Buscar

Semana 07

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SEMANA 07
CASO CONCRETO 
João Guimarães é sócio da empresa Imobiliária Irmãos Guimarães Ltda e recebe uma citação em execução fiscal em razão de ser sócio gerente desta. O fiscal pediu o redirecionamento da execução fiscal por haver identificado que o que levou o não pagamento do tributo foi escrituração fiscal irregular atribuída ao sócio gerente, responsável por esse ato de gestão. João, depois de garantido o juízo, oferece embargos alegando a indispensabilidade de incidente de desconsideração de personalidade jurídica para redirecionamento da execução fiscal com fulcro no artigo 135 do CTN. É necessário o incidente de desconsideração da personalidade jurídica?
Em regra, segundo a doutrina majoritária, a dívida é da pessoa jurídica e o sócio gerente só poderia ser responsabilizado segundo o art. 135 do CTN quando atua com excesso de poderes, infração à lei, contrato social ou estatuto, ou seja, a execução somente pode ser redirecionada nesses casos, mediante pedido de desconsideração da personalidade da pessoa jurídica.
QUESTÃO OBJETIVA 
Determinado contribuinte, devedor de tributo, obtém parcelamento e vem efetuado o pagamento conforme deferido. Apesar disso, sofre processo de execução fiscal para a cobrança do referido tributo. Nos embargos de devedor, o executado poderá alegar:
 ( ) a. a carência da execução fiscal, em face da novação da dívida, que teria perdido a natureza tributária pelo parcelamento. 
( ) b. a improcedência da execução fiscal, por iliquidez do título exequendo, em face de parte da dívida já estar paga. 
( ) c. o reconhecimento do direito apenas parcial à execução fiscal, por parte do Fisco, em face da existência de saldo devedor do parcelamento. 
( ) d. a carência da execução fiscal, em face da suspensão da exigibilidade do crédito tributário.

Outros materiais