Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
2 pág.
Resumo do filme a guerra do fogo

Pré-visualização | Página 1 de 1

Trabalho de Antropologia, Biomedicina 1º período, 2013.2 Gabriella Pacheco
A guerra do fogo
O filme demonstra a importância do fogo e as relações humanas na pré-história.
 O filme começa mostrando o cotidiano da vida de uma tribo, que gira em torno do fogo.Ele é utilizado para cozinhar os alimentos, para espantar animais , e para outras coisas.Porém em meio a um ataque de uma segunda tribo o fogo se apaga.Após isso 3 membros se separam para ir em busca de fogo,ou de como obtê-lo .
 Em meio a procura se deparam com cinzas e com restos de carne, começam a se alimentar até que percebem que a carne era humana. No mesmo momento param de comê-la, pois a sua tribo não é canibal, isso demonstra que já na pré-história havia diferença entre as sociedades. Logo após eles se encontram com essa tribo canibal e se inicia um confronto , ligado também a tentativa de conseguir fogo.
 Devido ao confronto um dos 3 integrantes da primeira tribo fica ferido, e eles acabam encontrando com uma humana de outra tribo que consegue curá-lo, a primeira tribo ainda não tinha conhecimento sobre o poder das plantas em relação a cura.Ela permanece com eles e 2 integrantes tentam ter relações sexuais com ela, porém só um consegue por meio da força, mostrando o quanto a primeira tribo era primitiva.Essa humana se separa dos 3 integrantes e retorna para sua tribo.Um pouco depois disso o mesmo integrante que conseguiu ter relações sexuais com a humana também se separa dos outros dois e acaba se encontrando com a tribo dela.
 Nesta terceira tribo os costumes já são outros, em vez de se usar peles os homens e mulheres possuem o seu corpo pintado, a linguagem é muito mais aprimorada.Podemos então perceber uma tribo mais desenvolvida.
 O chefe dessa tribo dá alimento e alojamento para o integrante da primeira tribo, junto a isso também disponibiliza mulheres para que ele tenha relações sexuais, mulheres mais robustas do que a que ele tinha tido relações sexuais anteriormente, mostrando que os costumes daquela tribo davam menos valor as mulheres magras.O que demonstra um passo ainda mais elevado dessa tribo é que eles conseguem produzir o fogo, o que deixa o integrante da primeira tribo intrigado, já que era isso que ele buscava.
 Em meio a noite a primeira humana que teve relações sexuais com o integrante da primeira tribo o ajuda a voltar e encontrar os outros 2 integrantes da sua tribo.Conseguem encontrá-los e eles começam a retornar para encontrar a sua tribo, no caminho a humana e um dos integrantes voltam a ter relações sexuais, porém dessa vez de uma forma mais carinhosa , que sai do animalesco.Isso demonstra também como as relações humanas vão se desenvolvendo.
 Os 3 integrantes e a humana conseguem encontrar o resto da tribo, em meio a euforia de terem conseguido fogo um dos integrantes da tribo deixa ele cair na água, e mais uma vez o fogo se apaga.O integrante que teve contato com a outra tribo, pega duas varetas e tenta produzi-lo ,porém não consegue, a humana pega as varetas e consegue produzi-lo.Com isso muitos problemas que a tribo tinha antigamente se acabam , pois agora tinham poder sobre o bem que pra eles era mais precioso.
 O filme se encerra com uma bela imagem da humana e do integrante da primeira tribo abraçados e ela grávida. Mostrando que as relações sexuais deixaram de ser apenas parte da reprodução .