Buscar

Saúde da criança

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201203086601)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Segundo a Declaração dos Direitos Humanos: É o elemento natural da sociedade e tem direito à proteção da própria sociedade e do Estado. E não pode ser limitado a laços de sangue, casamento, parceria sexual, ou adopção conforme estabelecido pela Organização Mundial de Saúde. Estamos falando de:
		
	 
	Família.
	
	Individuo
	
	Binômio.
	
	Pessoa
	
	Ser Humano.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201203086338)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A Atenção Integrada às Doenças Prevalentes da Infância (AIDPI) tem como finalidade reduzir a mortalidade infantil, reforçar o conceito da integralidade da atenção à saúde da criança e fortalecer a capacidade de planejamento e resolução dos problemas no nível primário de atenção. Sabendo que a estratégia AIDPI engloba os principais problemas de saúde que afetam crianças menores de 5 anos de idade, dentre os objetivos que que direcionam essa estratégia, pode-se afirmar que: I - não tem a intensão de expandir a atenção integrada no nível comunitário. II - visa redução do número e a gravidade dos casos de infecção respiratórias agudas, diarreias e desnutrição. III - valoriza a introdução de ações de promoção e prevenção da saúde infantil na rotina de atenção dos serviços de saúde.
		
	
	Apenas as assertivas I e II estão corretas.
	
	Todas as assertivas estão corretas.
	 
	Apenas as assertivas II e III estão corretas.
	
	Apenas a assertiva III está correta.
	
	Apenas a assertiva I está correta.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201203086344)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A estratégia que direciona a assistência neonatal através do contato pele a pele precoce entre a mãe e o recém-nascido de baixo peso, de forma crescente e pelo tempo que ambos entenderem ser prazeroso e suficiente, permitindo, dessa forma, uma maior participação dos pais no cuidado ao seu recém-nascido é denominado:
		
	 
	Atenção Humanizada ao Recém-nascido de baixo peso (Método Mãe Canguru).
	
	Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC).
	
	Atenção Integrada às Doenças Prevalentes da Infância (AIDPI).
	
	Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
	
	Política de Humanização do Parto e Nascimento.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201203086337)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Como parte do conjunto de políticas públicas direcionadas à redução da morbimortalidade por afecções perinatais, na década de 1990, foi realizado pela OMS e pelo UNICEF, o redirecionamento das práticas e rotinas das maternidades, com vistas a promover, proteger e apoiar o aleitamento materno, sensibilizando os trabalhadores da saúde a realizarem atividades de educação em saúde. Essa política é denominada:
		
	
	Atenção Integrada às Doenças Prevalentes da Infância (AIDPI)
	
	Programa de Atenção Integral à Saúde da Criança (PAISC)
	
	Método Mãe Canguru
	
	Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)
	 
	Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC)
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201203086561)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	3. Sobre o exame físico do recém-nascido a termo marque a opção correta
		
	 
	A icterícia pode aparecer em recém-nascidos a termo e saudáveis, mas é preocupante se aparece nas primeiras 24 horas de vida
	
	A pele geralmente é corada e é comum a acrocianose nas primeiras horas de vida
	
	As respirações são geralmente torácicas e variam de 40 a 50 mrpm e a freqüência cardíaca varia de 80-100 bpm
	
	e) A solução de nitrato de prata a 1% e a fitonadiona devem ser administrados nos cuidados imediatos ao recém-nascido no berçário
	
	Em função dos tocotraumatismos, a enfermagem deve atenção especial ao cefalohematoma, pois se deve ao acúmulo de sangue entre o periósteo e o osso produzindo edema que cruza as linha de sutura, podendo se expandir.
		
	1a Questão (Ref.: 201203086470)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A triagem de acuidade visual definida em parceria do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação no projeto Olhar Brasil em 2008 consiste de uma avaliação inicial que busca identificar, entre o público alvo do projeto, a existência de erros de refração que necessitarão de uma consulta oftalmológica. É realizada por meio de um teste simples utilizando a escala de sinais de:
		
	
	Babinsk
	
	Tunner
	 
	Snellen
	
	Moro
	
	Apgar
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201203086599)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Amamentar é um ato natural e constitui a melhor forma de alimentar, proteger e cuidar do recém-nascido, assim sendo, desde 1991, a Organização Mundial de Saúde, em associação com a UNICEF, tem vindo a empreender um esforço mundial no sentido de proteger, promover e apoiar o aleitamento materno. Marque a alternativa que se mostra comprometida com este esforço:
		
	
	As crianças devem fazer aleitamento materno exclusivo até aos 9 meses de idade. Ou seja, até essa idade, o bebé deve tomar apenas leite materno e não deve dar¿se nenhum outro alimento complementar ou bebida.
	
	O leite de transição surge no pós-parto imediato e permanece ate o aparecimento do colostro que é o leite rico em proteínas que tem a função de engorda dos rns.
	
	O colostro leite secretado no pós-parto tardio, até cerca de três semanas é um fluído amarelado: rico em proteínas, vitaminas A e E, carotenóides e imunoglobulinas. Confere proteção contra vírus e bactérias.
	 
	A partir dos 6 meses de idade as crianças devem receber alimentos complementares e manter o aleitamento materno que até então era exclusivo, devendo continuar a ser amamentadas, pelo menos, até completarem os 2 anos de idade.
	
	O leite de transição aparece a partir do 20º ao 34º dia de puerpério, apresenta aumento de volume e estabilização de sua composição.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201203086441)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O crescimento e o desenvolvimento são eixos referenciais para todas as atividades de atenção à criança e ao adolescente. A respeito destes temas, é correto afirmar
		
	
	O período intrauterino não é um fator determinante para a possibilidade de a criança atingir o seu potencial máximo de crescimento
	
	O ambiente é o único fator que influencia o crescimento infantil
	 
	Desenvolvimento é um conceito amplo que se refere a uma transformação complexa, contínua, dinâmica e progressiva, que inclui, além do crescimento, a maturação, a aprendizagem e os aspectos psíquicos e sociais
	
	Do ponto de vista do crescimento, a herança genética recebida do pai e da mãe estabelece um potencial ou alvo que com certeza será atingido pela criança, independente de outros fatores
	
	Os fatores extrínsecos que influenciam o desenvolvimento infantil são aqueles que determinam as características físicas da criança
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201203086259)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As variações de peso na infância são rápidas e importantes, refletindo um excelente indicador das condições de saúde e nutrição da criança. Em relação ao peso, estima-se que a criança aos 12 meses tenha:
		
	
	o dobro do peso do nascimento.
	
	o quádruplo do peso do nascimento.
	
	ganho de 20g/dia no primeiro ano de vida.
	
	100g além do peso de nascimento.
	 
	o triplo do peso do nascimento.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201203086471)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre o calendário básico de vacinação da criança, proposto pela Politica de Atenção Integral a Saúde da Criança e pelo Programa Nacional de Imunização podemos afirmar que:
		
	
	a vacina contra o tétano é administrada em dose única, a partir dos 2 anos de idade
	
	a vacina contra febre amarela é administrada em 5 doses, a partir dos 3 meses de idade
	
	a vacina contra hepatite B é administrada em 3 doses, a partir dos 5 anos de idadea vacina contra o vírus da varicela não é ofertada pelo SUS
	 
	a BCG é administrada em dose única, quando a criança nasce
	1a Questão (Ref.: 201203086261)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em sala de parto, na avaliação do índice de APGAR, um recém-nato perdeu 1 ponto na frequência cardíaca e 1 ponto na coloração. Tendo como parâmetros os batimentos cardíacos e a irritabilidade reflexa, esse resultado evidencia, respectivamente, os seguintes significados clínicos:
		
	
	ausência de batimentos e face pálida
	
	abaixo de 100bpm e face pálida
	
	acima de 100 bpm e pele rosada.
	 
	abaixo de 100 bpm e corpo róseo com membros azulados.
	
	acima de 100bpm e extremidades azuladas
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201203086259)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As variações de peso na infância são rápidas e importantes, refletindo um excelente indicador das condições de saúde e nutrição da criança. Em relação ao peso, estima-se que a criança aos 12 meses tenha:
		
	
	o dobro do peso do nascimento.
	 
	o triplo do peso do nascimento.
	
	100g além do peso de nascimento.
	
	o quádruplo do peso do nascimento.
	
	ganho de 20g/dia no primeiro ano de vida.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201203086362)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre a fisiologia do RN, marque a alternativa correta:
		
	
	O estômago do RN esvazia-se na terceira hora após a mamada do leite materno. A permeabilidade esofagiana e anal deverá ser verificada após seis horas do nascimento.
	
	O estômago tem capacidade anatômica precária, com maturidade no controle nervoso, musculatura incompleta.
	
	O abaulamento da região epigástrica logo após a mamada pode indicar anormalidade anatômica ou funcional.
	 
	A cárdia é pouco amadurecida, levando o RN a episódios de refluxo fisiológico. O enfermeiro deverá orientar a mãe no posicionamento do paciente durante e após o aleitamento. A regurgitação de grandes volumes de leite ou persistentes devem ser investigadas.
	
	As enzimas digestivas passam a existir após a primeira mamada, após o nascimento.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201203086386)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O tratamento não-farmacológico para RGE é constituído de orientações simples. Das listadas abaixo, qual não faz parte do tratamento para refluxo?
		
	
	Espessamento da dieta
	
	Programa que tem como principal objetivo minimizar os riscos de mortalidade de infantil , estimulando o aleitamento materno, o cumprimento do calendário vacinal, obediências de normas de segurança prevenindo acidentes domésticos e escolas
	
	Cabeceira elevada
	 
	Decúbito ventral ou lateral esquerdo
	
	Redução do volume da dieta e do intervalo de oferta
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201203086348)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Assinale a alternativa correta quanto aos principais fatores que podem interferir na eficácia do tratamento fototerápico da hiperbilirrubinemia neonatal.
		
	
	Nível sérico de bilirrubina conjugada, peso ao nascer e idade gestacional.
	
	Idade gestacional, horas de utilização das lâmpadas e aleitamento materno exclusivo.
	
	Superfície corpórea exposta à luz, nível sérico de bilirrubina conjugada e peso ao nascer.
	 
	Peso ao nascer, nível sérico de bilirrubina conjugada e idade gestacional.
	 
	Comprimento de onda da luz, irradiância espectral e superfície corpórea exposta à luz.
	1a Questão (Ref.: 201203086390)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Pelo menos metade dos recém-nascidos têm icterícia visível durante os primeiros dias de vida. Porém, todas as crianças apresentam nesta fase da vida bilirrubina plasmática mais alta que a do adulto normal, fato já observado no sangue de cordão. Com relação à icterícia no período neonatal é correto afirmar:
		
	
	Entre os prematuros, a icterícia própria do recém-nascido inicia-se nas primeiras horas de vida, faz pico antes do terceiro dia após o parto e desaparece até o final da primeira semana de vida
	
	A icterícia própria do recém-nascido inicia-se nas primeiras 80 horas de vida, faz pico nos recém-nascidos de termo entre o terceiro e quinto dias de vida e desaparece até o décimo dia de vida.
	
	A icterícia própria do recém-nascido inicia-se nas primeiras 24 horas de vida, faz pico nos recém-nascidos de termo entre o terceiro e quinto dias de vida e desaparece até o décimo dia de vida.
	
	A princípio, toda icterícia que incide após as primeiras 24 horas de vida deve ser considerada decorrente de doença hemolítica do recém-nascido.
	 
	A icterícia tem progressão crânio caudal e a classificação zona V de Kramer é realizada quando atingiu mãos e pés, condição mais perceptível em neonatos de cor branca e que não estejam em fototerapia
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201203086260)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O método de Apgar é a avaliação comumente empregada para avaliar o ajuste imediato do recém-nascido à vida extra-uterina. O somatório total dos 5 achados avaliados que caracterizam asfixia grave do recém-nascido, pode ser compreendido entre os seguintes valores:
		
	
	8 a 6
	 
	0 a 3
	
	3 a 5
	
	4 a 6
	
	7 a 10
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201203086344)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A estratégia que direciona a assistência neonatal através do contato pele a pele precoce entre a mãe e o recém-nascido de baixo peso, de forma crescente e pelo tempo que ambos entenderem ser prazeroso e suficiente, permitindo, dessa forma, uma maior participação dos pais no cuidado ao seu recém-nascido é denominado:
		
	
	Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
	
	Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC).
	 
	Atenção Humanizada ao Recém-nascido de baixo peso (Método Mãe Canguru).
	
	Política de Humanização do Parto e Nascimento.
	
	Atenção Integrada às Doenças Prevalentes da Infância (AIDPI).
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201203086441)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O crescimento e o desenvolvimento são eixos referenciais para todas as atividades de atenção à criança e ao adolescente. A respeito destes temas, é correto afirmar
		
	
	O período intrauterino não é um fator determinante para a possibilidade de a criança atingir o seu potencial máximo de crescimento
	
	O ambiente é o único fator que influencia o crescimento infantil
	
	Do ponto de vista do crescimento, a herança genética recebida do pai e da mãe estabelece um potencial ou alvo que com certeza será atingido pela criança, independente de outros fatores
	
	Os fatores extrínsecos que influenciam o desenvolvimento infantil são aqueles que determinam as características físicas da criança
	 
	Desenvolvimento é um conceito amplo que se refere a uma transformação complexa, contínua, dinâmica e progressiva, que inclui, além do crescimento, a maturação, a aprendizagem e os aspectos psíquicos e sociais
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201203086241)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em relação ao crescimento da criança, marque a alternativa INCORRETA:
		
	
	O perímetro cefálico ao nascimento tem valor médio de 33 a 35 cm e ao longo do primeiro ano aumenta 12 cm.
	
	espera-se que o lactente, aos 12 meses tenha o triplo do peso de nascimento.
	
	o recém-nascido perde até 10% do peso de nascimento na primeira semana e recupera ao longo da segunda.
	 
	a fontanela posterior, ou lambda se fecha aos seis meses.
	
	a criança ganha em altura cerca de 25cm no decorrer do primeiro anom, sendo 15cm no primeiro semestre e 10 cm no segundo semestre de vida.

Continue navegando