Buscar

2 avaliação parcial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
		Qual é o nome do médico que teve a sua teoria da transmissão do cólera pela água em 1855 publicada em um artigo que documentou sua investigação acerca das relações diretas entre o abastecimento de água no bairro do Soho e a epidemia de cólera que ocorrera em 1854 em Londres?
		Quest.: 1
	
	
	
	
	Michel Foulcault.
	
	
	Robert Koch.
	
	
	John Snow.
	
	
	Louis Pasteur.
	
	
	William Farr.
	
	
		2.
		As doenças humanas não devem ser encaradas como eventos que ocorrem ao acaso, mas que estão relacionadas a uma rede de outros eventos que devem ser identificados e estudados. Nesse contexto, sobre o raciocínio epidemiológico NÃO podemos afirmar que:
		Quest.: 2
	
	
	
	
	A Epidemiologia transcende a ¿biologização¿, visto que investiga problemas de cunho social
	
	
	Os questionamentos epidemiológicos "como", "por que", "quando" e "em quem" são fundamentais para entender melhor os problemas de saúde.
	
	
	A epidemiologia estuda os Determinantes Sociais da Saúde (DSS) e as condições de ocorrência, bem como as possíveis formas de intervenção e controle das doenças e agravos à saúde em populações humanas.
	
	
	Para o epidemiologista o que interessa realmente é como se dá a ocorrência de uma determinada doença inserida em uma estrutura social.
	
	
	Para o epidemiologista o que mais interessa é o diagnóstico de uma determinada doença em um determinado indivíduo.
	
	
		3.
		A Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1995, a propôs a criação do grupo WHOQOL (World Health Organization Quality of Life) que construiu um instrumento (ferramenta de mensuração, questionário) válido para a avaliação do conceito de qualidade de vida a nível internacional: o instrumento de avaliação de qualidade de vida da Organização Mundial da Saúde (WHOQOL-100). Sobre os principais usos do WHOQOL-100 são feitas as seguintes afirmações: I O WHOQOL-100 pode ser aplicado na prática clínica para melhorar a relação médico-paciente e avaliar o resultado do tratamento. II O WHOQOL-100 somente pode ser aplicado em indivíduos que possuam fluência em dois ou mais idiomas. III Os resultados obtidos com a aplicação do WHOQOL-100 podem ser úteis na construção e implementação de Políticas Públicas de Saúde. IV Os pesquisadores em geral podem aplicar os questionários propostos pela OMS, como o WHOQOL-100, em suas pesquisas desde que não modifiquem suas orientações. Assinale a alternativa correta:
		Quest.: 3
	
	
	
	
	Apenas a afirmativa III é verdadeira.
	
	
	Apenas a afirmativa II é falsa.
	
	
	As afirmativas I, II e III são falsas.
	
	
	Todas as afirmativas são falsas.
	
	
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	
	
		4.
		A promoção da saúde não é responsabilidade exclusiva do setor saúde, e vai além de um estilo de vida saudável, em direção de um bem-estar global. Atualmente, a saúde é analisada como um bem coletivo que deve ser compartilhado individualmente por todos os cidadãos, devendo ser vista como um recurso para a vida e não como objetivo de viver. Dentro desse contexto podemos concluir que: I A dimensão social do conceito de saúde faz parte dos novos paradigmas da saúde. II A saúde é um critério de cidadania. Assim, podemos afirmar que todos os cidadãos são responsáveis pela manutenção da sua saúde. III Através do conceito de coletivo é evidenciada a importância da determinação social do processo saúde/doença. IV A determinação social do processo saúde/doença envolve sujeitos sociais, grupos, classes sociais e relações sociais referidas ao processo saúde/doença. Assinale a alternativa correta:
		Quest.: 4
	
	
	
	
	Apenas a afirmativa I é verdadeira.
	
	
	Apenas a afirmativa IV é falsa.
	
	
	Todas as afirmativas são falsas.
	
	
	As afirmativas I, II e III são falsas.
	
	
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	
	
		5.
		As iniquidades em saúde entre grupos e indivíduos, ou seja, aquelas desigualdades de saúde que além de sistemáticas e relevantes são também evitáveis, injustas e desnecessárias, segundo a definição de Margareth Whitehead, são um dos traços mais marcantes da situação de saúde do Brasil. (disponível em http://www.determinantes.fiocruz.br/iniquidades.htm). Nesse contexto, assinale a opção que NÃO representa uma iniquidade em saúde:
		Quest.: 5
	
	
	
	
	Os filhos adolescentes de mulheres brasileiras com até um ano de escolaridade têm uma probabilidade 23 vezes maior de chegar analfabeto à adolescência se comparado com os filhos de mulheres com 11 anos ou mais de estudo.
	
	
	A desigualdade na distribuição de renda não é prejudicial à saúde somente aos grupos mais pobres, mas é também prejudicial para a saúde da sociedade em seu conjunto.
	
	
	O Brasil além de apresentar graves iniquidades na distribuição da riqueza há grandes setores de sua população vivendo em condições de pobreza que não lhes permite ter acesso a mínimas condições e bens essenciais à saúde.
	
	
	A mortalidade infantil apresenta grandes disparidades regionais, observando-se baixas taxas em alguns municípios do Sul e Sudeste e elevadas taxas em áreas do Nordeste.
	
	
	Países com pequenas iniquidades de renda, elevados níveis de coesão social e elevada participação política são os que mais investem em capital humano e em redes de apoio social que são fundamentais para a promoção e proteção da saúde individual e coletiva.
	
	
		6.
		Sobre os determinantes sociais da saúde, analise as sentenças abaixo: I. O modelo biomédico é aquele centrado na doença e com uma visão fragmentada do indivíduo. Considerando a doença como resultado da condição biológica. II. Considerando os fatores determinantes da saúde, a doença passa a ser considerada como um resultado da interação dos fatores biológicos, ambientes e sociais. A assistência tem em vista a promoção da saúde do indivíduo. III. A promoção da saúde propõe-se responder às necessidades sociais de saúde da população. IV. A promoção da saúde não é responsabilidade exclusiva do setor saúde, e vai para além de um estilo de vida saudável, na direção de um bem-estar global. V. A promoção da alimentação saudável, a prática de atividade física/prática corporal, a prevenção e controle do tabagismo são alguns dos eixos priorizados na promoção da saúde. Agora, assinale a opção que apresenta as sentenças VERDADEIRAS.
		Quest.: 6
	
	
	
	
	II, III, IV.
	
	
	I, II e III.
	
	
	III e V.
	
	
	I e II.
	
	
	Todas (I,II,III,IV e V).
	
	
		7.
		Sobre os indicadores epidemiológicos de mortalidade, NÃO é correto afirmar:
		Quest.: 7
	
	
	
	
	A razão de mortalidade proporcional (RMP) é definida como a proporção de óbitos que ocorrem acima dos 50 anos de idade.
	
	
	Quanto maior o valor de mortalidade proporcional, melhores as condições de saúde de uma determinada população.
	
	
	O coeficiente de mortalidade infantil mostra o risco de morte para crianças menores de 1 ano.
	
	
	A esperança de vida não deve ser confundida com a duração máxima de vida, que constitui um limite biológico inerente à espécie.
	
	
	O nível de vida de uma comunidade não pode ser avaliado pelo índice de mortalidade infantil.
	
	
		8.
		De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), os indicadores de saúde são parâmetros utilizados com o objetivo de avaliar, sob o ponto de vista sanitário, a higidez de agregados humanos, bem como fornecer subsídios aos planejamentos de saúde, permitindo o acompanhamento das flutuações e tendências históricas do padrão sanitário de diferentes coletividades consideradas à mesma época ou da mesma coletividade em diversos períodos de tempo. Diante desta afirmação, os Indicadores de Saúde podem ser classificados em:
		Quest.: 8Resultados e Implantação.
	
	
	Demográficos e Socioeconômicos.
	
	
	Operação e Processo.
	
	
	Educacionais e Econômicos.
	
	
	Ambientais e Coletivos.
	
	
		9.
		Como é denominado um estudo retrospectivo onde se procura verificar a frequência de um determinado agravo na presença ou ausência de um determinado fator condicionante/determinante (exposição)?
		Quest.: 9
	
	
	
	
	Estudo Multicêntrico.
	
	
	Estudo de Caso Controle.
	
	
	Estudo Ecológico.
	
	
	Estudo de Coorte.
	
	
	Estudo Seccional.
	
	
		10.
		Considerando a metodologia epidemiológica, assinale a opção INCORRETA.
		Quest.: 10
	
	
	
	
	A investigação epidemiológica envolve a coleta, o manejo e o tratamento dos dados epidemiológicos que devem ser realizados a partir do método.
	
	
	Método pode ser conceituado como um modelo a partir do qual observamos, medimos e tomamos conhecimento dos fatos e dos limites da vida. Medidas de prevenção primária da saúde também determinam a problemática da Epidemiologia.
	
	
	A contínua construção do conhecimento, a formulação de problemas significativos, a abertura a novas ideias, a fatos novos e relevantes, o entusiasmo na resolução de problemas e a sensibilidade perceptiva são algumas qualidades que devem estar presentes na investigação epidemiológica.
	
	
	A solução de um problema epidemiológico pode representar a vida e a sobrevivência de indivíduos e coletividades.
	
	
	Epidemiologia, assim como acontece com outras áreas do conhecimento, tem o seu método próprio para reconhecer, medir e avaliar o seu objeto de trabalho.

Outros materiais