Buscar

SIMULADOS FARMACOTÉCNICA II

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201402126354)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A incompatibilidade medicamentosa é um assunto complexo, sobretudo na farmácia hospitalar e na magistral, onde se trabalha com inúmeras substâncias e se manipula com maior freqüência suas associações em uma formulação: Para VOIGOT, as incompatibilidades compreendem os efeitos recíprocos entre dois ou mais componentes de uma formulação farmacêutica, com propriedades antagônicas entre si, que se frustram ou colocam em dúvida a finalidade para a qual foi concebido o medicamento. Sobre as incompatibilidades é correto afirmar: I- As incompatibilidades podem prejudicar a atividade, impedir a dosificação exata do medicamento e influir no aspecto da formulação, tornando inaceitável até mesmo do ponto de vista estético. II- Quando pensamos em incompatibilidades em farmácia, devemos pensar no sentido amplo da formulação. As incompatibilidades podem se desenvolver entre as substâncias ativas, entre as substâncias coadjuvantes (excipientes) da formulação, entre as bases ativas e os adjuvantes, ou ente uma ou outra e o material de embalagem e As impurezas. III- Os tensoativos com valor de EHL de 3 a 8 possuem características hidrofílicas e constituem os agentes emulsivos O/A. IV- Enquanto o propilparabeno é o conservante microbiológico de fase aquosa, o metilparabeno é o conservante microbiológico de fase oleosa.
		
	
	I, II e III estão corretas.
	 
	Somente I e II estão corretas.
	
	Somente I e IV estão corretas.
	 
	Somente III está incorreta.
	
	II, III e IV estão corretas.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402147211)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Baseada nas teorias mais aceitáveis dentro do estudo da emulsificação, podemos dizer que: I. A teoria da da Tensão superficial ou interfacial diz que quando um líquido está em contato com outro líquido no qual seja imiscível ou insolúvel, é necessário a partcipação da substância tensoativo para reduzir a resistência à fragmentação e diminuir as partículas a tamanhos menores; II. A Teoria da Cunha orientada diz que a fase em que o emulsificante é mais solúvel geralmente se transforma na fase contínua da emulsão; III. A teoria da película interfacial ou plástica o agente emulsivo orienta-se na interface o/a, circundando as gotículas da fase interna como uma fina película adsorvida na sua superfície; IV. Segundo a teoria da cunha orientada um emulsificante mais hidrófilo que hidrófobo produz uma emulsão de óleo em água e um emulsificante mais hidrófobo que hidrófilo produz uma emulsão de água e óleo. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo: A( ) V/V/V/F B( ) V/V/V/V C( ) V/V/F/F D( ) F/F/V/F
		
	
	V/V/V/F
	 
	V/V/V/V
	
	V/V/F/F
	
	F/F/V/F
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402125435)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Na fabricação da forma farmacêutica suspensão, é necessário garantir que o fármaco a ser suspenso tenha um tamanho de partícula bastante reduzido, assegurando que tais partículas fiquem suspensas com baixa velocidade de sedimentação.
		
	 
	A ocorrência do ¿Caking¿ se deve a partículas dispersas com elevado potencial zeta e o tipo de sedimento está relacionado com a carga das partículas em suspensão.
	
	O estado da suspensão floculada ou defloculada não depende da magnitude das forças de repulsão e atração entre as partículas.
	
	A formulação ideal de uma suspensão seria um sistema floculado, com uma viscosidade baixa para acelerar a sedimentação.
	 
	Para garantir uma molhabilidade adequada, a tensão interfacial entre o sólido e o líquido deve ser aumentada de maneira a facilitar a dispersão das partículas no liquido.
	
	A formulação ideal de uma suspensão seria um sistema floculado, com uma viscosidade suficientemente elevada para prevenir a sedimentação.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402126371)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Leia atentamente os tópicos: I- Quando dois líquidos imiscíveis são agitados mecanicamente, no início ambas as fases tendem a formar gotículas. Quando se pára a agitação, as gotículas coalescem lentamente e os dois líquidos separam-se. II- O tempo de vida das gotículas que compõem uma emulsão, aumenta quando se adiciona um emulgente aos dois líquidos imiscíveis, embora só uma fase continue a formar gotículas por algum tempo. Esta fase é chamada de fase interna e encontra-se rodeada pela fase externa. III- Um emulgente atua, e é definido, como um estabilizante da forma da gotícula (glóbulos) da fase externa. Tendo por base a sua estrutura, os emulgentes podem ser descritos como moléculas que possuem duas partes distintas: uma parte hidrofílica ( ou oleofóbica) e uma hidrófoba (ou oleofílica). IV- No que diz respeito ao tipo de emulsão, as emulsões O/A são mais úteis como bases de fármacos laváveis e para os propósitos gerais dos cosméticos. As emulsões do tipo A/O são usadas mais largamente no tratamento de pele seca e como emolientes. V- O conhecimento do EHL necessário permite a seleção de um emulgente ou, a combinação de emulgentes, que irão dar origem ao valor de EHL necessário para preparar devidamente a emulsão. Está (ão) incorreta (s) a (s) afirmação (ões):
		
	
	III e V.
	 
	III, apenas.
	
	I e III.
	
	II e V.
	
	I e IV.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402148694)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	São emulsificantes e estabilizantes para sistemas farmacêuticos emulsionáveis as seguintes substâncias, EXCETO:
		
	 
	Agentes desagregantes, como o amido de milho
	
	Substâncias Protéicas, como a gelatina
	
	Tensoativos que podem ser aniônicos, catiônicos ou não-iônicos
	
	Materiais à base de carboidratos, como a goma arábica
		
	 1a Questão (Ref.: 201402125408)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A forma farmacêutica Enema é destinada à administração via
		
	
	Auricular
	 
	Retal
	
	Parenteral
	
	Vaginal
	
	Nasal
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402885012)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os agentes tensoativos incluem uma enorme gama de compostos, tornando muito difícil a sua classificação química. Entretanto, uma conveniente classificação pode se elaborada segundo a ionogeneidade dos agentes tensoativos, isto é, a diferenciação está no diferente comportamento de dissociação iônica e a maneira em que ocorre a migração da parte representativa do tensoativo durante uma eletrólise. De acordo com este comportamento, teremos então:
I- Tensoativos Aniônicos
II- Tensoativos Catiônicos
III- Tensoativos Não iônicos
IV- Tensoativos Anfóteros
 
(---) Caracterizam-se por apresentar um grupo polar positivo quando em solução aquosa. Apresentam boas propriedades emulsionantes. Os sais de amônio quaternário são os principais representantes dessa classe.
( ---) Caracterizam-se pelo fato de o grupamento hidrofílico da molécula não possuir carga negativa nem positiva, quando em solução aquosa. São, normalmente, utilizados como agentes emulsionantes em formulações de cremes e loções. Apenas alguns tipos desses tensoativos possuem aplicações em formulações de shampoos.
( --- ) Caracterizam-se pela propriedade de formarem um íon tensoativo negativo ou positivo , dependendo do pH do meio onde estão solubilizados. Apresentam-se como bons agentes emulsivos e bons detergentes.
( --- ) São aqueles cujo grupamento polar possui carga negativa quando em solução aquosa. Estes tensoativos são via de regra, superiores aos demais no que se refere ao poder de espuma , e na capacidade detergente apresentam também boas propriedades emulsivas. A seqüência correta será:
		
	
	IV, I, II, III
	
	II, IV, III, I
	 
	II, III, IV, I
	
	I, II, III, IV
	
	III, IV, I, II
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402854992)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Com relação aos Agentes Emulsionantes, classifique os tópicos como verdadeiros (V) ou falsos (F) e escolha a alternativaque melhor os caracterizar:
I- Um agente emulsionante é um composto que se localiza na interface de duas fases imiscíveis, usualmente óleo e água. Ele reduz a energia livre interfacial e a tensão interfacial entre as fases e forma um filme ou uma barreira ao redor das gotas da fase imiscível ou descontínua, prevenindo a coalescência destas.
II- Embora agentes emulsionantes devam conter porção hidrofílica e lipofílica, nenhuma porção pode ser fortemente dominante. Se a porção hidrofílica da molécula é completamente dominante, a substância não se concentra na interface água/óleo e irá permanecer dissolvida na fase aquosa. Da mesma maneira, se a porção lipofílica é muito importante, a substância permanece dissolvida no óleo.
III- Um bom agente emulsionante deve ter um balanço razoável entre seus grupos hidofílicos e lipofílicos.
IV- Como regra geral, agentes emulsionantes nos quais os grupos hidrofílicos são relativamente dominantes produzem emulsão óleo e água (a/o)
V- Como regra geral, agentes emulsionantes nos quais os grupos lipofílicos são relativamente dominantes produzem emulsão óleo e água (a/o)
		
	
	FVFVV
	
	VVFFV
	
	FVVFV
	
	VFVVF
	 
	VVVFF
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402192305)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Reologia é a ciência que estuda a deformação e o escoamento de corpos sólidos ou fluídos. No controle de qualidade de produto (intermediário e final), por exemplo um medicamento, e na verificação do prazo de validade, este estudo é de suma importância. Estudando os fluxos é correto dizer sobre estes que: 
		
	 
	I. O fluxo não-newtoniano altera a viscosidade com o aumento da velocidade de cisalhamento;
	 
	III. O fluxo plástico também pode ser chamado de corpos de bingham, e estes não fluem, são constante na tensão de cisalhamento.
	 
	II. As substâncias pseudoplásticas fluem quando se aplica uma tensão de cisalhamento;
	 
	IV. O fluxo newtoniano caracteriza-se por viscosidade oscilante no meio em que se encontra, mantendo a viscosidade final inalterada;
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402126363)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale a alternativa correta para os componentes de uma emulsão:
		
	
	Fase sólida, fase líquida e agente suspensor.
	
	Fase líquida, fase sólida e agente de levigação.
	
	Fase alcoólica, fase aquosa e agente suspensor.
	
	Fase oleosa, fase sólida e agente emulsificante.
	 
	Fase aquosa, fase oleosa e agente emulsificante.
		
	
	1a Questão (Ref.: 201402125968)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	De acordo com a Farmacopéia Brasileira os produtos oftálmicos estéreis (colírios)
		
	
	Não devem ser analisados, pois são produtos de uso externo.
	 
	Devem ser analisados tanto quanto à esterilidade e à concentração da droga.
	
	Devem ser analisados somente quanto à esterilidade
	
	Nenhuma das respostas acima
	
	Devem ser analisados somente quanto à concentração da droga.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402743515)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Determinado produto farmacêutico deverá ser desenvolvido conforme os dados abaixo: I- O fármaco é lipossolúvel, oxidável, de sabor e odor desagradáveis. II- A forma farmacêutica deverá ser líquida. III- A via de administração deverá ser a oral. IV- Devido às características do produto, o mesmo poderá ser susceptível à contaminação microbiana.
		
	
	A forma farmacêutica mais recomendada é a emulsão A/O, estéril devido à via de administração, adicionando-se antioxidante à fase aquosa e edulcorante adequado à fase oleosa;
	 
	A forma farmacêutica recomendada para atender às necessidades acima é uma emulsão O/A.
	
	A forma farmacêutica deverá ser uma suspensão aquosa estéril, utilizando xarope simples como veículo, antioxidante adequado e aromatizante.
	
	A forma farmacêutica possível é a solução de sacarose, onde o açúcar resolve o problema da difícil palatabilidade do princípio ativo e evita a oxidação do princípio ativo e a contaminação microbiana;
	
	A forma farmacêutica mais adequada para a proposta acima é uma solução, de veículo aquoso, à qual deverão ser adicionados antioxidante, aromatizante e conservante;
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402760840)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Gorduras ou óleos destinados à administração oral, tanto como medicamentos propriamente ditos quanto veículos para fármacos lipossolúveis, serão invariavelmente formulados como:
		
	 
	Emulsões óleo em água;
	
	Soluções orais;
	
	Xaropes dietéticos.
	
	Emulsões água em óleo;
	
	Errinos;
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402147261)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Analisando um sistema de floculação controlada, por exemplo usando o hidróxido de alumínio pó como fármaco, com diferentes agentes suspensores (CMC, HEC e carbopol 940) e água como veículo, podemos concluir que: I. Floculação é um processo no qual as partículas dispersas de uma suspensão se agrupam formando aglomerados frouxos redispersíveis. II. A defloculação é o processo oposto a floculação, caracterizado pela quebra dos aglomerados em partículas individuais formando um sedimento compacto de difícil redispersão. III. Quanto maior for o volume de sedimentação (VS) tanto mais elevado será o grau de floculação da suspensão, e mais facilmente será sua redispersão. IV. Quanto menor for o volume de sedimentação (VS) tanto mais elevado será o grau de floculação da suspensão, e mais facilmente será sua redispersão. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo: A( ) V/V/V/F B( ) V/V/V/V C( ) V/V/F/F D( ) F/F/V/F
		
	
	F/F/V/F
	
	V/V/F/F
	 
	V/V/V/F
	
	V/V/V/V
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402125506)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A isotonia de uma solução depende:
		
	 
	da concentração
	
	do pH
	
	da viscosidade
	
	da higrospicidade
	
	da tensão superficial
	1a Questão (Ref.: 201402803664)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Os agentes tensoativos apresentam a propriedade de diminuir a tensão interfacial entre o óleo e a água, encontram seu papel fundamental na estabilização de emulsões e microemulsões. São exemplos de tensoativos de origem natural:
		
	 
	Cera de Abelha e Lanolina
	 
	Trietalonamina e Lecitina
	
	Lanolina e Estearato de Sódio
	
	Fosfatidilcolina e Cera de Abelha
	
	Polissorbato 80 e Cetrimida
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402192342)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A preparação de Nutrição Parenteral (NP) é indicada quando: Assinale V ou F.
		
	 
	III. Em caso de prematuridade.
	 
	II. Há comprometimento do sistema digestório.
	 
	I. Há casos de má absorção de nutrientes.
	 
	IV. Somente a fim de poupar o catabolismo das proteínas sem causar hiperglicemia.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403069443)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	São agentes plastificantes, exceto:
		
	
	PEG 400
	
	Propilenoglicol
	
	Glicerina
	
	Óleo de rícino
	 
	Metabissulfito de sódio
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402192333)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A biofarmácia estuda os fatores fisiológicos e farmacêuticos que influenciam a liberação do fármaco da forma farmacêutica e a sua absorção pelo organismo. Sabendo disso, assinale V ou F para os fatores que são responsáveis por tal entrada do fármaco no organismo a nível sistêmico:
		
	 
	II. Velocidade de liberação do fármaco de sua forma farmacêutica - Dissolução.
	 
	III. Permeação do fármaco através das membranas biológicas e distribuição no organismo e nos líquidos corporais.
	 
	IV. Tipo, quantidade e velocidade dos processos de biotransformação.
	 
	I. Via de administração e forma farmacêutica.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402745163)
	Pontos: 0,0  / 0,1As argilas, como a bentonita, são excipientes utilizados para a preparação de forma farmacêutica:
		
	
	Supositório.
	
	Pasta.
	 
	Xarope.
	
	Suspensão.
	 
	Gel.

Continue navegando