forma irreversível a 
Agregação plaquetária (acetila irreversivelmente a Enzima cicloxigenase, único aine que inibe a agregação Plaquetária, e, a desgranulação de forma Irreversível) > diminuindo a incidência de angina Pectoris, e, infarto do miocárdio em pacientes Predispostos a estas doenças. DOSES DE Aspirinas uperiores a 325 mg provocam a inibição da Síntese de prostaciclinas no endotélio, provocando, Portanto, efeito contrário à prevenção do infarto Agudo do miocárdio, pois, a prostaciclina inibe a Agregação plaquetária, e, leva a vasodilatação.
O organismo humano é capaz de produzir seu próprio glicocorticoide endógeno. Qual é esse glicocorticóide? Descreva as atividades estabelecidas fisiologicamente por ele.
R: A ação d o s c o r t ic o s t e r o id e s é co ns e gu id a d e ma ne ir a i nd ir e t a . D e fo r ma 
S i mp l i f ic a d a , p r i me ir a me nt e e le s i nd u ze m a s í nt e s e d e l ip o c o r t ina s , u m gr up o 
D e p r o t e ína s r e s p o ns á ve is p e la in ib iç ã o d a fo s fo l ip a s e A ² . C o m is s o , irã o 
R e d uz ir a d is p o n ib i l id a d e d o á c id o a r a q uid ô n ic o e , p o r c o ns e q uê nc ia , a s í nt e s e 
D e s ub s t â nc ia s p r ó - in f la ma t ó r ia s . To d o e s s e p r oc e s s o d e ma nd a t e mp o , p o is o 
C o r t ic o s t e r o id e d e ve r á a t r a ve s s a r a me mb r a na c ito p la s má t ic a d a s c é lu la s - a lvo e 
L i ga r - s e a re c e p to r e s e sp e c íf ic o s no c it o s o l. N a se q uê nc i a , o c o mp le xo 
C o r t ic o s t e r o id e - r e ce p t o r migr a p a r a o int e r io r d o núc le o d a c é lu la - a l vo , a o nd e 
Ir á s e l i ga r a s ít io s a c e p t o r e s no s cromossomos para criar um RNA mensageiro. 
7) São exemplos de inibidores seletivos da ciclooxigenase-2 (COX-2) e não seletivos da ciclooxigenase (COX), respectivamente:
a) Rofecoxib, celecoxib.
b) Piroxicam, celecoxib.
c) Rofecoxib, piroxicam.
d) Piroxicam, rofecoxib.
e) NDA.
8) Patologia desenvolvida devido ao uso crônico de glicocorticóides:
a) Malária
b) Dengue
c) Diabetes Mellitus
d) Leishmaniose
e) NDA.
9) São exemplos de anti-inflamatório não-esteroidais seletivo para COX-2, altamente seletivo para COX-2 e não seletivo para COX:
a) paracetamol, celecoxib, rofecoxib.
b) AAS, paracetamol, nimesulida.
c) Nimesulida, Celecoxib, ibuprofeno.
d) ibuprofeno, nimesulida, celecoxib.
e) NDA.
10) Qual dos efeitos abaixo não é um tipo principal de efeito dos AINEs
Efeitos anti-inflamatórios
Efeito analgésico
Efeito antibiótico 
Efeito antipirético
NDA
11)Qual é a principal ação dos AINES:
Inibira atividade de metabolização do ácido araquidônico COX1
Ativa a ação COX1
Inibir a atividade de metabolização do ácido araquidônico COX 2
Ativa a ação do COX 2 
 e) NDA 
12) Qual medicamento concomitantemente tomado com a aspirina pode causar um aumento potencialmente perigoso no risco de sangramento: 
Dipirona
Paracetamol
Ibuprofeno
Warfarin
 e) NDA 
13)Os anti-inflamatórios não esteroidais (AINES) são drogas utilizadas para o alívio da dor, de intensidade leve a moderada. Neste contexto, assinale a alternativa correta: 
a) Ação anti-inflamatória ocorre pela indução da síntese de prostaglandinas vasodilatadoras.
b) Todos os AINES são bases fracas e por isso são facilmente absorvidos no estômago e intestino. 
c) Os AINES que causam maior dano para a mucosa intestinal são: ibuprofeno, nimesulida e celecoxib. 
d) A relação dose-efeito não se aplica aos AINES, sendo que mesmo em doses terapêuticas podem ocorrer graves efeitos adversos.
e) A ingestão de salicilatos causa o prolongamento no tempo de sangramento, esse efeito deve-se a acetilação irreversível da ciclooxigenase plaquetária e á consequente redução da formação do tromboxana A2.
14) Os anti-inflamatórios não esteroidais (AINE) são largamente empregados no tratamento sintomático da dor e da hipertermia; entretanto, seus efeitos farmacológicos podem ser seguidos por efeitos colaterais e adversos de graus variados. Diante disto, assinale a opção incorreta. 
a) O AAS pode ser utilizado clinicamente como antiagreganteplaquetário devido à inibição da formação de trombo plaquetário. 
b) Os AINE atuam por inibição de subtipos da enzima ciclooxigenase (COX), inibindo a reação de síntese das prostaglandinas que podem estar envolvidas nos processos inflamatórios.
c) A principal prostaglandina inibida pelos AINES é a PGE2. 
d) Os AINES impedem a formação de prostaglandinas por inibir a degradação do ácido araquidônico.
e) Os inibidores seletivos da COX2, a exemplo do rofecoxibe, são isentos de toxicidade cardíaca e renal, pois a COX-2 não é constitutiva.

Outros materiais