Buscar

FARMACOTECNICA avaliando o aprendizado

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201512146144)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A Farmacotécnica é a parte da ciência farmacêutica que trata da preparação de medicamentos, ou seja, da transformação de drogas (matérias-primas) em medicamentos; estuda o preparo, a purificação, as incompatibilidades físicas e químicas, e a escolha da forma farmacêutica (xarope, solução, suspensão, cápsula, etc) mais adequada à finalidade pretendida. Neste contexto, assinale a alternativa que corresponde à definição correta para os termos abaixo.
		
	 
	Medicamento: toda a preparação farmacêutica contendo um ou mais fármacos, destinada ao diagnóstico, prevenção ou tratamento das doenças e seus sintomas ou à correção ou modificação das funções orgânicas, quer no homem, quer nos outros seres vivos.
	
	Remédio: todo meio usado com o fim de prevenir ou de curar as doenças com propriedades farmacológicas comprovadas.
	
	Fármaco: toda a droga utilizada em Farmácia e dotada de ação farmacológica comprovada ou não, pelo menos, de interesse médico.
	
	Farmácia de manipulação: estabelecimento de manipulação de fórmulas apenas magistrais de comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos, compreendendo dispensação e atendimento privativo de unidade hospitalar ou de qualquer outra equivalente de assistência médica.
	
	Produto oficinal: é aquele que possui formulação prescrita pelo médico de forma oficial e que estiver descrita na Farmacopeia Brasileira e compêndios oficiais.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201512226592)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A ANVISA publicou o Regulamento Técnico de que trata a RDC 67, de 08 de outubro de 2007, com os seguintes objetivos: fixar os requisitos mínimos exigidos para o exercício das atividades de manipulação de preparações magistrais e oficinais das farmácias, desde suas instalações, equipamentos e recursos humanos, aquisição e controle da qualidade da matéria-prima, armazenamento, avaliação farmacêutica da prescrição, manipulação, fracionamento, conservação, transporte, dispensação das preparações, além da atenção farmacêutica aos usuários ou seus responsáveis, visando a garantia de sua qualidade, segurança, efetividade e promoção do seu uso seguro e racional. Analise as afirmações abaixo: Analise as afirmações abaixo: I- Preparação oficinal é aquela preparada na farmácia, a partir de uma prescrição de profissional habilitado, destinada a um paciente individualizado, e que estabeleça em detalhes sua composição, forma farmacêutica, posologia e modo de usar. II- Lote ou partida é a quantidade definida de matéria-prima, material de embalagem ou produto, obtidos em um processo, cuja característica essencial é a homogeneidade. III- Controle de qualidade é o conjunto de operações (programação, coordenação e execução) com o objetivo de verificar apenas a conformidade do produto acabado. IV- Preparação magistral é aquela preparada na farmácia, cuja fórmula esteja inscrita no Formulário Nacional ou em Formulários Internacionais reconhecidos pela ANVISA. V- Quarentena é a retenção temporária de insumos, preparações básicas ou manipuladas, isoladas fisicamente ou por outros meios que impeçam a sua utilização, enquanto esperam decisão quanto à sua liberação ou rejeição. Estão incorretas as afirmações:
		
	 
	I, II e IV.
	 
	I, III e IV.
	 
	II, IV e V.
	 
	III, IV e V.
	 
	I, II e III.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201512093276)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As formas farmacêuticas de uso exclusivamente tópico são:
		
	
	Elixir e pomada
	
	Vinho e creme
	
	Pomada e poção
	
	Colírio e elixir
	 
	Unguento e colírio
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201512254748)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Além das características da forma farmacêutica, a escolha de determinada via de administração de medicamentos depende de fatores como o tipo de efeito terapêutico pretendido ( local ou pretendido ( local ou sistêmico ), características do paciente, duração do tratamento conveniência, entre outros. Portanto, ao se formular um produto farmacêutico, é fundamental o conhecimento de aspectos essenciais das vias administração e sua relação com as formas farmacêuticas e os fármacos nelas veiculados, para garantia da segurança do usuário e eficiência do tratamento. Analise as afirmações abaixo a respeito das vias de administração de formas farmacêuticas: I- Os medicamentos administrados pela via tópica devem ser estéreis. II- Alguns fármacos podem ser inativados pelo suco gástrico, se administrados pela via oral. III- O efeito terapêutico dos fármacos administrados pela via oral está condicionado à absorção dos mesmos. IV- Os medicamentos administrados pela via endovenosa devem ser estéreis. Está(ão) correta(s) a(s) afirmação(ões): V- A principal desvantagem da via parenteral é a interação com alimentos e outros fármacos.
		
	 
	II, III e IV.
	
	III, apenas;
	
	IV, apenas.
	
	I, III e IV;
	
	I, II e III;
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201511618623)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em formulações farmacêuticas, o fármaco ou princípio ativo é misturado com componentes inertes que têm a função de veicular e assegurar uma mistura uniforme para a forma farmacêutica. Estes componentes inertes são chamados de:
		
	
	Carreadores
	
	Compressores
	 
	Excipientes
	
	Deslizantes
	
	Conservantes
		
	
	 1a Questão (Ref.: 201511616009)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em relação aos xaropes é CORRETO afirmar:
		
	
	A dissolução do açúcar para a obtenção do xarope, quando efetuada a frio, origina xaropes mais corados, havendo maior hidrólise da sacarose.
	
	nehuma das alternativas
	
	Conservam-se bem, devido ao fato de serem soluções hipotônicas, já que os açúcares constituintes se encontram numa concentração próxima da saturação.
	
	Devido à elevada viscosidade, favorecem o aparecimento de turvações e precipitações, ocasionadas por reação ou pela fraca solubilidade dos fármacos que possam conter.
	 
	O açúcar utilizado na preparação de xaropes, geralmente sacarose, desempenha funções de edulcorante e de conservante.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201511616000)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O método mais utilizado para separação de pós e determinação da sua granulometria é:
		
	
	actinométrico
	
	microscopia óptica
	 
	tamisação
	
	centrifugação
	
	holografia a laser
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201512093282)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	"Excipiente quanto seja preciso", é:
		
	
	Uma substância que não pode ser utilizada em nenhuma hipótese nas manipulações farmacêuticas.
	
	Substância derivada das oleofinas, utilizadas exclusivamente para veicular pomadas ou unguentos.
	
	Uma substância que é adicionada aos princípios ativos da fórmula, modificando suas características físico-químicas e farmacológicas.
	 
	Uma substância neutra, que é adicionada aos princípios ativos da fórmula, a fim de completar determinado volume. Tal substância nunca altera os demais componentes.
	
	Nenhuma das alternativas anteriores
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201511617189)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Na preparação de comprimidos é comum a utilização de diversos adjuvantes. Assinale a opção cuja função não corresponde ao adjuvante empregado:
		
	
	Desagregantes: acelerar a dissolução do comprimido
	 
	Absorventes: facilitar a absorção do comprimido
	
	Aglutinantes: facilitar a compressão do comprimido
	
	Diluentes: obtenção de comprimidos de peso conveniente
	 
	Tampões: manter estável o pH de uma fórmula
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201511620633)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O ácido acetilsalicílico (AAS) é facilmente decomposto em ácido salicílico e ácido acético, portanto, são necessárias medidas de prevenção contra essa reaçãode degradação, tanto durante a fabricação do medicamento , quanto na sua conservação. Assinale o principal fator responsável pelo problema acima:
		
	 
	Umidade.
	
	Luz.
	
	Oxigênio.
	
	Dióxido de carbono.
	
	Metais.
		
	 1a Questão (Ref.: 201511618456)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Na composição de uma solução medicamentosa, podemos colocar vários componentes com funções variáveis. A escolha da composição da fórmula deve levar em consideração alguns aspectos.Assinale a alternativa INCORRETA:
		
	
	e) Podemos associar adjuvantes, para melhorar a solubilização do fármaco no veículo escolhido.
	
	d) O uso de conservantes e estabilizantes são importantes para garantir uma boa estabilidade na formulação final.
	
	a) Observar se o fármaco apresenta fotossensibilidade, que poderia alterar o seu prazo de validade.
	 
	c) A escolha da embalagem é uma etapa sem tanta importância porque a embalagem não influencia na estabilidade do fármaco
	
	b) Avaliar as características físico-química do fármaco e o seu comportamento no solvente escolhido.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201512353230)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As formas farmacêuticas líquidas são formas de dispensação de vários fármacos cuja a absorção é favorecida considerando que o fármaco apresenta-se dissolvido no meio, na grande maioria das vezes. As formas líquidas podem ter algumas formas de preparo, sendo divididas nas formas de dissolução simples , obtidas por dissolução e dissolução extrativa. Observe as afirmativas abaixo e responda: I- As dissoluções extrativas apresentam-se mais concentradas que as demais formas de preparo. II- Os xaropes são um tipo de forma de dissolução simples. III- O extrato fluido é uma forma farmacêutica obtida por destilação. IV- O hidrolato é uma forma farmacêutica obtida por extração.
		
	
	As afirmativas I e III estão certas.
	
	As afirmativas II e III estão certas
	 
	As afirmativas I e II estão certas
	
	As afirmativas II e IV estão certas.
	
	As afirmativas III e IV estão certas
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201511618470)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	10) As suspensões são formas farmacêuticas que possibilitam veicularmos fármacos insolúveis em líquido.Elas apresentam algumas características que são fundamentais para a sua estabilidade.Algumas delas estão assinaladas abaixo: I- As partículas dos componentes da suspensão devem ser bem reduzidas para a prevenção da formação de cristais. II- O aumento da viscosidade da formulação aumenta a sedimentação das partículas dos componentes sólidos. III- A suspensão realça mais os sabores dos fármacos do que as formas em solução. IV- Uma boa suspensão deve sedimentar lentamente. Assinale a alternativa correta:
		
	
	b) As corretas são as afirmativas I e III.
	 
	e) As corretas são as afirmativas I e IV.
	
	c) As corretas são as afirmativas II eIII.
	
	d) As corretas são as afirmativas III e IV.
	
	a) As corretas são as afirmativas I e II
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201512254926)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Dada a seguinte seqüência de exemplos de componentes de xaropes: - Sacarose, essência de abacaxi e metilparabeno, Assinale a alternativa correta para a função de cada exemplo acima, respectivamente:
		
	
	Flavorizante, agente de viscosidade e edulcorante, conservante.
	
	Conservante, edulcorante, flavorizante;
	
	Esterilizante, flavorizante, agente de viscosidade;
	
	Flavorizante, conservante, edulcorante;
	 
	Agente de viscosidade e edulcorante, flavorizante, conservante;
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201511617909)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Assinale a alternativa INCORRETA:
		
	
	a) Os xaropes servem de veículo com sabor agradável.
	
	c) Xaropes são formas farmacêuticas que se conservam bem.
	 
	d) A alta viscosidade dos xaropes promove uma grande turvação com fármacos com fraca solubilidade.
	
	e) A temperatura no preparo do xarope não deve ultrapassar 80 C.
	 
	b) Xaropes preparados à quente apresentam filtração mais rápida.
		
	 1a Questão (Ref.: 201511615977)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Dentre os processos de controle de qualidade na fabricação de comprimidos existem dois que irão interferir diretamente no processo de revestimento destes comprimidos são eles:
		
	 
	Friabilidade e Dureza
	
	Dissolução e Desintegração
	 
	Desintegração e Peso Médio
	
	Dureza e Peso Médio
	
	Friabilidade e Peso Médio
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201511615982)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Assinale verdadeiro (V) ou falso (F) nas afirmativas abaixo:
		
	 
	A celulose microcristalina, o amido de milho e o carbonato de cálcio são diluentes solúveis, utilizados na fabricação de comprimidos.
	 
	O diluente, o aglutinante, o desintegrante e o lubrificante são adjuvantes tecnológicos na fabricação de comprimidos.
	 
	Para o preparo da forma farmacêutica granulado são utilizados os processos por via úmida e seca.
	 
	As cápsulas duras são constituídas de gelatina e emoliente.
	 
	O drageamento convencional segue 3 fases: 1° fase (camada isolante, elástica e alisante), 2° fase (adição de xarope simples) e 3° fase (polimento).
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201511618538)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale a alternativa CORRETA sobre a forma farmacêutica SUSPENSÃO:
		
	
	d) A viscosidade deve ser pouca para evitar a floculação.
	
	a) É uma forma farmacêutica que deve ser filtrada no final do seu preparo.
	 
	b) É uma forma farmacêutica interessante porque pode veicular fármacos insolúveis em líquido.
	
	c) É uma forma farmacêutica onde as partículas do fármaco devem ser grandes para evitar a sedimentação.
	
	e) O agente suspensor acrescentado à suspensão possibilita o aumento da sedimentação.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201511616017)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Uma determinada formulação apresentou ângulo de repouso de 47°C. Foi solicitado ao farmacêutico uma melhoria no fluxo desta mistura de pós. Após adição de dois excipientes a nova mistura foi acondicionada no funil e apresentou um cone de 2,5cm de altura e diâmetro de 8,8 cm. Pergunta-se: Qual o novo ângulo de repouso e quais os dois excipientes adicionados?
		
	 
	29,60, talco e estearato de Mg
	 
	29,60, estearato de Mg e amido de milho
	
	17.85 estearato de Mg e talco
	
	23,90, estearato de Mg e talco
	
	nenhuma das respostas acima
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201511616051)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A análise quantitativa em comprimidos tem por objetivo final determinar:
		
	 
	A uniformidade do peso dos comprimido
	
	O peso médio dos comprimidos
	
	O grau de pureza do diluente
	
	O grau de pureza do princípio ativo
	 
	A percentagem de princípio ativo em relação ao rotulado

Continue navegando