Buscar

adII contabilidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

DISCIPLINA:  Contabilidade Geral
 ► Semana 13/ ► AD2
Na AD2 o estudante deve conceituar cada conta constante no exercício 6 e informar seu funcionamento.
Exercício 6 – 
Disponibilidades -  11.115; Contas a Receber-  1.462; Estoques- 3.285; Tributos a recuperar – 475; Fornecedores – 598; Impostos e taxas a pagar – 277; Ajuste de Avaliação Patrimonial- 2.515; Empréstimos e financiamentos a pagar - 2.000; Dividendos a pagar  -  748; Contas a pagar de empresas controladas – 3.048 ;Capital  Social-    1.680; Reserva de Capital – 6.000; Empréstimos a controladas referente a negócios usuais – 529 . 
Exemplo.: Disponilidades: Representa o saldo dos valores em caixa e seus equivalentes (dinheiro). São debitadas quando entram valores no caixa e creditadas quando sem valores do caixa
Contas a Receber: Dinheiro de vendas que você já fez e que vão cair na sua conta ou serão pagos no futuro. Após o faturamento é gerado o “contas a receber”. 
Contas a receber é o nome da conta onde se registam os aumentos (entradas) e as reduções (baixas) relacionados com a venda de conceitos diferentes de produtos ou serviços. Esta conta é composta por letras de câmbio, títulos de crédito e promissórias a favor da empresa.
Estoques: Representam os bens destinados à venda e que variam de acordo com a atividade da entidade. Ex: produtos acabados, produtos em elaboração, matérias-primas e mercadorias. Essa conta registra o valor dos estoques na data do fechamento do balanço
Tributos a recuperar;ou imposto a recuperar = quantia que o governo deve restituir ao contribuinte, por algum motivo, como pagamento indevido ou recolhimento a maior de impostos/ é a diferença cobrada na fonte gerada pelo imposto a pagar, menos o imposto devido ou seja: imposto recolhido a maior na fonte para o governo Também são contas classificadas no ativo da empresa.
Fornecedores : Os fornecedores de uma empresa são quem vende bens e serviços a essa empresa, sejam eles pessoas, empresas ou outras entidades. Na contabilidade, um fornecedor é um credor ou seja A conta Fornecedores é uma conta do passivo, onde são registradas as obrigações a pagar aos fornecedores
Impostos e taxas a pagar Em resumo podemos dizer que as taxas servem para pagar uma percentagem do serviço público que nos é fornecido, quando pagamos um imposto este não corresponde a nenhuma atividade específica do Estado em relação ao contribuinte no entanto para fins contábeis são classificadas como despesas administrativas que representam os gastos, pagos ou incorridos, para direção ou gestão da empresa.
Ajuste de Avaliação Patrimonial: A conta Ajuste de Avaliação Patrimonial, classificada no grupo patrimônio líquido, decorre do acerto dos valores do ativo ou passivo que pode ser para mais ou para menos/ O ajuste da avaliação patrimonial é o resultado do valor da avaliação dos bens em relação ao seu valor justo. O valor justo é a quantia pela qual um ativo pode ser trocado, ou um passivo liquidado, por duas partes dispostas a isso e independentes entre si. O objetivo está em garantir que a determinação do valor justo ocorra em condições usuais de mercado, ou seja, que fatores que pressionem para a liquidação da transação não interfiram na definição do valor final 
 Empréstimos e financiamentos a pagar: As contas de Empréstimos e Financiamentos registram as obrigações da entidade junto a instituições financeiras do País e do Exterior, cujos recursos são destinados para financiar imobilizações ou para capital de giro. Como regra geral, os empréstimos e financiamentos são suportados por contratos que estabelecem o seu valor, forma e época de liberação, encargos incidentes, forma de pagamento, garantias além de outras cláusulas contratuais.
Dividendos a pagar : dividendo a pagar é um passivo no balanço de uma empresa , mas não afeta a demonstração de fluxo de caixa até que a empresa realmente emite os cheques de dividendos. Pagamentos de dividendos em dinheiro afetam as atividades de demonstração do fluxo de caixa.
 Contas a pagar de empresas controladas: de Natureza Contábil Credora ( OBRIGAÇÃO) - Classificação no Balanço : Passivo- Conceito Representa todas aquisições e Serviços que a empresa realizar a prazo ; Sinônimos = Duplicata a pagar ; Titulo a Pagar ; Diversos a Pagar; Credores a pagar .
Capital  Social: Também conhecido como Capital nominal ou Capital integralizado, é um investimento inicial feito pelos proprietários da empresa e corresponde ao patrimônio líquido inicial. Obs.: Só será alterado quando os proprietários realizarem investimentos adicionais (aumentos de capital) ou desinvestimentos (diminuições de capital).
 Reserva de Capital: são constituídas com valores recebidos pela empresa e que não transitam pelo resultado, por não se referirem à entrega de bens ou serviços pela empresa. E constituem-se grupo de contas integrantes do Patrimônio Líquido. De acordo com o parágrafo 1º do artigo 182 da Lei nº 6.404/76, serão classificadas como reservas de capital as contas que registrarem:
a) Reserva de Correção Monetária do Capital Realizado; 
b) Reserva de Ágio na Emissão de Ações; 
c) Reserva de Alienação de Partes Beneficiárias; 
d) Reserva de Alienação de Bônus de Subscrição; 
e) Reserva de Prêmio na Emissão de Debêntures; (excluída desde 01.01.2008, por força da Lei 11.638/2007) 
f) Reserva de Doações e Subvenções para Investimento; (excluída desde 01.01.2008, por força da Lei 11.638/2007) 
g) Reserva de Incentivo Fiscal.
 Empréstimos a controladas referente a negócios usuais: como o empréstimo refere-se a negócios usuais eles apenas serão classificados de acordo com a operação (Ativo Circulante se for receber até o final do curto prazo ou Ativo Realizável a Longo Prazo se for receber após o término do curto prazo) se a atividade da empresa que fez o empréstimo for efetivamente essa, ou seja, de fazer empréstimos, pois este é o produto que ela oferece.

Continue navegando