Buscar

estágio 3

Prévia do material em texto

�
�
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III
Coordenadora do Curso: Prof.ª Me. Valquíria Aparecida Dias Caprioli
2017/1
RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III
Maria Márcia Lopes Araújo
Relatório de Estágio Curricular Obrigatório III
Introdução 
1.1Quem Somos:
Criada em 2003, a província Marista Brasil Centro-Norte abrange 16 estados e o Distrito Federal. Juridicamente, é conhecida pelo nome das Mantenedoras: União Brasileira de Educação e Ensino- UBEE e União Norte Brasileira de Educação e Cultura- UNBEC.
A missão das mantenedoras é educar e evangelizar crianças, adolescentes e jovens, fundamentada em são Marcelino Champagnat, para formar cristãos e cidadãos comprometidos na construção de uma sociedade sustentável, justa e solidária.
1.2- objetivos institucionais
 São nossos campos de educação Marista os colégios pagos, escolas gratuitas, unidades sociais, centros maristas de juventude e comunidades eclesiais.
A atuação social marista é contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de paz e de solidariedade, inserida no processo de construção de uma sociedade mais justa, fraterna e digna. São dois pilares fundamentais: a raiz fundacional do instituto marista e o marco regulatório das instituições beneficentes de assistência social.
O marco legal é o conjunto de leis que rege o trabalho na área de assistência social, com o estatuto da criança e do adolescente, política nacional de assistência social, lei de diretrizes e bases da educação- LDB, entre outras. Amparados nesta fundamentação legal, trabalhamos pela implementação efetiva dos direitos sociais, juntamente com outras instituições e atores da sociedade civil.
Ambos os pilares são referencia para o trabalho das escolas gratuitas, centros sociais e casas de acolhida. Nestas unidades sociais, crianças, adolescentes e jovens empobrecidos têm acesso à educação gratuita e de qualidade, jornada escolar ampliada, apoio pedagógico, segurança alimentar, 
Formação humana, espiritualidade, inclusão sociodigital, atividades de arte e cultura, formação para a cidadania, participação em espaços de garantia de direitos. 
1.2- políticas sociais: As políticas sociais envolvidas são: políticas da saúde, da geração de trabalho e renda, política nacional da juventude, nacional dos direitos da pessoa com deficiência; entidades e redes parceiras no território: conselho tutelar de Colatina, rede socioassistencial de Colatina, encaminhamentos (CRAS, CREAS, JIJ, MP, SAÚDE, EDUCAÇÃO), Escola especial Ângela de Briemza, APAE e as demais associações de pessoa com deficiência.
1.3- Recursos financeiros: União Brasileira de educação e ensino – UBEE, União norte Brasileira de educação e cultura - UNBEC, recursos próprios decorrentes da prestação de serviços da entidade/ mantenedora. A entidade possui isenções/ imunidades respaldadas em normativas legais.
 
 Momento da aproximação teórico- prática. 
Para a execução do projeto contei com as parcerias do:
Escola São Marcelino Champagnat
Universidade união norte do Paraná Unopar pólo de Colatina-ES
Prefeitura Municipal de Colatina/ES
 Com a execução desse projeto foi mobilizado duas turmas do quarto ano, aproximadamente 60 alunos, que são atendidos pela bolsa social. Com o propósito de ajudá-los a entender a vida no trânsito. Através da campanha “MAIO AMARELO- Minha escolha faz a diferença” dentro das escolas poderemos formar cidadãos mais conscientes e preparados para enfrentar a vida e o trânsito. A iniciativa tem por objetivo contribuir na construção de valores, como o respeito ao próximo para a proteção da vida, que é o nosso bem maior. A educação no trânsito nas escolas auxilia ainda, na compreensão da criança em relação aos elementos e as situações vivenciadas no trânsito bem como dicas 
de como agir no trajeto de casa até a escola. Os ensinamentos sobre educação no trânsito devem começar nas séries iniciais e aliar teoria e prática. As crianças devem ser orientadas a ter um comportamento adequado em relação à segurança necessária nas vias públicas, tanto na condição de pedestre quanto na de passageiro. Visando alcançar um resultado satisfatório ao desenvolver esse projeto, com vista à segurança e direitos respeitados. Durante o Estágio Supervisionado, constatou-se falta de conhecimento dos direitos sociais, no qual quando diz que sem informação dos direitos e deveres não construirmos nada, principalmente adultos informados e respeitosos.
Descrição do processo:
O projeto foi executado na sala audiovisual da escola Marista São Marcelino Champagnat que está localizado, na  Avenida champagnat, nº 225, bairro Marista, nos dias 03 e 04 de maio de 2017, às dezesseis horas, com a participação de um agente de trânsito trazendo todas as informações necessárias de um jeito que as crianças entendam, foi também ofertado a eles brincadeiras e uma roda de conversa com o tema e um vídeo a respeito do projeto. Teve a participação da supervisora de campo Raquel Coffler Galimberti que é a profissional de serviço Social e as professoras e as três estagiárias.
No primeiro momento, foram dadas as boas vindas junto aos alunos e professores presentes, apresentando os envolvidos no projeto.
No segundo momento foi ministrada uma palestra com o Tema: Respeito no trânsito, com o objetivo de orientar os presentes sobre as medidas preventivas para riscos no trânsito. 
No terceiro momento foi exposto um vídeo referente ao tema “O trânsito”, logo após foi promovida uma roda de conversa e brincadeiras com as crianças sobre o tema abordado, onde todos os convidados colocaram suas dúvidas acerca dos assuntos alguns também relataram experiências vivenciadas pelos mesmos. 
Na finalização foi oferecido um lanche ofertado por mim para todos os participantes. 
A escola recebe em torno de 500 alunos que usam transporte ou vias para chegarem até a escola, e foi usando o transporte publico que percebi a urgência de se falar sobre isso, não só por prevenção de acidentes, mas sim pela falta de respeito que vejo nos transportes públicos, com os idosos que viajam em pé porque um adolescente que não cede seu lugar, ou que fala palavrão dentro do ônibus sem ligar pra quem está ouvindo, que escutam música alta ou o motorista que não para na faixa ou pro deficiente físico, e muito mais. Visando alcançar um resultado satisfatório ao desenvolver esse projeto, a palestra informativa realizada por 01 (um) agente de Trânsito com tema “o respeito no trânsito”. O equipamento utilizado foi: computador, caixa de som e Data show, papéis e canetinhas.
 Durante esse estágio percebi que as políticas sociais desenvolvidas na escola são sempre voltadas para a melhoria de vida de seus alunos. O Marista tem por objetivo, fortalecer a função preventiva da família, contribuindo na melhoria da sua qualidade de vida; Prevenindo as rupturas dos vínculos familiares e comunitários, possibilitando a superação de situações de fragilidade social, promove aquisições sociais e materiais às famílias, contribuindo assim, com a autonomia das famílias e comunidade contando com uma aceitação do público alvo: crianças, adolescentes em situação de risco ou vulnerabilidade social.
 A importância do estagio para a vida do futuro profissional de assistência social, é de grande valia, Nos leva ao entendimento do processo de supervisão como elemento integrante do projeto de formação profissional. A realização do estágio é uma forma de aproximar os alunos das necessidades do mundo do trabalho, criando oportunidades de exercitar a prática profissional, além de enriquecer e atualizar a formação acadêmica desenvolvida. É necessário que o profissional leve ao usuário ações que os façam ter acesso a direitos que lhes pertencem e são violados ou mesmo indisponíveispor falta de conhecimento dos mesmos.
Considerações finais 
O objetivo geral do projeto foi Promover uma palestra educativa com intuito de prevenir o risco de acidentes e desrespeito no trânsito e suas conseqüências para as crianças atendidas na escola. O qual foi executado conforme o projeto exige, o objetivo especifica foi de orientar as crianças sobre as medidas preventivas para risco de acidentes no trajeto até a escola. Sensibilizá-los quanto aos fatores de risco de acidentes e suas conseqüências, possibilitarem o interesse das crianças pelas regras no transito com o objetivo de minimizar fatores comportamentais que contribuem para o desrespeito, no ato da execução do projeto o publico alvo se mostrou bem interessado com as informações, creio que a meta de 90 por cento foi alcançada.
 O estágio foi fundamental para o meu conhecimento, contribuiu muito no meu aprendizado, Permitindo o conhecimento sobre a realidade profissional do assistente social onde eu pude verificar mediante informações colhidas no campo de estagio, sei que é fundamental esse conhecimento para o meu futuro como profissional assistente social, possibilitando uma compreensão maior dos conhecimentos adquiridos, através da observação da prática profissional. Uma vez que o estágio supervisionado é uma forma de conhecermos, trabalharmos as práticas profissionais do serviço social, onde podemos adquirir conhecimentos práticos, através da vivencia no campo de estágio assim tomamos conhecimento da realidade da população e suas necessidades.
Referências Bibliográficas 
Relatório de estágio I
HTTPS://icetran.org. br/blog/educacao-no-transito-preserva-vidas-e-transforma/
Mantenedora: EDITORA E DISTRIBUIDORA EDUCACIONAL S.A.
DIREÇÃO GERAL: Rua Marselha, 183 – CEP: 86041-140 – Fone: (43) 3371-7757 / Fax: (43) 3341-8122 – Londrina-PR. REITORIA: Rua Marselha, 183 – CEP: 86041-140 – Fone: (43) 3371-9866 / Fax: (43) 3341-8122 – Londrina-PR. CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE LONDRINA: UNIDADE PIZA: Av. Paris, 675, Jd. Piza – CEP: 86041-120 – Fone: (43) 3371-7700 / Fax: (43) 3371-7721 – Londrina - PR UNIDADE TIETÊ: R. Tietê, 1.208, Jardim Tabapuã – CEP: 86025-230 – Fone: (43) 3371-7700 / Fax: (43) 3371-7439. Londrina-PR. UNIDADE CATUAÍ. Centro de Ciências Empresariais e Sociais Aplicadas – CCESA: Rodovia Celso Garcia Cid, PR 445 – km 377. Fone/Fax: (43) 3371-7700. Londrina-PR. UNIDADE BOULEVARD: Avenida Theodoro Victorelli, nº 150 - Helena, CEP 86027-750, Londrina-PR. UNIDADE AEROPORTO: Avenida Anália Franco, nº 750, Sala A, Bairro Brasília, CEP: 86039-560, Londrina-PR. CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ARAPONGAS: UNIDADE ARAPONGAS: PR-218, KM-01, Jardim Universitário – CEP: 86702-670 – Fone/Fax: (43) 3371-7700 – Arapongas-PR. CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BANDEIRANTES: UNIDADE BANDEIRANTES: Av. Edelina Meneghel Rando, 151. Vila Macedo – CEP: 86360-000 – Fone (43) 3542-6035. Bandeirantes – PR. HOME PAGE: www.unopar.br
	 Renata - EaD

Continue navegando