Buscar

Fichamento de Estudo de Caso Controladoria II

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA CONTROLADORIA E FINANÇAS
Fichamento de Estudo de Caso
Jones Felix de Castro
Trabalho da Disciplina Controladoria II – Planejamento Tributário, Orçamento e Controle.
 Tutor: André da Costa Ramos
Cotia
2017
FICHAMENTO
TÍTULO: Controladoria II – Planejamento Tributário, Orçamento e Controle.
CASO: Atlantic Computer.
REFERÊNCIA:. BHARADWAJ, Neeraj; GORDON, John B. ATLANTIC COMPUTER: DIVERSAS OPÇÕES DE PREÇO. Harvard Business School, 210-P01, 28 de maio de 2007.
	Estamos falando do estudo de caso da empresa Atlantic Computer cujo foco principal é opção de preço. Então o jovem Jason Jowers seria responsável por desenvolver a estratégia de estabelecimento de preços do "Atlantic Bundle" o novo servidor. Matzer, chefe da divisão de servidores, estabeleceu um prazo de 2 semanas para que a nova estrutura de preços da Atlantic Bundle para ser verificada na convenção SME em novembro um evento importantíssimo para Atlantic Computer. 
	Havia dois segmentos de mercado principais na indústria de servidores, o maior deles, de Servidores de Alta Performance, representava a tradicional utilização de servidores para operar aplicações complexas: gestão de cadeia de fornecimento, sistema integrados de gestão empresarial, inteligência empresarial, com estimativas de consumo de aproximadamente 200 mil unidades no ano e crescimento em torno de 3% ao ano. Jowers decidiu que seria bom passar algum tempo fazendo uma revisão geral do mercado e da posição da Atlantic dentro dele. 
A Atlantic era a maior participante da indústria de informática como um todo, e vinha competindo no mercado de servidores há 30 anos vendendo servidores de alta performance chamado: Radia para grandes empresas. Ela ficou conhecida por fornecer produtos de alto nível, totalmente confiáveis, e pela qualidade de seus serviços de pós-venda. Tudo isso foi resultado direto da estratégia geral da empresa, apesar de conservadora, era baseada em aproximadamente com o cliente e diferenciação dos produtos.
	Ele também encontrou memorando que declarava que a Internet havia criado um mercado para sistemas de mais baixa performance. A Internet e a proliferação de aplicativos no fim dos anos 90 havia mudado o mercado. Nessa época, a Internet havia criado um mercado para esses sistemas, já que era possível, por exemplo, construir um website utilizando diversos servidores básicos menores que compartilhavam o trabalho. Havia um relatório escrito por Matzer em 1999, onde dizia que haviam decidido ampliar a linha de produtos com a intenção de apresentar um modelo chamado "Tronn" no final do ano 2000. Ele pensou nessa opção, pois acreditava que servidores de alta performance e servidores básicos não seriam vistos como substitutos pelos consumidores.
	A Ontario Computer Inc. era uma empresa que tinha como prioridade o mercado de baixa performance. O produto dessa linha chamava-se Zink. O Zink era concorrente direto do Tronn da Atlantic. O restante do mercado era de empresas menores.
Os servidores de baixa performance da Atlantic eram até 4 vezes mais o que o padrão quando carregados com a ferramenta de software PESA. Ou seja, um cliente que adquirisse um servidor Tronn (Atlantic) como ferramenta PESA teria a mesma performance que 4 servidores básicos. Obviamente o produto da Atlantic era melhor, porém era importante definir ao preço de forma correta.
Jowers reconheceu a importância de deixar transparecer para possíveis clientes que a economia imediata gerada com a compra do “Atlantic Bundle” vinha da necessidade de adquirir menos servidores. Num segundo momento, mais economia viria como resultado de menos gastos com eletricidade, licenças para uso de software e custos com força de trabalho. 
Com a decisão do preço do produto ele pensou em seguir um de quatro caminhos: 1 - Manter a tradição da empresa de cobrar apenas pelo hardware e oferecer o software PESA gratuitamente. 2 - Cobrar o mesmo o preço que o cliente iria pagar por quatro servidores Zink da Ontário. 3 - Cobrar um preço baseado na abordagem de preço-margem do PESA (com base nos custos de desenvolvimento do software). 4 - Cobrar um preço baseada em valor de uso.
Com todos esse pontos levantados, ele iria estuda-los a fundo e, aí sim estaria preparado para finalizar a precificação do produto em questão.
E o ideal no caso da Atlantic e sendo Jowers, é formar um preço usando o valor de uso dividido com a análise da concorrência. O valor de uso é indicado, porque o ganho com novo servidor deve ser incorporado uma parte no preço, assim mantendo a politica da Atlantic mais agregando o seu conhecimento. 
LOCAL: Biblioteca da disciplina.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
BHARADWAJ, Neeraj; GORDON, John B. ATLANTIC COMPUTER: DIVERSAS OPÇÕES DE PREÇO. Harvard Business School, 210-P01, 28 de maio de 2007.

Continue navegando