Buscar

TANATOLOGIA

Prévia do material em texto

TANATOLOGIA
	Simulado: SDE0230_SM_201403076286 V.1 
	Aluno(a): LANNA THAIS DA LUZ DOS SANTOS
	Matrícula: 201403076286
	Desempenho: 0,4 de 0,5
	Data: 10/10/2017 11:56:25 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201403296692)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Um paciente que apresente ausência total e irreversível das funções do córtex e do tronco cerebral é considerado como apresentando:
		
	
	Morte relativa
	
	Morte aparente
	
	Morte clínica
	
	Morte absoluta
	 
	Morte cerebral
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403263759)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No que se refere à visão de morte na sociedade capitalista ¿ Ocidental, é correto afirmar que: I) Com os progressos da terapêutica e cirurgia, sabe-se cada vez menos quando uma doença grave será mortal ou não. II) A morte vem quase em surdina com uma cumplicidade dos amigos e familiares que, por amarem o doente e não querendo vê-lo partir, negam-lhe a morte. III) Os profissionais de saúde, obstinados pela cura, estão sempre lançando mão de suas onipotências e de uma ¿última medida terapêutica eficaz¿ para prolongar a vida - o médico é o profissional que define a questão da vida e da morte. IV) Muitas vezes o paciente não sabe como morrer, e o profissional de saúde é incapaz de lhe explicar o sentido da morte; V) Há uma mudança radical na visão da morte: a ilusão da eternidade dá ao homem a sensação de poder dominar e controlar as coisas, as pessoas e conservar o que tem. Assim, a possibilidade de morte é afastada. Estão corretas as seguintes afirmativas:
		
	
	I, II, III, V
	
	II, III, IV, V
	 
	I, II, III, IV, V
	
	I, II, III, IV
	
	I, II, IV, V
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403918461)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Leia este caso e responda a questão: Um paciente com metástase cerebral, pulmonar e intestinal, evoluiu para os ossos e a dor era "violenta". Foi internado na UTI e foram iniciadas medidas terapêuticas, tais como drogas vasoativas em alta dosagem, diálise (hemodiofiltração), ventilação mecânica. Após uma PCR foram iniciadas manobras de RCP sem êxito. Que nome é dado à morte no caso da ressuscitação cardiorrespiratória sem êxito?
		
	 
	Morte clínica
	
	Morte Domada
	 
	Morte absoluta
	
	Morte cerebral
	
	Morte encefálica
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201404154306)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A discussão sobre a morte sempre esteve presente através da história, onde a interpretação da mesma varia de acordo com a evolução do povo na época, sendo assim a morte em que o homem sabia que ia morrer e até organizava um cerimonial e a racionalização do processo de perda acontecia em qual tipo de morte no decorrer da história, são descritas como morte do tipo:
		
	
	A Morte no renascimento, Morte romântica.
	 
	A morte domada e a morte de si mesmo;
	
	A Morte no renascimento e a morte domada;
	
	A morte invertida e a morte de si mesmo;
	
	Morte de si mesmo e a morte romântica;
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403223318)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Pensar na finitude trás uma profunda angústia ao ser humano. A mente humana usa inconscientemente alguns mecanismos para ajudar a combater esta angústia. Que mecanismo é caracterizado por projetar o pavor da morte para fora da mente e identificar perseguidores externos que são evitados e atacados?
		
	
	Negação
	
	Repressão
	 
	Projeção e cisão
	
	Formação reativa
	
	Medicalização
		
	
	
	
   TANATOLOGIA
	Simulado: SDE0230_SM_201403076286 V.1 
	Aluno(a): LANNA THAIS DA LUZ DOS SANTOS
	Matrícula: 201403076286
	Desempenho: 0,4 de 0,5
	Data: 19/10/2017 15:54:52 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201403758905)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Segundo Kübler-Ross: I - A barganha é o terceiro estágio pelo qual passa o paciente terminal. II - Neste estágio, o paciente almeja um prolongamento da vida, ou mais alguns dias sem dor ou males físicos. III - Neste estágio, a maioria das barganhas são feitas com Deus.
		
	 
	Todas as afirmativas são corretas
	
	Somente a afirmativa III é correta
	
	Somente a afirmativa III é falsa
	
	Somente a afirmativa I é falsa
	
	Somente a afirmativa II é correta
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403758897)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Tradicionamente espera-se que os velhos morram antes do que os novos, a doença e a morte não são temas que associamos á infância. Em relação a morte na criança pode se afirmar:
		
	
	B)-Na criança a morte não remete à perda.
	 
	A)-Não se deve encobrir a realidade da morte sob histórias fantasiosas que em nada ajudam na elaboração da mesma por parte da criança. Não há como evitar a dor de uma perda para a criança, o importante, para a saúde psíquica, é que se possa atribuir sentido ao que se vivencia.
	
	E)-Evitar a dor de uma perda para a criança é importante, para a saúde psíquica, é que se possa atribuir sentido ao que se vivencia.
	
	D)-Deve encobrir a realidade da morte sob histórias fantasiosas que ajudam na elaboração da mesma por parte da criança.
	
	C)A participação decisiva da equipe de enfermagem, no sentido de auxiliar esta criança internada a passar por essa experiência de maneira menos traumática, não auxilia em nada a criança.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403263755)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	São consideradas mortes simbólicas ao longo da vida:
		
	 
	Todas as formas acima são exemplos de morte simbólica
	
	A perda do corpo infantil quando se entra na adolescência
	
	A perda de um emprego
	
	O desmame do bebê
	 
	O fim de um relacionamento
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201404154304)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Suicídio é considerado como uma autoeliminação consciente, voluntária e intencional. Num sentido mais amplo, o suicídio inclui processos autodestrutivos inconscientes, lentos e crônicos, com base nesta informação as causas que levam uma pessoa a cometer suicídio são:
		
	
	Mudar de comportamento, atitude ou aparência, abuso de drogas e bebidas alcoólicas;
	
	Escrever sobre a morte e o suicídio, tentativa de suicídio anterior.
	
	Pôr os negócios em ordem e dar as coisas de estimação;
	 
	Desemprego, problemas no trabalho, fim de relacionamento afetivo , conflitos familiares;
	
	Que as tentativas em homens são quase sempre mais graves, mais brutais e mais bem sucedidas do que em mulheres;
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403219397)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A taxa mundial de suicídio, segundo dados da OMS(2000a), é estimada em torno de 16 por 100 mil habitantes, com variações conforme sexo, idade e país. Estima-se que astentativas de suicídio sejam 20 vezes maisfreqüentes do que os suicídios consumados .Segundo dados epidemiológicos pode-se afirmar.
		
	
	Quanto mais planejado, menos perigoso porque indica a possibilidade de não haver novas tentativas. Quem fez uma tentativa tem 10% a mais de chances de repetir do quem nunca tentou.
	
	10% de quem tenta suicídio, avisou antes.
	
	A taxa de suicídios entre os alcoolistas é menor por um fator de 1 a 7 vezes segundo a OMS.
	 
	A taxa de suicídio é maior entre os mais idososTentativas em homens são quase sempre mais graves, mais brutais e mais bem sucedidas do que em mulheres.Isolamento social, falta de amigos, não ser casado (viúvo, solteiro ou separado), não morar com uma outra pessoa, não ter filhos, não ser religioso aumentam o risco de suicídio.O suicídio é maior entre os portadores de melancolia - 70% dos suicídios ocorrem em decorrência de uma fase depressiva.
	
	Pelos números da Unesco, a taxa de suicídio no Brasil é relativamente alta se comparada a outros países. Os brasileiros ficam em 1º no ranking mundial de suicídios.TANATOLOGIA
	Simulado: SDE0230_SM_201403076286 V.1 
	Aluno(a): LANNA THAIS DA LUZ DOS SANTOS
	Matrícula: 201403076286
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 19/10/2017 16:07:52 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201404030100)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Quanto a importância da percepção de si, para a vivência da morte, marque (V) para as assertivas verdadeiras e (F) para as falsas:
		
	 
	Não há a necessidade de autoconhecimento, uma vez que será profissional de saúde.
	 
	A percepção de como o outro vivência a morte é importante.
	 
	O autoconhecimento é parte fundamental para a vivência do processo do morrer.
	 
	A noção de limite e de imortalidade é necessário para vivenciar a morte.
	 
	Lidar com a morte é lidar com a noção do limite, de plenitude e de imortalidade
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403918447)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Leia o caso abaixo, Paciente com neoplasia maligna de cabeça e pescoço, traqueostomizado, uso de dieta enteral, chegou no consultório com estado geral comprometido, em sofrimento, dispneico, referindo dor intensa além do sofrimento psicoespiritual. Ao ser atendido referiu o desejo de morrer, pois não aguentava mais sofrer: ¿Dra eu quero morrer, você me dá um remédio para eu morrer? Estou com muita dor, muita falta de ar¿. A médica pediu uma chance de aliviar seu sofrimento. Dias depois, no prazo acordado quando a dra vou visitá-lo encontra um sorriso e um agradecimento. Durante um período ele interagiu com toda família, participando do cotidiano e até aconselhando, teve tempo de despedir-se de todos com sorriso no rosto, mas sem sofrimento físico. Quando a médica pede uma chance de ajuda-lo a diminuir seu sofrimento, reduzindo suas dores e angústias, podemos dizer que ela permitiu que acontecesse:
		
	
	Ortotanásia, só pode ser, pois o paciente está tendo seu momento de morrer prolongado, isso porque com neoplasia maligna nada mais pode ser feito.
	
	Mistanásia, pois isso seria um descaso disfarçado;
	 
	Ortotanásia, morte em seu tempo.
	
	Eutanásia passiva, pois estaria tirando a vida de alguém antes do momento natural ¿ isso se deve ao fato de não estar mais tratando a doença;
	
	Distanásia, só pode ser, pois o paciente está tendo seu momento de morrer prolongado, isso porque com neoplasia maligna nada mais pode ser feito.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403223240)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O emprego ou abstenção de procedimentos que permitem apressar o óbito de um doente incurável, a fim de livrá-lo dos extremos sofrimentos que o assaltam é a definição de qual conceito?
		
	
	Ortotanásia
	
	Obstinação terapêutica
	 
	Eutanásia
	
	Distanásia
	
	Suicídio
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403828779)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	São características próprias da pessoa com ideação suicida:
		
	
	Assertividade, proatividade e constrição (é tudo ou nada).
	
	Assertividade, impulsividade e constrição (é tudo ou nada).
	
	Ambivalência, proatividade e constrição (é tudo ou nada).
	
	Impulsividade, religiosidade e constrição (é tudo ou nada).
	 
	Ambivalência, impulsividade e constrição (é tudo ou nada).
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403218627)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No Brasil a prática da eutanásia é considerada homicídio. Marque a questão correta.
		
	 
	Está tramitando no Senado Federal, um projeto de lei 125/96, elaborado desde 1995, estabelecendo critérios para a legalização da "morte sem dor". O projeto prevê a possibilidade de que pessoas com sofrimento físico ou psíquico possam solicitar que sejam realizados procedimentos que visem a sua própria morte. A autorização para estes procedimentos será dada por uma junta médica, composta por cinco membros, sendo dois especialistas no problema do solicitante. Caso o paciente esteja impossibilitado de expressar a sua vontade, um familiar ou amigo poderá solicitar à Justiça tal autorização
	
	O projeto de lei é bastante preciso na abordagem de algumas questões fundamentais, tais como o estabelecimento de prazos para que o paciente reflita sobre sua decisão, sobre quem será o médico responsável pela realização do procedimento que irá causar a morte do paciente, entre outros itens.
	
	Nenhuma resposta acima está correta.
	
	Eutanásia ativa: (positiva e direta, morte piedosa, por misericórdia). Ação que prolonga a vida da pessoa por uso planejado de terapia por drogas que apresentem caráter letal ou desligando ventiladores mecânicos.
	
	Eutanásia passiva: (negativa ou indireta). A morte ocorre dentro de uma situação de terminalidade, pela presença de possibilidades terapêuticas. É a omissão de condutas terapêuticas que prolongariam a vida, não se inicia uma ação médica para o prolongamento da vida, como não se utilizar ventilador mecânico, somente promover alívio da dor.

Continue navegando