Buscar

Empresarial marcas e indicação geográfica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MARCAS E INDICAÇÃO GEOGRÁFICA
Marcas
Segundo o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), a marca pode ser definida como “um sinal visualmente perceptível capaz de distinguir os produtos ou serviços de uma empresa, principalmente, em relação a outros concorrentes”. Assim sendo, a marca tem a função de informar e de diferenciar, ou individualizar os produtos e serviços de determinada empresa. 
	As marcas podem ser inseridas em duas categorias: Marcas de Alto Renome e Marcas Notoriamente Reconhecidas. O INPI define as primeiras como sendo aquelas marcas que “transpassam o conhecimento comum da população e o renome é estendido para todas as classes sociais e econômicas e para todos os setores empresariais.” (A Criação de Uma Marca, 2013, pag. 21). Em razão de ter amplo reconhecimento e boa reputação no mercado consumidor, a marca de alto renome possui uma proteção especial, abarcando todas as classes de produtos e serviços, diferentemente das outras marcas que recebem proteção somente contra marcas parecidas, visando apenas impedir que o consumidor confunda produtos análogos. 
Ao oferecer proteção especial às marcas de alto renome, o objetivo era “impedir o parasitismo e o enriquecimento ilícito de outras empresas sobre a reputação de uma marca de alto renome e/ou o prejuízo à marca notória ou à empresa detentora dessa marca.” (A Criação de Uma Marca, 2013, pag. 21). A Microsoft se trata de uma marca de alto renome, dessa forma, uma empresa de bebidas, por exemplo, não poderia usar sua logomarca. 
Já as Marcas Notoriamente Conhecidas são conceituadas como “marcas consideradas notórias e renomadas no ramo de atividade em que são utilizadas para identificar produtos e/ou serviços...” (A Criação de Uma Marca, 2013, pag. 22). Esse tipo de marca goza de proteção especial devido ao seu grande reconhecimento por parte dos consumidores, ainda que seja registrada em outro país. Entretanto, a proteção abrange apenas a sua área de atuação. A marca de artigos esportivos Nike, por exemplo, é enquadrada pelo INPI nessa classificação. 
Indicação Geográfica
 A indicação geográfica foi introduzida no Brasil pela Lei da Propriedade Industrial – Lei 9.279/1996. Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), “O registro de Indicação Geográfica (IG) é conferido a produtos ou serviços que são característicos do seu local de origem, o que lhes atribui reputação, valor intrínseco e identidade própria, além de distingui-los em relação aos seus similares disponíveis no mercado. São produtos que apresentam uma qualidade única em função de recursos naturais como solo, vegetação, clima e saber fazer (know-how ou savoir-faire)” (MAPA, 2015). 
A Indicação Geográfica se divide em duas modalidades: a Indicação de Procedência (IP) e a Denominação de Origem (DO), conforme pode ser verificado na Instrução Normativa PR nº 12/2013 do INPI, que estabelece as condições para registro das indicações geográficas:
Art. 2º Para os fins desta Instrução Normativa, constitui indicação geográfica a indicação de procedência e a denominação de origem. 
§ 1º Considera-se a indicação de procedência o nome geográfico de país, cidade, região ou localidade de seu território, que tenha tornado conhecido como centro de extração, produção ou fabricação de determinado produto ou de prestação de determinado serviço. 
§ 2º Considera-se denominação de origem o nome geográfico de país, cidade, região ou localidade de seu território, que designe produto ou serviço cujas qualidades ou características se devam exclusiva ou essencialmente ao meio geográfico, incluídos fatores naturais e humanos.
De acordo com dados fornecidos pelo MAPA, o café brasileiro produzido na região da Serra da Mantiqueira possui o registro de indicação de procedência desde 2011. Já o mel produzido em Ortigueira possui o registro de denominação de origem. 
BIBLIOGRAFIA
INPI. A Criação de Uma Marca. 2013. Disponível em: file:///C:/Users/J%C3%A9ssica/Downloads/01_cartilhamarcas_21_01_2014_0.pdf
INPI. Indicação Geográfica no Brasil. 2015. Disponível em: 
 http://www.inpi.gov.br/menu-servicos/indicacao-geografica/indicacao-geografica-no-brasil
NORMAS DO INPI. 2013. Instrução Normativa PR 12/2013. Disponível em: http://www.inpi.gov.br/sobre/legislacao-1/normas_auditoria_final_15_3_2013_c.pdf
MAPA – Indicação Geográfica. 2015. Disponível em: http://www.agricultura.gov.br/desenvolvimento-sustentavel/indicacao-geografica
O que são as marcas de Alto Renome? As “marcas de alto renome” são consideradas notórias, que. As marcas de alto renome gozam de uma proteção especial, perante o INPI, que engloba todas as classes de produtos e serviços. Por exemplo, enquanto as marcas são protegidas contra marcas semelhantes a ponto de causar confusão apenas para produtos idênticos ou semelhantes, as marcas de alto renome são protegidas contra marcas semelhantes a ponto de causar confusão mesmo no caso de produtos ou serviços inseridos em classes não relacionadas ou afins. O objetivo principal desta maior proteção é. Exemplo: O exemplo clássico é a notoriedade da marca “COCA- -COLA”, que ultrapassa o conhecimento comum ou de uma determinada classe de produto e serviço. Quem não conhece a marca “COCA-COLA”? Por essa notoriedade, a Lei da Propriedade Industrial mantém um registro especial que abrange todas as classes de produtos e serviços e não permitirá que terceiros venham a utilizar a marca COCA-COLA ou protegida para identificar quaisquer produtos (pag 21)
Já a marca notoriamente conhecida é aquela registrada em outro país, mas que possui expressivo reconhecimento perante os consumidores. Nesse caso, a proteção estende-se apenas ao seu ramo de atuação. É o que depreendemos da leitura do art.126 da Lei 9.279/96:
MARCA NOTORIAMENTE RECONHECIDA
O que são as marcas Notoriamente Conhecidas? As “marcas notoriamente conhecidas” são marcas consideradas notórias e renomadas no ramo de atividade em que são utilizadas para identificar produtos e/ou serviços, nos termos do art. 6bis(I), da Convenção da União de Paris para Prote- ção da Propriedade Industrial (CUP). Elas gozam de proteção especial, pois são reconhecidas independentemente de estarem previamente depositadas ou registradas no Brasil. (pag 22)
OInstituto Nacional de Propriedade Industrial - INPI é a instituição que concede o registro e emite o certificado.
O Ministério da Agricultura é uma das instâncias de fomento das atividades e ações para Indicação Geográfica (IG) de produtos agropecuários. No Mapa, o suporte técnico aos processos de obtenção de registro de IG cabe à Coordenação de Incentivo à Indicação Geográfica de Produtos Agropecuários (CIG), do Departamento de Propriedade Intelectual e Tecnologia da Agropecuária (DEPTA), da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC). (MAPA). 
Existem duas espécies ou modalidades de Indicação Geográfica: “Indicação de Procedência (IP)” e “Denominação de Origem (DO)”. A definição sobre estas modalidades, assim como outras informações básicas sobre IG, podem ser encontradas aqui.
No Brasil, o termo indicações geográficas foi introduzido por ocasião da promulgação da Lei da Propriedade Industrial 9.279 de 14 de maio de 1996 – LPI/96.
A LPI/96 considera indicação geográfica a indicação de procedência e a denominação de origem, dando ao INPI a competência para estabelecer as condições de registro das indicações geográficas no Brasil.

Outros materiais