Buscar

RELATÓRIO I QUIMICA GERAL VIDRARIAS E SEGURANÇA EM LABORATÓRIO

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ – UNESA
CURSO DE ENGENHARIA DE PETRÓLEO
QUÍMICA GERAL
Geanne Baldam da Costa – 201308363371
Turma - 3036
RELATÓRIO I: VIDRARIAS E SEGURANÇA EM LABORATÓRIO
MACAÉ
11/MAR/2015
INTRODUÇÃO
O laboratório é um lugar no qual são realizadas tarefas específicas numa determinada área de conhecimento. Sendo assim, difere de outros locais por ser necessário adotar procedimentos especiais nas atividades que lá se realizam e, por esta razão, é um local de risco. Os riscos oferecidos por um laboratório químico são devidos a vários fatores, entre os quais podem ser citados a absorção cumulativa, pelo organismo, de pequenas
quantidades de substâncias presentes na atmosfera laboratorial (seja por inalação, absorção cutânea ou ingestão), a contaminação em grande escala por acidentes com produtos químicos (explosões, projeção de ácidos, etc.) e a má utilização de materiais de vidro, equipamentos elétricos e
outros. O profissional que exerce funções nestes locais, seja de
que natureza forem, deve tomar consciência de que a atividade ali exercida deve ser precedida das orientações necessárias para diminuir ao máximo a possibilidade de acidentes. Tais orientações são adquiridas, geralmente, através de treinamentos e cursos oferecidos, em sua maioria, pela própria
instituição onde trabalha. Em muitos casos, os cursos superiores fornecem grande parte das informações necessárias para o desempenho seguro destas funções. Neste contexto, a observância das orientações e das
normas de segurança é muito importante, ainda mais se estiverem relacionadas com laboratórios escolares. A compreensão dos riscos decorrentes do manuseio das substâncias e materiais químicos é fundamental para a observação de medidas de prevenção inerentes ao uso seguro do laboratório.
OBJETIVO
Adquirir conhecimento básico sobre o manuseio de vidrarias e equipamentos de um laboratório de química, que é uma aprendizagem fundamental para que o estudante tenha um bom desempenho na execução de futuras atividades práticas.
MATERIAS DE SEGURANÇA
Equipamentos de Proteção Individual- EPI's
Avental ou roupas de proteção 
Luvas 
Proteção facial/ ocular 
Proteção respiratória
MATERIAIS VIDRARIAS
Béquer: Instrumento de uso geral em laboratório, é empregado para administrar reações entre soluções, dissolver substâncias sólidas, efetuar reações de precipitação e aquecer líquidos.
Tubos de ensaio: Um dos utensílios mais úteis em laboratório, usado para fazer reações em pequena escala.
Pipeta graduada: Utensílio para medir e transferir líquidos ou soluções, o líquido entra por um orifício na extremidade inferior através da sucção.
Pipeta volumétrica: Mesma aplicação da anterior, porém, o volume que é medido e transferido é fixo.
Pipeta automática: Destinada a usos que exijam alta reprodutibilidade.
Proveta: Equipamento para medir e transferir volumes variáveis de líquidos (de 25 até 1000 mL).
Pera de sucção: Auxilia na sucção de líquidos em pipetas, são feitos de borracha e apresentam três válvulas.
Balança analítica de precisão: São as de uso mais comum no laboratório, usualmente apresentam o prato para colocação de amostras exposto, e é usada para se obter massas com alta exatidão. Balanças semi-analíticas são também usadas para medidas nas quais a necessidade de resultados confiáveis não é crítica.
Medidas da ordem de centenas a 0,01g.
Medidas  da ordem de gramas a 0,0001g (ou menos).
Vidro de Relógio: Peça de Vidro de forma côncava é usado em análises e evaporações em pequena escala, além de auxiliar na pesagem de substâncias não voláteis e não higroscópicas. Não pode ser aquecida diretamente.
Espátula: Utilizadas para transferência de sólidos, são encontradas em aço inox, porcelana, níquel, osso e pp.
Pisseta: Frasco de plástico usado para lavagens de materiais ou recipientes através de jatos de água, álcool ou outros solventes.
Termômetro: Mede a temperatura de substâncias ou do ambiente.
Almofariz com Pistilo: Usado na trituração e pulverização de sólidos em pequena escala.
CONCLUSÃO
As informações sobre vidrarias e equipamentos são de suma importância para fornecer ao estudante um conhecimento básico que certamente influenciará nos métodos experimentais de cada atividade prática. Sem as vidrarias e equipamentos, os laboratórios seriam de pouca serventia, portanto é essencial ter um apanhado geral sobre os principais instrumentos, sabendo para que servem e como utilizá-los. Tendo aprendido este conteúdo, o estudante estará preparado para aproveitar muito melhor o curso, compreendendo melhor a química.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
INTRODUÇÃO, segurança em laboratório. https://liapromulo.wordpress.com/introducao/
EBAH, vidrarias e equipamentos. http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAyCEAF/vidrarias-equipamentos
Equipamentos de proteção individual (EPI). 
http://www.unifal-mg.edu.br/riscosquimicos/epis
PORTAL LABIQ, laboratório integrado de química e bioquímica. http://labiq.iq.usp.br/paginas_view.php?idPagina=14&idTopico=64#.VPuRsebF9c0
Balança analítica e seu uso. http://www.ufpa.br/quimicanalitica/sbalancas.htm
Vidrarias de laboratório. http://www.vidrariadelaboratorio.com.br/vidrarias-de-laboratorio-2/

Continue navegando