Buscar

Caso Concreto 9

Prévia do material em texto

DIREITO ADMINISTRATIVO I - CCJ0010 
Título 
SEMANA 9 
Descrição 
Caso Concreto 
A Caixa Econômica Federal decide realizar licitação para aquisição de equipamentos de segurança visando proteção ambiental, para uso na execução do serviço publico a cargo da entidade. Tendo em vista a inadequação das modalidades existentes de licitação para o trato da questão, consideradas as peculiaridades da do material cuja aquisição era necessária, a diretoria da empresa estatal, visando atender ao interesse público, promoveu, mediante regulamentação específica, a combinação dos procedimentos da licitação por pregão (Lei 10.520/2002) com procedimentos da licitação pela modalidade concorrência. A Superintendente Jurídica da Caixa entendeu possível tal regulamentação, pelo fato de a instituição ser empresa federal, atuando sob a égide do art. 173, parágrafo 1º, II. Analise a tese jurídica adotada pela Superintendência Jurídica da entidade. 
Resposta: A tese adotada foi que a transparência e melhor apreciação da sociedade fazem com que seja realizado o pregão neste caso, o que foi atendido o conceito de licitação publica de acordo com o artigo 3º da Lei nº 8.66/93, caput. 
O pregão é um tipo de licitação aberta para todo o publico, inclusive via internet, onde qualquer cidadão interessado pode acompanhar o processo licitatório em curso, os valores de cada lance efetuado, o vencedor e até a duração da disputa. Isso aumenta a transparência e o controle social. 
Questão objetiva 
Uma das Secretarias do Ministério da Fazenda pretende comprar um bem de determinada marca. Nesse sentido, solicita manifestação do órgão de consultoria jurídica, após demonstrar ser tecnicamente justificável a opção pela marca. À luz da Lei n 8.666/1993, é correto afirmar que:
 a) o pleito da Secretaria não encontra amparo legal, pois a lei veda a opção por marca; 
b) será possível a aquisição, limitada ao valor de contratação para a qual seria cabível licitação na modalidade Convite;
 c) será possível a compra, mas somente após prévia licitação; 
d) será possível a compra, mas somente por meio do reconhecimento de inexigibilidade de licitação, em vista da necessidade de que o bem seja de determinada marca; 
e) será possível a compra, não se podendo apontar, a partir das informações do comando desta questão, se deverá ou não haver prévia licitação.
Resposta: Letra E

Continue navegando