Buscar

fundamentos da comunicação

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Fundamentos da Comunicação e
Técnicas de Apresentações Orais
2012.2
*
	O maior patrimônio da empresa é sua boa imagem. 
E a melhor forma de obtê-la ou mantê-la é aplicar a comunicação empresarial como ferramenta de marketing. 
*
*
	A identidade corporativa não é somente um logo ou um nome de uma empresa, embora estes certamente são os mais visíveis da sua componente. 
	A identidade corporativa marca a diferença de uma empresa, tornando-a especial e original. 
	
	Expressa a aproximação da empresa ao negócio, aos seus valores e à cultura. 
	Reflete-se em tudo, desde a qualidade dos produtos e/ou os serviços, estratégias de marketing, meios de comunicação, e ambiente de funcionamento. 
*
Vamos pensar sobre
Identidade
*
	Pode-se entender melhor, fazendo analogia com uma pessoa física. 
	A cor dos cabelos, o biotipo e as roupas que ela está usando ajudam a descrevê-la, mas não definem a sua essência. 
	A identidade se relaciona mais com os atributos essenciais, ou aqueles que mudam muito pouco ao longo da vida dessa pessoa, como o seu senso de justiça, seu pendor para as artes ou sua introspecção. 
	Em uma empresa também é assim: se ela realmente é honesta, não há governos, leis ou ofertas irresistíveis que farão mudá-la; se valoriza o meio ambiente, sua preocupação aparecerá em todas as suas ações. 
	
*
As empresas também...
Não existe um sujeito pronto e acabado, ele está sempre se transformando no movimento das relações vivenciadas.
*
Nas empresas também...
Identidade é o conjunto de caracteres próprios e exclusivos com os quais se podem diferenciar pessoas, animais, plantas e objetos inanimados uns dos outros, quer diante do conjunto das diversidades, quer ante seus semelhantes.
*
As empresas também...
A identidade não é só o que a pessoa aparenta, ela agrupa várias idéias como a noção de permanência, de pontos que não mudam com o tempo. Algumas destas características imutáveis são o nome da pessoa, parentescos, nacionalidade, impressão digital e outras coisas que permitem a distinção de uma unidade. 
*
Nas empresas também...
Entende-se que, no cotidiano, o homem vai construindo conhecimentos, concepções elaboradas nos diferentes espaços educativos, na educação formal, na atividade profissional, nos grupos de estudos, nas vivências do ensino, nas relações com os colegas, enfim, nas tantas relações sociais estabelecidas
*
O que é Identidade Corporativa...
	Identidade Corporativa é o conjunto de imagens, símbolos, logotipos, cores, fontes e padrões gráficos que são definidos como únicos e representativos de uma determinada instituição, produto ou serviço. Ele compreende todo e qualquer material gráfico (físico ou software).
*
Para que serve um manual da Identidade Corporativa...
A aplicação de uma identidade corporativa é feita através de um Manual, que estrutura a apresentação visual da empresa, especificando conceitos, parâmetros, amostra de cores, modelos, layouts, originais impressos e/ou arquivos digitais que servem para orientar o desenvolvimento de todas as peças de indentidade visual da empresa. É uma fonte de conhecimento imediata, cuja utilização rigorosa garante que se atinjam os objetivos desejados.
*
Comportamento corporativo
 Consiste nas atividades desenvolvidas pela organização no seu relacionamento com o mercado e com os restantes stakeholders, incluindo as políticas e relacionamentos comerciais, a comunicação institucional, entre outros
*
Cultura organizacional
	Representa o conjunto de valores e princípios partilhados e generalizadamente aceitos pelos membros da organização e que, por isso, constituem importantes elementos de integração interna
*
Como desenvolver a imagem
	Precisa conhecer bem a empresa, ter uma visão clara dela, saber sua história, objetivos, missão e filosofia de crescimento e desenvolvimento. 
	Precisa saber quais são os produtos/serviço que a empresa vende, quem é o público-alvo, quem são os concorrentes diretos e indiretos e entender a cultura na qual a empresa está inserida (se ela for de outro país ou até de outro estado).
*
	“A coleta de dados é fundamental, já que fornece elementos para se desenvolver uma identidade que comunique a essência da empresa, sua filosofia“ 
NIEMEYER, Carla. “Marketing no design gráfico” 
*
Alguns itens importantes a se pesquisar ao se desenvolver uma identidade visual para a empresa 
Os pontos fortes e fracos da empresa; 
Os objetivos dela para os próximos cinco anos; 
A imagem da empresa junto ao público, checando se ela condiz com a imagem pretendida; 
Os materiais de marketing que têm sido produzidos e, se for o caso, aqueles que se pretendem produzir; 
Os objetivos e a política de comunicação; 
Os objetivos que se espera alcançar com a nova identidade corporativa; 
O ramo no qual se insere o negócio, como ele tem evoluído e como a empresa se insere nessa evolução; 
O público atual e a expansão de público que se pretende; 
Como tem sido a comunicação da empresa com relação ao público.
*
Marca
  A marca é, com certeza, o maior patrimônio de uma empresa, porque lhe confere singularidade no mercado e contribui para diferenciá-la, competitivamente, de outras empresas. 
Ela está relacionada com produtos, mas com eles não se confunde e tem a ver com os valores que o consumidor a ela agrega, por várias razões. 
*
Auditoria de imagem
A auditoria de imagem é um atividade que tem como objetivo verificar como veículos e públicos (ou a comunidade como um todo) avaliam uma empresa , entidade ou pessoa. 
*
A auditoria de imagem pode ser focada numa empresa, entidade ou pessoa ou compreender um conjunto delas, o que é mais razoável porque , desta forma, pode-se estabelecer comparações e utilizá-lo efetivamente como um instrumento estratégico. 
*
Assessoria de imprensa 
Assessoria de Imprensa compreende o conjunto de estratégias e ações desenvolvidas com o objetivo de estabelecer canais de comunicação entre uma empresa, entidade (organização patronal, sindical, associação, partido político, ONG, universidade, instituto de pesquisa etc) ou mesmo uma pessoa (um político, um empresário, um artista etc) , os meios de comunicação, em geral, e os profissionais de imprensa, em particular. 
*
Resumindo...
A Comunicação Empresarial (Organizacional, Corporativa ou Institucional) compreende um conjunto complexo de atividades, ações, estratégias, produtos e processos desenvolvidos para reforçar a imagem de uma empresa ou entidade (sindicato, órgãos governamentais, ONGs, associações, universidades etc) junto aos seus públicos de interesse (consumidores, empregados, formadores de opinião, classe política ou empresarial, acionistas, comunidade acadêmica ou financeira, jornalistas etc) ou junto à opinião pública 
*
Comunicação Mercadológica
 A comunicação mercadológica é aquela que contempla as ações desenvolvidas por uma empresa ou entidade no sentido de reforçar a imagem das suas marcas, produtos e serviços, colocando-as favoravelmente no mercado e , evidentemente, aumentando as suas vendas e, por extensão, a sua receita. 
*
Comunicação Mercadológica
  Para tal, as empresas ou entidades lançam mão de um amplo mix de comunicação, que inclui o esforço publicitário, o relacionamento com a mídia, o atendimento ao cliente (SAC, CRM), uma eficiente estrutura de distribuição e toda a sua competência em marketing. 
*
MKT Relacionamento
  Até a metade dos anos 90, a maioria das organizações (havia exceções, sempre felizmente há exceções) concentrava seu esforço no sentido de colocar no mercado, mais rápida e amplamente, os seus produtos e serviços, auferindo com isso maiores lucros. Concretizado o negócio, dava as costas para os seus clientes, já que a sua preocupação era sempre buscar novos consumidores e não preservar, necessariamente, os que já havia conquistado. 
*
MKT Relacionamento
A experiência demonstrou ( e a concorrência acirrada entre as empresas tornou isso mais óbvio) que a satisfação do cliente não se resume à aquisição de produto ou serviço, mas na sua avaliação contínua após a venda. Mais ainda: ele espera que a empresa possa continuar prestando-lhe atendimento, e de qualidade, mesmo após ter-se encerrado o processo de aquisição. Ou seja: a relação entre uma empresa e seu cliente é para sempre: se isso não ocorre, ele tende a procurar outros produtos, outras marcas, outros fornecedores. 
*
 O Marketing de Relacionamento parte deste princípio e desta constatação e pratica o conceito de fidelização do cliente. Investe, prioritariamente, na manutenção do cliente já conquistado , embora, é óbvio, não descarte a conquista do cliente potencial, porque esta cada vez mais difícil conquistar clientes novos e cada vez mais fácil perder os que já se possui. 
*
O Marketing de Relacionamento apóia-se em bancos de dados inteligentes que permitem um conhecimento mais profundo das demandas, expectativas e necessidades dos clientes, o que garante às organizações adequação na oferta de produtos e serviços aos seus consumidores. 
*
O Marketing de Relacionamento visa estimular a lealdade à marca através da humanização do contato com os clientes, agora realizado a qualquer tempo, mesmo e sobretudo após a concretização do processo de venda. 
*
CRM – Customer Relationship Management
Compreende o esforço de empresas e organizações em geral para manter um relacionamento personalizado com os clientes (usuários, associados etc), visando promover a sua fidelização, incrementando as vendas, agregando valor a marcas ou buscando a sua adesão a determinadas idéias.
*
CRM – Customer Relationship Management
A idéia é que o cidadão (e o consumidor, por extensão) precisa ser tratado individualmente e que o conhecimento profundo de seus hábitos e desejos resulta em beneficio para ele e para a empresa que se dispõe a fazer esta abordagem, pela oferta de produtos adequados, pelo respeito às suas convicções e formas de conduta e assim por diante.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando