A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
APOL DE ANALISE DE SISTEMA

Pré-visualização | Página 1 de 3

Questão 1/5 - Administração Pedagógica: Instrumentos Legais
Leia o extrato de texto a seguir:
“Nos últimos anos, várias pesquisas evidenciaram que os processos de formação continuada não têm produzido resultados satisfatórios no que se refere à mudança da prática docente [...]. O modelo predominante de formação continuada tem sido amplamente questionado, entre outras razões, pelo fato de desconsiderar o contexto de trabalho do professor, bem como as suas experiências e práticas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://30reuniao.anped.org.br/trabalhos/GT08-3699--Int.pdf>. Acesso em: 01 set. 2016.
De acordo com o texto-base A escola como lócus de formação docente, a escola é o lugar no qual o profissionalismo do professor é construído. Com relação à construção da identidade do professor, assinale a alternativa correta.
	
	A
	A formação do professor deve ser constantemente repensada, visando superar a cultura estabelecida.
	
	B
	A formação continuada deve ser um processo organizado e acompanhado pela comunidade, tendo como objetivo a avaliação constante dos professores.
	
	C
	A construção da identidade do professor é um processo que se completa na graduação, pois as licenciaturas são construídas de modo a proporcionar ao profissional da educação todo conhecimento e experiência necessários para a rotina profissional.
	
	D
	A identidade do professor é construída desde o berço, já que a docência é um dom natural que deve ser apenas desenvolvido durante a graduação e rotina educacional.
	
	E
	A identidade do professor é construída no interior da escola, mediante formação contínua, que envolve a prática, os saberes, as experiências e suas necessidades em busca de melhorias.
Questão 2/5 - Administração Pedagógica: Instrumentos Legais
Leia o excerto a seguir:
“A formação do professor para atuar na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental é preocupação constante nas discussões acadêmicas. Atualmente, os cursos de licenciatura preparam o professor para a educação básica, porém, é o curso de Pedagogia que assume a responsabilidade em formar esse profissional para a docência na educação infantil e nos primeiros anos do ensino fundamental”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://formacaodocente.autenticaeditora.com.br/artigo/exibir/8/24/1>. Acesso em: 01 set. 2016.
A formação de professores não pode ser pensada a partir das ciências e seus diversos campos disciplinares, como adendo dessas áreas, mas a partir da função social própria da escolarização. Com relação à formação desses profissionais, com base no texto Formação de professores no Brasil: características e problemas, assinale a alternativa correta.
	
	A
	A formação docente no Brasil não é regulamentada por lei, qualquer profissional com formação superior pode atuar como docente.
	
	B
	Para exercer a função de gestor pedagógico, é necessário fazer um curso específico de gestão escolar. 
	
	C
	A formação de professores para atuar na educação básica deverá acontecer em nível superior, em curso de licenciatura, baseado no artigo 62 da Lei 9.394/96.
	
	D
	A formação de professores para atuar na educação básica no Brasil é regida pela mesma lei desde o século XIX.
	
	E
	As preocupações com relação à qualidade do ensino-aprendizagem são de responsabilidade do professor em detrimento da equipe pedagógica da escola.
Questão 3/5 - Administração Pedagógica: Instrumentos Legais
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A implementação de processos e práticas de participação coletiva, bem como a avaliação destas, é fundamental para romper com a lógica autoritária em que se estruturam as concepções e práticas dominantes de organização e gestão escolares”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Consescol/ce_cad5.pdf>. Acesso em: 01 set. 2016.
Conforme o texto-base A escola como lócus de formação docente, a gestão escolar é mediadora da formação contínua dos professores. Qual alternativa apresenta os grandes desafios vividos pelos gestores escolares, na busca por uma gestão democrática? Analise as alternativas a seguir e assinale a correta:
	
	A
	A dificuldade para promover relações humanas de cooperação e solidariedade no interior da escola.
	
	B
	A quantidade elevada de alunos em sala de aula.
	
	C
	A dificuldade de administrar o tempo para se envolver com o profissionalismo docente.
	
	D
	A insuficiência de professores em busca de formação continuada.
	
	E
	O contato excessivo com a prática e a reflexão insuficiente sobre a teoria.
Questão 4/5 - Administração Pedagógica: Instrumentos Legais
Leia o excerto a seguir: 
“A gestão democrática não é só um princípio pedagógico. É também um preceito constitucional. O parágrafo único do artigo primeiro da Constituição Federal de 1988 estabelece como cláusula pétrea que ‘todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente’”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://institutogate.com.br/download/artigos/Luciana%20Machado.pdf> Acesso em 16 set. 2016.
De acordo com o texto-base Projeto político-pedagógico e gestão democrática, a gestão democrática exige uma ruptura na prática administrativa da escola com o enfrentamento das questões da exclusão e reprovação e da não permanência do aluno na sala de aula, o que vem provocando a marginalização das classes populares. Esse compromisso implica:
	
	A
	a transferência da responsabilidade de construção do projeto político-pedagógico aos pais.
	
	B
	a necessidade de abordagens behavioristas, como forma de estimular o bom comportamento.
	
	C
	a construção coletiva de um projeto político-pedagógico ligado aos interesses e necessidades da população.
	
	D
	a valorização da meritocracia, pois os alunos que permanecem no ambiente escolar sem dificuldades devem ser premiados.
	
	E
	o controle total do ambiente escolar, requerendo dos profissionais da educação planejamento e previsão impecáveis.
Questão 5/5 - Administração Pedagógica: Instrumentos Legais
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“A escola, de forma geral, dispõe de dois tipos básicos de estruturas: administrativas e pedagógicas. As primeiras asseguram, praticamente, a locação e a gestão de recursos humanos, físicos e financeiros. Fazem parte, ainda, das estruturas administrativas todos os elementos que têm uma forma material como, por exemplo, a arquitetura do edifício escolar e a maneira como ele se apresenta do ponto de vista de sua imagem”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas, SP: Papirus, 1995. p. 24.A partir do conteúdo apresentado no texto-base Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva, podemos afirmar que as estruturas pedagógicas se referem:
	
	A
	à gestão de equipamentos e materiais didáticos.
	
	B
	à gestão do mobiliário, distribuição das dependências escolares e espaços livres, limpeza e saneamento básico.
	
	C
	às interações políticas, às questões de ensino-aprendizagem e às de currículo.
	
	D
	à locação e à gestão de recursos humanos, físicos e financeiros.
	
	E
	à gestão dos equipamentos e materiais didáticos, mobiliário, distribuição das dependências escolares e espaços livres.
Questão 1/10 - Materiais Didáticos: Desenvolvimento e Análise
Considerando as ideias apresentadas nos estudos realizados, avalie as seguintes assertivas e a relação estabelecida entre elas.
I. A pesquisa na formação docente possibilita a aquisição de novos conhecimentos bem como a busca de melhorias no processo ensino aprendizagem.
Porque
II. A pesquisa propicia situações que levarão o docente a investigar e