Buscar

geriatria

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201401961223)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As síndromes demenciais são caracterizadas pela presença de déficit progressivo na função cognitiva, com maior ênfase na perda de memória, e interferência nas atividades sociais e ocupacionais. A doença de Alzheimer (DA) responde por cerca de 60% de todas as demências, o que a torna a causa principal de demência. De acordo com o conhecimento sobre DA, leia as alternativas abaixo e assinale a correta.
		
	 
	e)Os fatores genéticos parecem ser muito relevantes, sabe-se que uma história familiar positiva para DA é o único fator sistemático associado à doença, excetuando-se a idade.
	
	d)Sabe-se que o diagnóstico definitivo da maioria das síndromes demenciais não depende do exame neuropatológico.
	
	c)Nos estágios terminais geralmente encontramos perda de memória episódica e facilidades na aquisição de novas habilidades.
	
	b)O prejuízo de memória é o evento clínico de menor magnitude.
	
	a)Quanto ao curso clínico, apresenta-se com início de deterioração progressiva e vai melhorando com o passar dos anos.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402139607)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os exames bioquímicos são métodos objetivos na avaliação nutricional. quanto aos parâmetro de avaliação proteica, é correto afirmar que:
		
	
	A pré-albumina atua no transporte da tirosina e está aumentada em pacientes com doenças hepáticas.
	 
	A proteína transportadora de retinol tem boa sensibilidade à restrição calórica e proteica, pois apresenta meia-vida de apenas 12 horas.
	
	A transferrina é uma proteína sérica considerada menos sensível que a albumina na detecção de desnutrição aguda.
	
	A albumina é uma proteína que pode estar associada à desnutrição, sendo avaliada para essa finalidade por apresentar meia vida curta.
	
	O índice creatinina-altura igual a 70% está associado a uma depleção grave da massa muscular.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401961198)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A saúde e a qualidade de vida dos idosos, mais que em outros grupos etários, sofrem influência de múltiplos fatores: físicos, psicológicos, sociais e culturais, de tal forma que avaliar e promover a saúde do idoso significa considerar variáveis de distintos campos do saber, numa atuação interdisciplinar e multidimensional. Diante dessa afirmação, analise as alternativas abaixo e escolha a correta.
		
	
	c)A redução do número de traumas nos idosos é outro aspecto que tem chamado a atenção dos gestores em saúde, visto que, além dos agravos decorrentes desse incidente, se somam as doenças degenerativas, comuns nessa faixa etária e que comprometem a recuperação e a reinserção desse segmento na comunidade.
	
	d)É função das políticas de saúde dificultar para que mais pessoas alcancem as idades avançadas com o melhor estado de saúde possível.
	
	e)O envelhecimento saudável e inativo é o grande objetivo nesse processo
	
	a)A ideia de que a velhice é dominada pela doença sempre se mostra como realidade, pois, mesmo existindo perdas, tanto no nível biológico como econômico, social e psicológico, a manutenção das atividades e do engajamento social e familiar não favorece o envelhecimento saudável.
	 
	b)O maior desafio na atenção à pessoa idosa é contribuir para que, apesar das progressivas limitações que possam ocorrer, ela possa redescobrir possibilidades de viver sua própria vida com a máxima qualidade possível.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402174474)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Na avaliação nutricional do idoso, quando não se é possível a obtenção do peso por falta de equipamentos adequados pode ser utilizada a forma de Chumlea, a qual utiliza outras medidas corporais para se fazer a medição. Essas medidas são:
		
	
	Circunferência da panturrilha, altura do joelho, área muscular do braço e prega cutânea subescapular
	 
	Circunferência do braço, altura do joelho, circunferência da panturrilha e prega cutânea subescapular
	
	Prega cutânea triciptal, altura do joelho, circunferência da panturrilha e prega cutânea subescapular
	
	Área muscular do braço, altura do joelho, circunferência muscular do braço
	
	Circunferência da cintura, altura do joelho, área muscular do braço e prega cutânea subescapular.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401375794)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A respeito das enfermidades comuns nos grupos Geriátricos, coloque V(verdadeiro) ou F (falso) ao lado de cada afirmativa e assinale a alternativa correta. ( ) A disfagia pode levar à desnutrição e à desidratação por inadequação dietética e em razão da consistência dos alimentos. ( ) A detecção do risco de disfagia é multiprofissional e pode ter como pilar a identificação de alguns componentes, como: Funcionalidade da alimentação; Doença de base, antecedentes e comorbidades; dentre outros. ( ) Nos pacientes com Disfagia de Grau II deve-se utilizar alimentos crocantes e sólidos. ( ) A Acloridria é a ausência de ácido clorídrico no suco gástrico, situação pouco comum nos idosos. ( ) Frequentemente, a causa da constipação aguda é apenas uma alteração recente da dieta ou uma diminuição da atividade física (p.ex., quando o indivíduo permanece no leito por um ou dois dias devido a uma doença).
		
	
	V; F; V; F; V
	
	V; F; F; V; V
	 
	V; V; F; F; V
	
	F; F; V; V; F
	
	F; V; F; V; F

Outros materiais