Buscar

AMBIENTE ORGANIZACIONAL

Prévia do material em texto

O ambiente organizacional consiste em uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade, objetivos coletivos, independente do que ela faz ou de seu tamanho. Uma organização tem um propósito ou metas para sua existência, seus objetivos são diversos, determinados pela cultura e segmento na definição da missão da organização ao planejar-se para prestar um serviço social, de entretenimento ou fornecer algum bem para a sociedade.
É composto pelos seguintes ambientes:
- Ambiente externo: Composto por variáveis incontroláveis, fora do ambiente interno das empresas, que podem afetá-las de forma positiva, com oportunidades, ou negativa, com ameaças.
-Ambiente interno: Constituído dos processos internos, localizados nas diversas áreas de uma organização.
Independentemente do segmento, as organizações possuem seu ambiente físico e interno. O ambiente interno tem um grande impacto no atingimento das metas traçadas. Cabe aos gestores administrarem e analisarem o ambiente organizacional para detectar potências, oportunidades e riscos para suas organizações.
O administrador deve possuir habilidades técnicas, humanas e conceituais.
Habilidade técnica
São as habilidades ligadas à execução do trabalho, e ao domínio do conhecimento específico para executar seu trabalho operacional, ou seja utiliza conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para o desempenho de tarefas específicas, por meio da experiência e educação. É muito importante para o nível operacional.
Habilidade humana
São as habilidades necessárias para um bom relacionamento. Administradores com boas habilidades humanas se desenvolvem bem em equipes e atuam de maneira eficiente e eficaz como líderes, ou seja, na capacidade e facilidade para trabalhar com pessoas, comunicar, compreender suas atitudes e motivações e liderar grupos de pessoas”. 
 .
Habilidade conceitual
 Consiste na capacidade de compreender a complexidade da organização com um todo e o ajustamento do comportamento de suas partes. Essa habilidade permite que a pessoa se comporte de acordo com os objetivos da organização total e não apenas de acordo com os objetivos e as necessidades de seu departamento ou grupo imediato.
O grande desafio em tempos de crise para empreendedores é estar preparado e com suas habilidades ativadas, uma das principais é a resiliência, ter uma grande capacidade de resistir aos impactos, ter o controle da empresa nas mãos e saber como equilibra-la.
Um exemplo é o RAPIDDO, uma plataforma na internet que oferece o serviço de entregas rápidas. Ele atua num modelo nuvem, fazendo com que o cliente seja atendido pelo entregador mais próximo, acompanhando o pedido em tempo real.
Esse aplicativo tem um diferencial na qual ele trabalha de forma rápida e garantindo a qualidade do produto.
Agora que revisamos esses conceitos, gostaria que voces fizessem um comparativo dos layouts estudados  sobre como seriam seus  fluxos, principais vantagens e desvantagens, qual o tipo de serviço ou loja mais adequado para cada layout, tipo de manufatura (por projeto, sob encomenda, por lotes, em massa, produção contínua)   e o que acharem conveniente
Boa noite professora, 
Vou falar um pouco do tema 6.
Arranjo físico ou Layout
O planejamento do arranjo físico, também denominado por alguns autores como planejamento do layout, engloba desde a localização da empresa até o dimensionamento dos arruamentos interdepartamentais e departamentais.
As decisões sobre um arranjo físico são importantes, pois geralmente exercem impacto direto nos custos de produção. Além disto, elevados investimentos são necessários para construir ou modificar o layout produtivo.
Tipos de Arranjos Físicos
Arranjo por produto ou linha
Neste tipo de arranjo as máquinas, os equipamentos ou as estações de trabalho são colocados de acordo com a sequência de montagem, sem caminhos alternativos para o fluxo produtivo. O material percorre um caminho previamente determinado dentro do processo. Este arranjo permite obter um fluxo rápido na fabricação de produtos padronizados, que exigem operações de montagem ou produção sempre iguais. Neste tipo de arranjo, o custo fixo da organização costuma ser alto, mas o custo variável por produto produzido é geralmente baixo, caracteriza-se como um arranjo físico de elevado grau de alavancagem operacional. É um arranjo muito utilizado pela indústria e também por algumas organizações prestadoras de serviço..
Alguns exemplos de utilização deste tipo de arranjo:
Indústrias montadoras, alimentícias, frigoríficos, serviço de restaurante a quilo e etc. 
Tipo de processo de manufatura: Produção contínua ou produção em massa.
Vantagens
Possibilidade de produção em massa com grande produtividade;
Carga de máquina e consumo de material constante ao longo da linha de produção;
Controle de produtividade mais fácil;
Desvantagens
Alto investimento em máquinas;
Costuma gerar tédio nos operadores;
Falta de flexibilidade da própria linha;
Fragilidade a paralisações e subordinação aos gargalos;
Arranjo por processo ou funcional 
O arranjo físico por processo agrupa, em uma mesma área, todos os processos e equipamentos do mesmo tipo e função. Por isso, é conhecido também como arranjo funcional. Este arranjo também pode agrupar em uma mesma área operações ou montagens semelhantes. Os materiais e produtos se deslocam procurando os diferentes processos de cada área necessária. É um arranjo facilmente encontrado em prestadores de serviço e organizações do tipo comercial. Os exemplos são inúmeros:
Hospitais, Serviços de confecção de moldes e ferramentas, Lojas comerciais etc.
Tipo de processo de manufatura: Produção sob encomenda ou produção por lotes.
Vantagens
Grande flexibilidade para atender a mudanças de mercado;
Bom nível de motivação;
Atende a produtos diversificados em quantidades variáveis ao mesmo tempo;
Menor investimento para instalação do parque industrial;
Maior margem do produto;
Desvantagens
Apresenta um fluxo longo dentro da fábrica;
Diluição menor de custo fixo em função de menor expectativa de produção;
Dificuldade de balanceamento;
Exige mão-de-obra qualificada;
Arranjo Celular
O arranjo físico do tipo celular procura unir as vantagens do arranjo físico por processo, com as vantagens do arranjo físico por produto. A célula de manufatura consiste em arranjar em um só local, conhecido como célula, máquinas diferentes que possam fabricar o produto inteiro. O material se desloca dentro da célula buscando os processos necessários, porém o deslocamento ocorre em linha. Alguns gerentes de produção que se referem ao arranjo celular como “mini linhas de produção”.
Arranjos físicos do tipo celular podem ser encontrados em vários tipos de organizações, não se restringindo apenas à área industrial. Os exemplos a seguir se referem a diversas aplicações do arranjo celular:
Lanchonete de supermercado, Shopping de lojas de fábrica, Feiras e exposições etc...
Tipo de processo de manufatura: Produção por lotes ou produção por massa.
Vantagens
Aumento da flexibilidade quanto ao tamanho de lotes por produto;
Diminuição do transporte de material;
Diminuição dos estoques;
Maior satisfação no trabalho;
Desvantagens
Específico para uma família de produtos;
Dificuldade em elaborar o arranjo;
Arranjo Físico por posição fixa 
Também conhecido por arranjo físico posicional é aquele em que o produto, ou seja, o material a ser transformado, permanece estacionário em uma determinada posição e os recursos de transformação se deslocam ao seu redor, executando as operações necessárias. Este arranjo é utilizado quando, devido ao porte do produto ou à natureza do trabalho não é possível outra forma de arranjo. São dois os casos básicos em que o arranjo por posição fixa é amplamente utilizado:
Quando a natureza do produto, como peso, dimensões e/ou forma impedem outra forma de trabalho: projetos de grandes construções, como estradas, arranha-céus, pontes, usinas hidroelétricas, construções emestaleiros, atividades agropecuárias, atividades de extrativismo;
Quando a movimentação do produto é inconveniente ou extremamente difícil. Este é o caso de cirurgias, tratamento dentário, trabalhos artesanais como esculturas e pinturas, montagem de equipamentos delicados ou perigosos etc.
Tipo de processo de manufatura: Produção por projeto ou produção sob encomenda.
Vantagens
Não há movimentação do produto; 
Existe a possibilidade de terceirização de todo o projeto, ou de parte dele, em prazos previamente fixados;
Desvantagens
Complexidade na supervisão e controle de mão-de-obra, de matérias primas, ferramentas etc.;
Necessidade de áreas externas próximas à produção para submontagens, guarda de materiais e ferramentas. Muitas vezes, é necessário construir abrigos para os funcionários, da construção civil;
Produção em pequena escala e com baixo grau de padronização.
TEMA: QUAIS OS IMPACTOS POSITIVOS OU NEGATIVOS GERADOS PELOS PROJETOS (PESSOAIS, EMPRESARIAIS, GOVERNAMENTAIS, ETC...) NO NOSSO DIA A DIA?
Procure fazer uma ligação com o(s) conteúdo(s) de nossas aulas - pode ser uma ou mais aulas.
EXEMPLO: Nas Olimpíadas do Rio de Janeiro - RIO 2016 - houveram impactos no trânsito nos dias dos jogos, altos investimentos que hoje são mal aproveitados que geraram custos para a população, em compensação melhoramos a visibilidade no setor internacional, trouxe grande número de atletas e maior aproximação com os esportes Olímpicos e Paraolímpicos.
Bom dia professor,
Podemos citar a construção do porto da Bahia.
O projeto apontou uma série de impactos ambientais e socioeconômicos.
Em 2011 foi feito um relatório onde listava 29 impactos negativos, entre eles o que mais chamou a atenção no projeto, foi a interligação entre a Ferrovia Oeste-Leste (Fiol) a rodovias e a um aeroporto internacional, que teve a necessidade de reassentamento de comunidades da região (cerca de 4 mil pessoas, a maioria formada por pequenos agricultores), a previsão de morte de peixes e a possibilidade de colisões de navios com mamíferos marinhos, muito frequentes na área, além de alterações na movimentação de leitos de rios e de sedimentos costeiros, o que poderia alterar a configuração das praias e manguezais da região.
Entre os positivos, a criação de empregos - 2 mil postos de trabalho diretos, durante a construção da obra, além de cerca de 6 mil indiretos - e a possibilidade de transformar a região em polo logístico nacional, aumentando a arrecadação de impostos do Estado.
https://www.passeidireto.com/arquivo/21494261/ciencias-do-ambiente-questoes-av1
https://www.passeidireto.com/arquivo/17444905/--questoes-de-simulado-av2-e-av3---eletricidade-aplicada
https://www.passeidireto.com/arquivo/17145990/eletricidade-bdq--70-questoes-com-gabarito
https://www.passeidireto.com/arquivo/22444383/bdq-eletricidade	
https://www.passeidireto.com/arquivo/29406756/aval-1-a-10

Continue navegando