Buscar

PLANEJAMENTO E CONTROLE DE OBRAS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Planejamento e controle de obras
Alunos : Alexandre Rogério Nascimento da Rocha
 Denilson Rocha Duarte
 Pedro Felipe Gois Costa
 
 
 Docente: Lucas da Silva Moraes
 DISCIPLINA: SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM ENGENHARIA CIVIL 
 CURSO: ENGENHARIA CIVIL
 
PLANEJAMENTO E CONTROLE DE OBRAS
	O planejamento da construção consiste na organização para a execução, e inclui o orçamento e a programação da obra. O orçamento contribui para a compreensão das questões econômicas e a programação é relacionada com a distribuição das atividades no tempo. Em função da variabilidade do setor, é importante realizar o planejamento do empreendimento em níveis de detalhamento diferentes, considerando horizontes de longo, médio e curto prazos. 
PLANEJAMENTO DE LONGO PRAZO
	O planejamento de longo prazo é mais geral, com baixo grau de detalhamento, considerando as grandes definições, tais como emprego de mão de obra própria ou terceirizada, nível de mecanização, organização do canteiro de obra, prazo de entrega, forma de contratação (preço de custo ou empreitada), e relacionamento com o cliente. O plano inicial tem pequeno nível de detalhamento, em geral indicando macro-itens, tais como “fundações”, “estrutura”, “ alvenaria” e assim por diante. Em uma obra de dois a três anos, o plano da obra é definido em semestres, por exemplo. Esse nível é utilizado para a compreensão da obra e tomada de decisões de nível organizacional (gerência da empresa). 
PLANEJAMENTO A MÉDIO PRAZO
	No nível de planejamento de médio prazo trabalha-se com atividades ou serviços a serem executados nos 4 a 6 meses seguintes. Nesse nível de planejamento a atenção está voltada para a remoção de empecilhos à produção, através da identificação com antecedência da necessidade de compra de materiais ou contratação de empreiteiros (“lookahead planning”). 
PLANEJAMENTO A CURTO PRAZO
	O planejamento de curto prazo visa à execução propriamente dita. Esse planejamento desenvolve uma programação para um horizonte de 4 a 6 semanas, detalhando as atividades a serem executadas. Nesse caso, já há a garantia do fornecimento de materiais e mão de obra, bem como o conhecimento do ritmo normal da obra. 
	Adota-se a ideia de produção protegida contra os efeitos da incerteza (“shielding production”), ou seja, as atividades programadas têm grande chance de ocorrerem. É comum medir a qualidade desse plano através da medição do Percentual de Planos Concluídos (PPC), com a identificação das causas das falhas. Desta forma o planejamento das próximas atividades poderá ser aprimorado. 
Tabela de Planejamento x Prazo
Metodologia PDCA
Projeto
 	O resultado do projeto de edificações é um conjunto de documentos, em desenhos e texto, que descreve a obra, permitindo a contratação e a execução. Em um sentido amplo, o “projeto” inclui todos os documentos necessários para comunicar a idéia e desenvolver o produto. Por conta da complexidade e da quantidade de informação envolvida, e também pela tradicional fragmentação (existem diversos profissionais envolvidos), em geral o projeto é dividido em especialidades e em documentos gráficos (tais como plantas arquitetônicas, estruturais, hidro-sanitárias, elétricas, lógicas e outras) e documentos escritos (orçamento, memoriais, especificações técnicas, cronograma, contratos e outros).
 Desenvolvimento do projeto: 
Anteprojeto: é a configuração final da solução proposta, considerando todos os elementos do programa, mas com pouco detalhamento, em escala reduzida; 
Projeto Básico - reúne os elementos necessários à contratação. Tem algum detalhamento, suficiente para o entendimento da obra. Já envolve os projetos elétricos, hidráulicos, estruturais, detalhes de esquadrias, paisagismo, composição de custos, planilha orçamentaria, etc.
Projeto Legal: contém os elementos necessários à aprovação pelos órgãos públicos, legalizado e possuindo licenças para construir e efetuar ligações provisórias dos serviços públicos; 
Projetos Complementares: projetos das diversas especialidades, tai s como estruturas, instalações hidro-sanitárias, elétricas, telefônicas, paisagismo, fachadas, climatização artificial e outros; 
Projeto Executivo: contém todos os elementos necessários para a construção, incluindo os projetos complementares. 
Planejamento físico-financeiro: planejamento visando à execução. Pode indicar a necessidade de 
alterações no projeto, em função de restrições de tempo ou volume de recursos disponíveis. 
Memorial Descritivo e especificações.
Projeto "como construído" - também conhecido como "as built", trata-se do projeto realmente executado, com todas as alterações que tenham sido feitas até a finalização da construção. 
 Existem vários tipos de orçamento, e o padrão escolhido depende da finalidade da estimativa e da disponibilidade de dados. Se há interesse em obter uma estimativa rápida ou baseada a penas na concepção inicial da obra ou em um anteprojeto, o tipo mais indica do é o paramétrico. Para as incorporações em condomínio, a lei exige o registro de informações, em cartório, seguindo um procedimento padronizado, de acordo c om a norma NBR 12721 (ABNT, 1999). O orçamento discriminado é mais preciso, mas exige uma quantidade bem maior de informações. Às vezes, durante o desenvolvimento do projeto, é interessante realizar a estimativa de forma cuidadosa ao menos nas partes que já foram definidas. 
ORÇAMENTO
MS PROJECT - CRONOGRAMA
 	 As relações contratuais, e os aspectos empresariais da construção requerem o estabelecimento de relações contratuais com uma vasta gama de parceiros. 
O papel central do contrato é refletido pelo fato de que as empresas de construção são denominadas “empreiteiras”. Além da relação contratual entre o proprietário e o construtor, empresários da construção supervisionam contratos com subempreiteiros, especialmente empresas de prestação de serviços especializados, sindicatos, empresas de equipamentos e fornecedores de materiais. 
Contrato: É um comprometimento, ou um conjunto de comprometimentos que a lei reconhece como obrigação. 
	O contrato de construção estrutura a forma como uma construção é “comprada”. 
Na construção, o produto é comprado antes de ter sido “produzido”, baseado em um conjunto de desenhos e na descrição do trabalho. 
O comprador também necessita coordenar várias entidades, incluindo projetista(s), empreiteiro(s), subempreiteiros especializados e fornecedores. 
CONTRATOS DE CONSTRUÇÃO
As duas principais variações das formas contratuais que têm a finalidade de dar ao cliente da construção são:
 
Contratos de projeto e construção e Contratos de gerenciamento da construção. 
Por várias razões, quase todos os contratos que envolvem recursos públicos são contratos por concorrência. 
O contrato por concorrência é utilizado porque possui preços baixos e competitivos que dão ao contribuinte a certeza de que seu dinheiro está sendo empregado de forma equitativa e a preços justos. 
As duas principais categorias desse tipo de contrato são: o contrato por preço total ou global ou fixado e o contrato por preço unitário. 
CONTRATOS DE CONSTRUÇÃO
A segunda forma de contrato mais amplamente utilizada é o contrato negociado.
 
 Essa forma de contrato também é chamada de contrato por administração, e está relacionado à forma de pagamento. O construtor é reembolsado pelo custo de execução do serviço mais uma taxa. 
 Nesse tipo de contrato, o risco do construtor é reduzido, já que não existe a exigência de completar um trabalho a um preço fixo. 
 O proprietário tem a flexibilidade de contratar o construtor com base em considerações que não a da menor cotação de preço. O método de seleção compreende a identificação de um grupo de construtores qualificados que são convidados a preparar propostas com base na documentação disponível de projeto. 
CONTRATOS DE CONSTRUÇÃO
O contrato a preço unitário
permite alguma flexibilidade em relação a variações de quantidades de serviços realizados durante a construção. 
O projeto é subdividido em itens de trabalhos que podem ser caracterizados por quantitativos, tais como metro cúbico, metro linear, metro quadrado e unidades (por exemplo, 16 caixilhos de janelas). 
O construtor cota o preço da unidade, em vez do preço global do trabalho. A proposta de serviço contém uma lista de todos os itens de trabalho que serão computados para pagamento. Como referência, tem-se: 
CONTRATOS DE CONSTRUÇÃO
O construtor cota o preço da unidade, em vez do preço global do trabalho. A proposta de serviço contém uma lista de todos os itens de trabalho que serão computados para pagamento. Como referência, tem-se: 
NUM.DO ITEM
QUANT.
UNID.
DESCRIÇÃO
PREÇO
UNITÁRIO
PREÇO TOTAL
1
550
m³
Escavação em rocha para estruturas e dutos apenas
$
$
2
50
m
Cabo de força de 8”
$
$
3
20
m³
Escavação em terra
$
$
4
200
m²
Pavimentação
$
$
São listados quatro itens de serviços por preço unitário. É dada uma quantidade estimada para cada item de serviço. A quantidade estimada de escavação em rocha, por exemplo, é de 550 m³. Tomando por base essa quantidade, o construtor cota um preço unitário. 
CONTRATOS DE CONSTRUÇÃO
A execução de um projeto está sendo acompanhada por meio de curvas de agregação de valor (curvas “S”). As curvas “S” para os custos planejado e realizado e para o valor agregado relativas ao sexto mês são mostradas no gráfico precedente. No gráfico, a unidade monetária (R$) está representada no eixo das ordenadas, e o tempo, em meses, está representado no eixo das abcissas. 
A partir das curvas mostradas no gráfico, assinale a opção correta.
A As curvas “S” mostram que, no final do sexto mês, o cronograma estava progredindo a uma taxa superior a 80% e inferior a 90% do originalmente planejado. 
B. Mantidas as condições de andamento da execução do projeto observadas no sexto mês, com certeza, o cronograma será antecipado em 2 meses. 
C. A variação de custo obtida até o sexto mês permite estimar que, ao final da execução do projeto, haverá uma economia superior a 15% do inicialmente previsto. 
D. Até o fim do sexto mês, a execução do projeto apresentava economia de aproximadamente R$ 5 milhões. 
E. As curvas “S mostram que, no final do sexto mês, o cronograma estava progredindo a uma taxa superior a 70% e inferior a 80% do originalmente planejado.
Tribunal Regional Eleitoral / Bahia (TRE BA) 2017
Cargo: Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade: Engenharia Civil / Questão 31
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Questão
E. As curvas S mostram que, no final do sexto mês, o cronograma estava progredindo a uma taxa superior a 70% e inferior a 80% do originalmente planejado.
 Curva S : R$ 35.000x(1.000)	Planejado: R$ 40.000x(1000) 
	Taxa = 35000x100 / 40000
	Taxa = 87,5% (80%< t < 90%)
	
A As curvas “S mostram que, no final do sexto mês, o cronograma estava progredindo a uma taxa superior a 80% e inferior a 90% do originalmente planejado. 
Resposta

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais