Buscar

pratica profissional ensino da geografia e suas linguagens

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Prática Profissional - O Ensino da Geografia e suas Linguagens
Leia o extrato de texto: 
“[...] a esfera é projetada a partir do Equador, tangenciando um dos paralelos. O polo é projetado [...]. Os meridianos se cruzam no polo, semelhantemente ao que acontece na esfera”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SEED – PR. Mapas. <http://www.geografia.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=431&evento=5>. Acesso em 10 ago. 2017. 
Tendo em vista o fragmento e os conteúdos do livro-base O uso de diferentes linguagens na leitura geográfica, selecione a projeção cartográfica em que um dos hemisférios é transformado em cone e depois é planificado:
	
	A
	Mercator.
	
	B
	Cônica.
	
	C
	Mista.
	
	D
	Peters.
	
	E
	Cilíndrica.
Questão 2/5 - Prática Profissional - O Ensino da Geografia e suas Linguagens
Leia o fragmento de texto abaixo: 
“— Bombaim é longe? perguntou Passepartout.
 — Bem longe, respondeu o agente. Vai precisar passar ainda uns dez dias no mar.
 — E onde fica Bombaim?
 — Na Índia.
 — Na Ásia?
 — Naturalmente.
 — Diabos! É que eu ia lhe dizer... Há uma coisa que me encafifa... é meu bico!”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VERNE, Júlio. A volta ao mundo em 80 dias. Tradução de Teotonio Simões. <http://www.ebooksbrasil.org/eLibris/voltamundo.html>. Acesso em 28 jul. 2017. 
De acordo com o livro-base O uso de diferentes linguagens na leitura geográfica e o trecho citado, analise as asserções:
I. Dar volta ao mundo em 80 dias era algo inimaginável. Uma carruagem atingia pouco mais de 20 km/h e não passava por montanhas e oceanos. Essa concepção mudou.
PORQUE
II. A narrativa de Verne criou uma nova visão de mundo e do mundo, uma outra concepção de seu “tamanho”, possibilitado pela velocidade e pelas tecnologias apresentadas na obra. 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
	
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da primeira.
	
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da primeira.
	
	C
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	D
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	E
	As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 3/5 - Prática Profissional - O Ensino da Geografia e suas Linguagens
Considere o mapa a seguir:
 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MELLO, Laércio. O uso de diferentes linguagens na leitura geográfica. Editora Intersaberes, 2016. p. 139. 
Tendo em vista o livro-base O uso de diferentes linguagens na leitura geográfica, selecione a projeção cartográfica indicada na figura mencionada:
	
	A
	Mollweide.
	
	B
	Peters.
	
	C
	Mercator.
	
	D
	Goode.
	
	E
	Mista.
Questão 4/5 - Prática Profissional - O Ensino da Geografia e suas Linguagens
Observe o mapa a seguir:
 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MELLO, Laércio. O uso de diferentes linguagens na leitura geográfica. Editora Intersaberes, 2016. p.139. 
Considerando os conteúdos do livro-base O uso de diferentes linguagens na leitura geográfica, selecione qual projeção cartográfica está indicada na figura mencionada:
	
	A
	Mollweide.
	
	B
	Peters.
	
	C
	Mercator.
	
	D
	Goode.
	
	E
	Mista.
Questão 5/5 - Prática Profissional - O Ensino da Geografia e suas Linguagens
Leia o fragmento de texto: 
“Por meio das coordenadas geográficas (latitude e longitude), é possível localizar qualquer ponto da superfície terrestre. No entanto, é preciso dominar esses conceitos e torná-los aplicáveis na nossa prática de vida”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CIOLA, Cerli Freire; AGUIAR, Waldiney Gomes. Orientação e localização geográfica: conceitos e importância social. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2376-8.pdf>. Acesso em 10 ago. 2017. 
Tendo em vista o fragmento e os conteúdos do livro-base O uso de diferentes linguagens na leitura geográfica, assinale a alternativa correta sobre a longitude:
	
	A
	Longitude terrestre é a medida angular entre o Meridiano de Greenwich e qualquer ponto da Terra, no sentido Leste ou Oeste, variando entre 0 (zero) a 180 graus.
	
	B
	Longitude terrestre é a medida angular entre o Meridiano de Greenwich e qualquer ponto da Terra, no sentido Norte ou Sul, e pode ser calculado pela variação do fuso horário.                
	
	C
	Longitude terrestre é a medida entre o Trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Antártico, pela qual é possível fazer a localização de qualquer ponto terrestre.
	
	D
	Longitude terrestre é uma medida antiga, criada no século XV, que foi muito usada para as Grandes Navegações. Hoje em dia, ela caiu em desuso devido ao uso do GPS, muito mais moderno.
	
	E
	Longitude terrestre é a medida criada na Antiguidade e muito usada para as Grandes Navegações portuguesas e francesas. A longitude é usada apenas para calcular o fuso horário dos países.

Continue navegando